29.9 C
Belo Horizonte
qui, 11 dezembro 25

Projeto Arte pela Via realiza encontro com artistas responsáveis por obras em ônibus da RMBH

Ação reúne artistas mineiros e exibe obras aplicadas em ônibus da Região Metropolitana em encontro aberto ao público

 

O projeto Arte pela Via, em parceria com a Copasa, realizará no dia 16 de dezembro, a partir de 10h30, na Estação MOVE Metropolitano na Avenida Bernardo Monteiro, no bairro Santa Efigênia (Região Hospitalar), um evento de apreciação da maior intervenção de arte urbana já vista no transporte coletivo da Grande BH. Trata-se de uma demonstração final de criações exclusivas desenvolvidas por quatro artistas mineiros e que estão estampando alguns dos ônibus que fazem a ligação entre Belo Horizonte e cidades da Região Metropolitana.

A curadoria é do artista Roger Dee que, desde 1984, executa trabalhos excepcionais de graffiti pelas ruas da capital mineira. Conhecidos pelas suas intervenções artísticas urbanas, os artistas Ed-Mun, Kota, Kaká Chazz e Samm Amarante produziram uma obra de arte, cada um deles com o seu estilo próprio. No evento do dia 16 de dezembro será possível conferir cada uma das telas. O evento é aberto ao público. 

Como um todo, o projeto valoriza o talento dos artistas mineiros, estimula o diálogo sobre o papel da arte na sociedade e amplia o acesso à produção artística contemporânea. Das cinco estampas efetivadas, quatro delas foram realizadas a partir de uma seleção através de um edital cultural e uma criada pelos artistas que representaram o patrocinador do Projeto, a Copasa.

“Acredito que estamos colorindo os  trajetos e destacando talento dos artistas mineiros. Esse tipo de atividade amplia o diálogo sobre o papel da arte na sociedade e fortalece o orgulho cultural do Estado. A iniciativa impulsionou novos criadores e reafirmou que a arte é um instrumento de conexão humana, inspiração e transformação do espaço público”, explica José Megale, produtor executivo do projeto.

Já para Alfredo Henrique, diretor da Result Gestão, empresa responsável pela realização do projeto, o evento de apreciação celebrará esse movimento coletivo, reforçando o compromisso com a valorização da arte local e com a presença da cultura no dia a dia das cidades. “A arte precisa ser apreciada e estamos promovendo este evento para, justamente, conectar mais pessoas ao trabalho desses artistas que se esforçaram muito para trazerem sua realidade para as ruas de BH e dos 33 municípios que compõem a região metropolitana. É um trabalho muito bonito e muito competente”. 

Até março de 2026, os coletivos circularão por Belo Horizonte, Betim, Contagem e demais cidades da Grande BH, levando arte contemporânea diretamente ao cotidiano da população. Com 20 ônibus envelopados, o projeto levou obras inspiradas no grafite e na diversidade da arte urbana diretamente para as ruas, democratizando o acesso à cultura e aproximando a população da produção artística contemporânea. 

Além de colorir as ruas, o projeto fortalece a identidade cultural das cidades e estimula o orgulho regional. O projeto Arte pela Via recebe fomento da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Copasa, apoio da Total Mídia e realização da Result Gestão, do Ministério da Cultura e do Governo Federal.

 

SOBRE O CURADOR 

Roger Dee
Com uma história que se confunde com o desenvolvimento da cena Hip Hop em Belo Horizonte, Roger Dee é um dos precursores do Grafitti e Street no Brasil. Sua trajetória tem início em 1984, tornando-se posteriormente em um dos principais graffiteiros de sua cidade e depois no país. Formou o primeiro grupo de graffiteiros de Belo Horizonte, o Art Graffiti, onde realizaram trabalhos com a banda Jota Quest, MTV, Rádio 98FM, Rede Minas e em várias festas e boates. Trabalhou em festivais e exposições. Atualmente Roger Dee é curador, gestor, produtor e palestrante no projeto Fábrica de Graffiti e colaborador dos artistas Os Gêmeos

SOBRE OS ARTISTAS

Ed‑Mun 
Artista visual e grafiteiro de Belo Horizonte, Ed-Mun é fundador do grupo PDF Crew e integrante da FX Crew, um dos coletivos de graffiti mais importantes do mundo.   Ele já expôs murais e artes visuais em diversos continentes, incluindo Europa, América Latina, África, Estados Unidos e Ásia,  e ministra oficinas e palestras sobre graffiti e street art, influenciando gerações pelo Brasil e pelo exterior. Seu trabalho mistura técnica, estética urbana e difusão da cultura do graffiti, construindo uma trajetória de projeção internacional e formação artística.  

Kota
Graduado em Desenho e Plástica pela Escola de Design da UEMG, é Pós-graduado em Ensino e Pesquisa no Campo da Arte e da Cultura pela Escola Guignard, também da UEMG, e especialista na arte do graffite. Recebeu, em 2010, o Prêmio Vivo – Modernismo em Movimento, em 2016, o Prêmio Bom Exemplo na Categoria Cultura, e, em 2021, o Prêmio Canela Fina.

Kaká Chazz 
Natural de Minas Gerais, Kaká Chazz é muralista cujo trabalho mescla pintura clássica, arte contemporânea e street art para celebrar a biodiversidade, os biomas brasileiro e, especialmente, o Cerrado e as culturas tradicionais.   Desde 2008, vem transformando paredes em narrativas visuais que evocam fauna, flora e simbologias ancestrais.   Recentemente foi convidado para representar o Brasil em um mural na África Ocidental, no Benin, reafirmando seu compromisso com a arte global e a preservação ambiental.

Samm Amarante
Artista mineiro de arte urbana cujo trabalho busca representar diferentes regiões de Minas Gerais, com destaque para o Norte de Minas e o Vale do Jequitinhonha. Por meio de sua arte, Samm Amarante dialoga com identidades locais e culturais, afirmando raízes regionais e promovendo representatividade por meio de intervenções visuais. Desde que começou, se destaca pela sensibilidade de unir alma e estética em sua produção artística.

 

SERVIÇO – ARTE PELA VIA
Data: 16/12, terça-feira
Horário: 10h30
Local: Estação MOVE Metropolitano na Avenida Bernardo Monteiro
Endereço: Av. Bernardo Monteiro, nº 348-350, Santa Efigênia
Entrada franca
Atividade: Apreciação das obras plotadas nos ônibus e encontro com os artistas e idealizadores do projeto

Posts Relacionados

Copacabana Palace recebe manhã histórica do Prêmio Empoderadas

Nesta quarta-feira, 10, Dia Internacional dos Direitos Humanos, o...

Grand Resort anuncia programação exclusiva na Sala de Verão 2026

O Grand Resort promete movimentar a alta temporada com...

Lula inaugura radioterapia em Itabira e anuncia recursos em BH

Nesta quinta-feira (11), às 11h, em Itabira (MG), o...

Automóvel Clube lança medalha do centenário e integra Circuito

Automóvel Clube de Minas Gerais realizará no dia 17...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui