30.6 C
Belo Horizonte
qui, 01 janeiro 26

Céu de Brumadinho: 1º Open de Parapente na Lagoa dos Ingleses

Evento marca o retorno das competições oficiais à Serra da Moeda após 15 anos e projeta a região como polo nacional do voo livre

O projeto CSul Lagoa dos Ingleses apoiará, nos dias 4, 5 e 6 de julho de 2025, o 1º Open Brumadinho de Parapente, na tradicional rampa da Serra da Moeda, com vista privilegiada para a Lagoa dos Ingleses. O evento marca a retomada das competições oficiais de voo livre na região após mais de 15 anos e já é considerado um marco para o esporte no Brasil.

A prova será disputada no formato “Race to Goal”, onde os pilotos recebem um trajeto com pontos obrigatórios via GPS e devem completá-lo no menor tempo possível. Para pontuar plenamente, é necessário não apenas cruzar o fim da cronometragem, mas também atingir o ponto de pouso final, o “Goal”. A competição exige habilidade técnica, inteligência tática e leitura das condições climáticas.

Com quase 70 pilotos confirmados, a expectativa dos organizadores é superar a marca de 100 competidores até o início oficial do torneio. Além de ser válido para o ranking nacional, o Open Brumadinho servirá como evento-teste para que, já em 2026, a Serra da Moeda receba etapas do Campeonato Mineiro e do Campeonato Brasileiro de Parapente, com chancela da Confederação Brasileira de Voo Livre (CBVL) e do Clube de Voo Livre de Belo Horizonte (CVLBH).

Para Philippe Alcântara, head de marketing da CSul, a realização do evento representa mais do que uma competição esportiva: “A Lagoa dos Ingleses e seu entorno possuem um dos melhores potenciais do país para a prática do voo livre. Incentivar esse tipo de iniciativa reforça nosso compromisso com o esporte, o turismo e o desenvolvimento sustentável da região”, destaca.

Já para Tiago Rodrigues Pereira, piloto e um dos organizadores do Open, o apoio da CSul sinaliza uma nova fase para o esporte: “O voo livre é mais do que um esporte — é uma escola de vida. Ele exige tomada de decisão rápida, controle emocional, planejamento e respeito total à natureza. Ver a CSul apoiar e incentivar essa prática mostra uma visão moderna e comprometida com o desenvolvimento humano, social e esportivo”, conclui.

As inscrições seguem abertas e podem ser feitas na seção “Competições e Eventos” do site www.cbvl.esp.br.

 

Posts Relacionados

Câmara de Itabirito fecha 2025 com economia de R$ 1,5 milhão

Gestão 2025 encerra o ano com balanço positivo: tecnologia...

Hospital Felício Rocho realiza sua primeira cirurgia robótica

O procedimento menos invasivo agrega mais segurança, assertividade e precisão, além...

Temperatta acompanha mudanças no consumo de especiarias no Brasil

Empresa mineira desenvolve produtos seguindo as principais tendências do mercado...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui