26.8 C
Belo Horizonte
sáb, 15 novembro 25

Mostra da Diversidade Cultural celebra 21 anos do Favela

De 7 a 27 de setembro, Belo Horizonte será palco de uma vasta programação descentralizada, com ações propostas pela Mostra da Diversidade Cultural Imagens da Cultura Popular 2024, em uma edição comemorativa pelos 21 anos de criação da ONG Favela é Isso Aí.

O evento vai promover um intercâmbio entre artistas das favelas da capital mineira e de nove cidades do interior do estado, onde a ONG tem atuado nos últimos anos. Será uma programação diversificada e gratuita em diferentes pontos da cidade, com exposições, shows, encontros, visitas guiadas e seminários. Mesmo com a programação concentrada em Belo Horizonte, o evento oferece ao público um panorama da cultura popular das regiões onde a Mostra tem deixado sua marca.

As atividades são realizadas pela ONG Favela é Isso Aí, com apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei Paulo Gustavo e Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Contam também com o apoio da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – que é parceira através do Espaço do Conhecimento e também do Departamento de Turismo – e realização do Governo de Minas, através da Secretaria Estadual de Cultura e Turismo, e do Governo Federal, através do Ministério da Cultura.

Nesta edição, a Mostra Intercâmbio incorpora à sua programação as comemorações pelos 21 anos do Favela é Isso Aí, com uma série de ações especiais que marcarão o encerramento da Mostra 2024, que passou por nove cidades mineiras nos últimos meses. Entre elas, estão previstas homenagens a pessoas e instituições que fizeram parte da trajetória da ONG, além da divulgação de vídeos que recontam essa história por meio dos personagens que ajudaram a construí-la.

“Desde sua criação, em 2004, Favela é Isso Aí tem se voltado para o conhecimento, reconhecimento e divulgação das artes, culturas e manifestações populares que ocorrem nas periferias da Região Metropolitana de Belo Horizonte, no interior de Minas e do Brasil. Dentro desta trajetória um projeto de sucesso é a Mostra da Diversidade Cultural, uma verdadeira vitrine para as potências culturais das comunidades, que será celebrada nesta edição especial. Queremos, mais do que nunca, agradecer, reconhecer e compartilhar a caminhada que nos trouxe até aqui. Queremos convidar a comunidade para celebrarmos a força das artes periféricas, a memória do Favela é Isso Aí e a continuidade da Mostra, que em 2025 conquista novos territórios e novos parceiros”, afirma Clarice Libânio, antropóloga e coordenadora pedagógica do projeto.

A programação conta com uma série de atividades gratuitas abertas ao público, incluindo: exposição comemorativa dos 21 anos do Favela é Isso Aí, no Espaço do Conhecimento da UFMG / Circuito Liberdade; evento de entrega de homenagens aos parceiros do projeto; encontro dos Pontos de Cultura da Região Metropolitana de Belo Horizonte, em parceria com o Pontão de Cultura Minas é Muitas; Shows, apresentações e exposições da Mostra da Diversidade Cultural; baile funk e premiação de artistas do Aglomerado da Serra; roda de samba e feira de empreendedores no Granja de Freitas; batalha de danças urbanas; oficinas de saberes tradicionais e atividades para crianças e adolescentes no Dia de Cosme e Damião, na Vila Andiroba; visita guiada à comunidade do Alto Vera Cruz; e seminário sobre turismo e patrimônio cultural, no Instituto de Geociências da UFMG.

Sobre o Favela é Isso Aí

 Em agosto de 2004, era lançado o Guia Cultural das Vilas e Favelas de Belo Horizonte, resultado de quase dois anos de pesquisa em 232 favelas oficialmente reconhecidas na cidade. O guia revelou uma vibrante cena artística, com mais de 7 mil artistas cadastrados, e se tornou o alicerce para a criação da ONG Favela é Isso Aí. Ao longo de 21 anos, a organização vem promovendo o conhecimento e o reconhecimento das artes e culturas periféricas, não apenas em Belo Horizonte, mas em várias cidades de Minas Gerais e do Brasil. A edição 2024 da Mostra da Diversidade Cultural se encerra com ações de intercâmbio, participando das comemorações dessa trajetória, reafirmando a potência coletiva que sustenta a cultura das periferias, sejam estas urbanas ou rurais.

Sobre os apoiadores

 A edição comemorativa da Mostra da Diversidade Cultural – Intercâmbio Belo Horizonte está sendo realizada em parceria com o projeto “Favela é Isso Aí, 20 anos de história”, contemplado pela Lei Paulo Gustavo.

A Mostra é realizada com apoio do Ministério da Cultura e Governo Federal, da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e Governo de Minas Gerais, de prefeituras locais, além das empresas patrocinadoras ArcelorMittal e Belgo Arames.

Serviço

 O que: Mostra da Diversidade Cultural Imagens da Cultura Popular – 2024 – Edição comemorativa 21 anos Favela é Isso Aí

Quando: De 7 a 27 de setembro de 2025

Onde: Belo Horizonte – MG

Acesso: Programação gratuita e descentralizada, com atividades em diversos pontos da cidade

Canais: Acompanhe a programação completa em: @favelaeissoai, @mostradiversidademg e https://www.favelaeissoai.com.br/noticias/

 

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui