A atriz Teuda Bara, conhecida por ser a fundadora da companhia teatral Grupo Galpão, morreu nesta quinta-feira (25), aos 84 anos. A informação foi divulgada pelo coletivo nas redes sociais.
“Fica a profunda gratidão pela alegria, pela força e pela luz raríssima que Teuda espalhou ao longo de tantos anos de vida e criação. Dividir o caminho com ela foi um presente — um exercício diário de amor, generosidade e coragem artística”, escreveram.
O Grupo Galpão foi fundado em Belo Horizonte, em 1982, com a intenção de unir rigor, pesquisa, busca de linguagem, com montagem de peças que possuem grande poder de comunicação com o público.
De acordo com o site oficial, em sua história a companhia apresentou 27 espetáculos, em 19 países, participou de cerca de 300 festivais, ganhou mais de 100 prêmios e teve mais de 2 milhões de espectadores.

Em nota, o Ministério da Cultura lamentou o falecimento da atriz e a reconheceu como “referência do teatro brasileiro”.
“Com uma trajetória marcada pela excelência artística, pela inovação e pelo compromisso com a cultura brasileira, Teuda Bara contribuiu de forma decisiva para a formação de público, a valorização do teatro de grupo e a projeção nacional e internacional das artes cênicas produzidas no Brasil. Sua atuação deixa um legado de relevância histórica e simbólica para a cultura nacional”, diz a pasta.