20.8 C
Belo Horizonte
qui, 04 dezembro 25

Luma Schiavon lança “Memórias do Baú” ao lado do Zé Geraldo

A cantora e compositora Luma Schiavon lança o single “Memórias do Baú”, parceria inédita com Zé Geraldo, um dos mais importantes representantes do folk brasileiro. Os artistas celebram o diálogo entre gerações que marcou suas trajetórias e transformam uma história de amizade, influência e reconhecimento mútuo em música. A canção resgata lembranças comuns, atravessa décadas de vivência musical e reforça como a tradição da canção brasileira permanece viva quando transmitida de uma mão para outra e de uma voz para outra.

Ouça o single “Memórias do Baú”: https://ffm.to/lumazegeraldo

A relação entre Luma Schiavon e Zé Geraldo atravessa o tempo e se desdobra em uma troca artística que poucos encontros geracionais conseguem alcançar. A faixa nasce das rodas de violão que marcaram a relação entre os dois em Rodeiro, cidade natal de ambos, e transforma lembranças, afetos e rituais musicais em melodia. Em um gesto de retorno às raízes, Luma revisita a memória coletiva da Zona da Mata e reafirma a força do território na formação de sua linguagem artística.

Ainda muito jovem, Luma encontrava nestas rodas de violão lideradas por Zé um dos primeiros espaços de afirmação de sua musicalidade. Ali, ela descobriu o quanto a canção pode funcionar como documento afetivo, registro coletivo e território simbólico, uma compreensão que viria a moldar sua trajetória como compositora.

Ao longo dos anos, essa convivência se transformou em amizade e estímulo contínuo. Zé foi um dos primeiros artistas a incentivar Luma a escrever e a confiar na própria voz, gesto que se tornou parte estruturante de sua identidade musical. Quando a artista decidiu retomar a canção, que estava guardada há alguns anos, percebeu que só faria sentido finalizá-la ao lado dele. Era uma forma de registrar, em música, a passagem de afeto, aprendizado e pertencimento que marca ambos.

“Mostrei a música para o Zé, inicialmente chamada de Baú, e ele gostou. Decidimos gravar, e em setembro deste ano, ele veio para um show em Rodeiro, e combinamos de gravar as vozes no dia seguinte. A gravação foi ótima, foi um momento único pra mim, era um sonho de menina. Alguns dias depois, quando a primeira versão ficou pronta, ele deu a ideia de nomearmos como ‘Memórias do Baú’ e eu acatei na hora, claro. Na capa e no visualizer, inseri imagens de alguns momentos vividos por nós ao longo desses anos. As rodas de violão, registros do local onde elas aconteciam, a missa dos 70 anos, fotos também de quando visitei a casa dele na Cantareira, e até quando entreguei pra ele a camiseta que fiz pro meu primeiro EP”, conta Luma.

A colaboração também é celebrada por Zé Geraldo, que reforça a força simbólica do encontro: “Quero deixar registrado meu prazer e alegria em participar da canção ‘Memórias do Baú’, da querida amiga e conterrânea Luma Schiavon. Uma canção que fala, justamente, dessa relação de amizade de tantos anos”.

Outro eixo determinante dessa construção é a presença do produtor Lucas Gonçalves. Reconhecido tanto por sua carreira solo quanto pelo trabalho à frente da banda Maglore, Lucas representa para Luma uma referência estética e afetiva e alguém que traduz, em arranjos e interpretações, a sensibilidade mineira que a artista também carrega. Ao aceitar produzir “Memórias do Baú”, Lucas reconectou a canção às raízes de Luma e ofereceu um entendimento imediato do que a música precisava dizer, criando um elo estético que costura tradição e contemporaneidade.

“O Lucas fez os arranjos, produziu, e ficou tudo muito mais lindo do que eu imaginava. Para mim, o papel do produtor é esse. Transformar minha música crua em algo que realmente valha a pena.E essa música vale, e muito, a pena. Pude ter duas pessoas que admiro muito trabalhando nela, e o resultado ficou incrível”, completa Luma.

“Memórias do Baú” está disponível em todas as plataformas de música digital.

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Violência contra a mulher acaba com educação desde a infância

Nos últimos dias, feminicídios vêm causando comoção nacional, devido...

Panetones no Natal: tipos e harmonizações com cachaça e vinho

Do clássico com frutas às versões recheadas, o panetone...

Programação de dezembro confirma o BeFly Minascentro

O BeFly Minascentro encerra 2025 com uma programação que...

Comércio de BH funciona no feriado de 8 de dezembro

Além da autorização para abertura no dia de Nossa...

SHEIN lança nova loja temporária em Belo Horizonte

A SHEIN, varejista global de moda, beleza e lifestyle, inaugura no...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui