Início Belo Horizonte Lenda das Estrelas chega com uma ampla programação cultural

Lenda das Estrelas chega com uma ampla programação cultural

A 3ª edição do Tanabata Matsuri - Lenda das Estrelas acontecerá nos dias 6 e 7 de julho de 2024 em Belo Horizonte, Minas Gerais, no estacionamento do Shopping Minascasa e no Jardim Japonês, na Pampulha.

0

O festival é inspirado na lenda japonesa de Orihime, princesa tecelã e Kengyu (ou Hikoboshi) jovem pastor, representados pelas estrelas Vega e Altair, que viviam próximos à Via Láctea e se apaixonaram perdidamente. Os dois, sempre muito trabalhadores e responsáveis com suas tarefas, passaram a descumprir com suas obrigações, vivendo apenas do romance e provocando a ira do Rei Celestial, pai de Orihime, que decidiu separá-los em lados opostos da Via Láctea (rio Amanogawa). Orihime, então, chorou e implorou muito a seu pai, que se comoveu e permitiu que se encontrassem uma vez por ano, no sétimo dia do sétimo mês do calendário lunar.

Em agradecimento à dádiva recebida, o casal deve atender a todos os pedidos vindos da Terra, escritos em papéis coloridos (Tanzakus) e pendurados em bambus (sasadake). Decorações coloridas  e arvores de bambu com tanzaku são vistas enfeitando as casas, assim como as praças e ruas principais de muitas cidades japonesas.

Reza a lenda que celebra o encontro entre as estrelas, na crença na magia do amor verdadeiro e a perseverança em alcançar metas.

As duas primeiras edições foram um sucesso, e a 3ª promete entregar ainda mais!

Durante o Festival Tanabata, existe o costume tradicional de se escrever desejos em um pequeno pedaço de papel colorido (Tanzaku), que depois são pendurados em ramos de bambu, na esperança de que o desejo se torne realidade. Após o término do Tanabata Matsutri, os pedidos serão queimados para que a fumaça alcancem as estrelas e seu pedido possa ser realizado.

O Tanabata Matsuri tem suas raízes na cultura japonesa e é celebrado há mais de 1.150 anos, sendo o maior Festival  tradicional no Japão.  No Brasil, o festival começou em São Paulo, em 1979, no bairro da Liberdade, e é considerado um dos maiores eventos nipo-brasileiros. Em Belo Horizonte, o festival tem se consolidado como um importante evento cultural, atraindo milhares de visitantes e fortalecendo os laços entre as culturas brasileira e japonesa.

O principal objetivo da realização do evento Tanabata Matsuri é promover a integração e o fortalecimento das comunidades Brasil-Japão, celebrando e disseminando a cultura japonesa, além de fomentar o turismo em Belo Horizonte. O evento visa proporcionar aos moradores e visitantes uma imersão na rica tradição cultural japonesa através de apresentações artísticas, atividades culturais e gastronomia típica. Além disso, busca reconhecer e destacar a importância da imigração japonesa na formação da identidade cultural da cidade.

A programação do evento será dividida entre a principal, no estacionamento do Shopping Minascasa e na parte interna do shopping com Oficinas e Exposições dos Icones da Cultura Japonesa, e a complementar, no Jardim Japonês.  As atividades incluirão apresentações do Grupo Sankyu, com a famosa apresentação de Taiko (tambores japoneses); Thiago Miotto e Grupo, com apresentação de Shakuhachi (flauta japonesa); Minyo – canto e dança – em uma collab entre os artistas e o público, utilizando-se de Koto, Shakuhachi, Shamisen (instrumentos japoneses), entre outros.

Nas artes culinárias japonesas, o destaque é para pratos como os oniguiri recheados, temaki, poke, tempurá, okonomiyaki, karê, takoyaki,  yakisoba, harumaki, guiosa  e os doces como manju, moti e taiyaki. além da feirinha com petiscos, guloseimas e produtos típicos japoneses, artesanato a serem comercializados para o público.

Será oferecida uma atividade da culinária japonesa que apresentará curiosidades de como fazer o Tempan Yaki (Legumes e verduras grelhadas na chapa). Haverá ,também, caldos e canjica aos que quiserem desfrutar da gastronomia junina, visando a valorização do período de nossas festividades típicas da época. Também haverá bebidas como drinks de sake , chopp artesanal, refrigerantes e sucos.

O evento oferecera na parte de sustentabilidade a oficina de “Furoshiki” (técnica em tecido para embrulhar ou carregar compras), ministrada por Elisabete Mayumi, e  distribuição de mudas de hortaliças, como forma das pessoas produzirem suas próprias verduras frescas e de qualidade, além de decorações temáticas das  artes em papel, que são os Orizuru, Toami e outros como os Fukinagashi, representando as tecelagens da princesa Orihime, estrelas e lanternas, além da  tradicional prática  de escrever os pedidos para pendurar  os Tanzaku (tiras de papel com pedidos) em árvores de bambu.

O evento é organizado pela Associação de Cooperação em Cultura e Tecnologia Brasil – Japão (ACCTBJ) e pelo Escritório do Cônsul Geral Honorário do Japão em Belo Horizonte, com o patrocinio da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte,  por meio da BELOTUR.  Tais entidades são reconhecidas por sua competência na organização e realização do Festival do Japão em Minas, ganhando recorde de público a cada ano. A estimativa é que cerca de 3.000 pessoas participem das atividades do Tanabata. O evento é gratuito, com retirada limitada, pela plataforma Gofree.

Com uma programação rica e variada, o Tanabata Matsuri – Lenda das Estrelas promete ser um evento imperdível, celebrando a amizade e o intercâmbio cultural entre Minas e Japão, e proporcionando uma experiência única de imersão na cultura japonesa em Belo Horizonte.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile