22.5 C
Belo Horizonte
qui, 01 janeiro 26

Lenda das Estrelas celebra 130 anos Brasil-Japão em BH

A 4ª edição do Tanabata Matsuri – Lenda das Estrelas acontecerá no dia 02 de agosto de 2025 em Belo Horizonte, Minas Gerais, no estacionamento do Shopping Minascasa. O evento reafirma a valorização das raízes nipo-brasileiras, promovendo a integração entre culturas e atraindo visitantes de diferentes regiões. A iniciativa contribui para consolidar Belo Horizonte como referência em intercâmbio cultural e destino turístico ligado à cultura japonesa.

Essa edição em especial irá integrar as comemorações dos 130 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Japão. Além de ser realizada dentro da primeira semana do mês de agosto, a semana foi instituída por Decreto como a semana da Internacionalização de Minas Gerais. Vale ressaltar que coincide, também, na primeira semana de agosto, no dia 06/08 a comemoração do Dia Estadual do Cônsul.

O festival é inspirado na lenda japonesa de Orihime, princesa tecelã e Kengyu (ou Hikoboshi) jovem pastor, representados pelas estrelas Vega e Altair, que viviam próximos à Via Láctea e se apaixonaram perdidamente. Os dois, sempre muito trabalhadores e responsáveis com suas tarefas, passaram a descumprir com suas obrigações, vivendo apenas do romance e provocando a ira do Rei Celestial, pai de Orihime, que decidiu separá-los em lados opostos da Via Láctea (rio Amanogawa). Orihime, então, chorou e implorou muito a seu pai, que se comoveu e permitiu que se encontrassem uma vez por ano, no sétimo dia do sétimo mês do calendário lunar.

Em agradecimento à dádiva recebida, o casal deve atender a todos os pedidos vindos da Terra, escritos em papéis coloridos (Tanzakus) e pendurados em bambus (sasadake). Decorações coloridas e arvores de bambu com tanzaku são vistas enfeitando as casas, assim como as praças e ruas principais de muitas cidades japonesas, nesse período de julho e agosto, dependendo do calendário lunar.

Reza a lenda que celebra o encontro entre as estrelas, na crença na magia do amor verdadeiro e a perseverança em alcançar metas.

As três primeiras edições foram um sucesso, e a 4ª promete entregar ainda mais!

Durante o Festival Tanabata, existe o costume tradicional de se escrever desejos em um pequeno pedaço de papel colorido (Tanzaku), que depois são pendurados em ramos de bambu, na esperança de que o desejo se torne realidade. Após o término do Tanabata Matsuri os pedidos serão queimados para que a fumaça alcance as estrelas e seu pedido possa ser realizado.

O Tanabata Matsuri tem suas raízes na cultura japonesa e é celebrado há mais de 1.150 anos, sendo um dos maiores festivais tradicionais no Japão.  No Brasil, o festival começou em São Paulo, em 1979, no bairro da Liberdade, e é considerado um dos maiores eventos nipo-brasileiros. Em Belo Horizonte, o festival tem se consolidado como um importante evento cultural, atraindo milhares de visitantes e fortalecendo os laços entre as culturas brasileira e japonesa.

O principal objetivo da realização do evento Tanabata Matsuri é promover a integração e o fortalecimento das comunidades Brasil-Japão, celebrando e disseminando a cultura japonesa, além de fomentar o turismo em Belo Horizonte. O evento visa proporcionar aos moradores e visitantes uma imersão na rica tradição cultural japonesa através de apresentações artísticas, atividades culturais e gastronomia típica. Além disso, busca reconhecer e destacar a importância da imigração japonesa na formação da identidade cultural da cidade.

O evento conta com barracas inspiradas nos festivais japoneses, oferecendo pratos típicos japoneses e mineiros, artesanato e itens da cultura pop.

A programação artística inclui apresentações que destacam a cultura japonesa, com performances colaborativas entre artistas e convidados, utilizando instrumentos tradicionais como koto, shakuhachi e shamisen. E não poderia deixar de faltar os Taikos, famosos tambores japoneses, onde dois grupos revezarão no palco ao longo do dia.  Também haverá a oficina de Origami.

A parte gastronômica é um capítulo à parte. Vai reunir pratos tradicionais das culinárias japonesa e caldos típicos mineiros, além de demonstrações que exploram técnicas, ingredientes característicos e releituras criativas que aproximam as duas culturas gastronômicas. O destaque é para pratos como os onigiri recheados, temaki, poke,  as bandejinhas com os makis, okonomiyaki, karê, takoyaki, yakisoba, harumaki, guiosa e os doces como manju, mochi e taiyaki,  além da feirinha com petiscos, guloseimas e produtos típicos japoneses e orientais, artesanato a serem comercializados para o público.

Será oferecida uma oficina para se aprender o Karê Raissu. A palavra ‘Karê’ é a pronúncia japonesa para “curry”. Este prato é para os japoneses, como o estrogonofe para os brasileiros. Também haverá bebidas como drinks de sake, chopp artesanal, refrigerantes e sucos.

O Tanabata Matsuri também se destaca pelo compromisso com a inclusão e a acessibilidade, garantindo o respeito aos direitos das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. O evento disponibiliza cadeiras de rodas, intérprete de libras durante as apresentações promovendo a participação plena de todos os públicos. Além disso, o evento incorpora ações voltadas à sustentabilidade, com foco na redução de impactos ambientais e na promoção de práticas conscientes. Entre as iniciativas, destaca-se a destinação adequada dos resíduos gerados e a distribuição de mudas para o cultivo de hortas urbanas e orgânicas, incentivando práticas saudáveis e sustentáveis entre os participantes. A valorização da economia local também está presente ao convidar pequenos comerciantes de alimentos e produtos, bem como ao priorizar a contratação de serviços e a compra de mercadorias de produtores da região metropolitana, contribuindo diretamente para o desenvolvimento da comunidade.

O evento é organizado pela Associação de Cooperação em Cultura e Tecnologia Brasil – Japão (ACCTBJ) e pelo Escritório do Cônsul Honorário do Japão em Belo Horizonte, com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, por meio da BELOTUR. Tais entidades são reconhecidas por sua competência na organização e realização do Festival do Japão em Minas, ganhando recorde de público a cada ano. A estimativa é que cerca de 4.000 pessoas participem das atividades do Tanabata. Lembrando que o evento é gratuito.

Com uma programação rica e variada, o Tanabata Matsuri – Lenda das Estrelas promete ser um evento imperdível, celebrando a amizade e o intercâmbio cultural entre Minas e Japão, e proporcionando uma experiência única de imersão na cultura japonesa em Belo Horizonte.

Relação entre Brasil e Japão

Minas Gerais e Japão compartilham não apenas a semelhança em suas bandeiras, mas também um intercâmbio cultural profundo, evidenciado pelo sucesso da gastronomia japonesa, pela difusão dos animes e da cultura pop, pela admiração pela tecnologia e pelo respeito mútuo às tradições milenares. Essa conexão tem se fortalecido por meio de eventos como o Festival do Japão, já consolidado como um importante vetor de integração cultural. Foi nesse contexto que surgiu o Espaço Lendas, dedicado à tradição do Tanabata Matsuri, onde o público escreve seus desejos em tiras de papel (Tanzakus) e os pendura em árvores de bambu (Sassa Dake), em um gesto simbólico de esperança e conexão entre as culturas.

Belo Horizonte se destaca no turismo cultural

Para os viajantes que buscam experiências personalizadas e sensoriais, Belo Horizonte oferece uma gama de opções culturais, artísticas e gastronômicas, além de ser um relevante centro econômico.

Belo Horizonte oferece diversas opções de turismo cultural, com destaque para o Circuito Cultural Praça da Liberdade, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), o Mercado Central, o Museu de Arte da Pampulha e o Palácio das Artes. A cidade também é conhecida por festivais internacionais de teatro, literatura e arte contemporânea, além de abrigar a Casa Fiat de Cultura e o Memorial Minas Gerais Vale.

Informações:

Evento 4º Tanabata Matsuri

Quando: 02 de agosto

Onde: Shopping Minas Casa

Horário: das 11h às 19h

Contato Telefones: 31 3657-4811 e 31 99417 9495

@festivaldojapaominas

www.festivaldojapaominas.com.br

Retirada gratuita dos ingressos na PLATAFORMA htpp://eventos.gofree.co/4tanabatamatsuri

 https://portalbelohorizonte.com.br/

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Câmara de Itabirito fecha 2025 com economia de R$ 1,5 milhão

Gestão 2025 encerra o ano com balanço positivo: tecnologia...

Hospital Felício Rocho realiza sua primeira cirurgia robótica

O procedimento menos invasivo agrega mais segurança, assertividade e precisão, além...

Temperatta acompanha mudanças no consumo de especiarias no Brasil

Empresa mineira desenvolve produtos seguindo as principais tendências do mercado...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui