29.5 C
Belo Horizonte
sáb, 15 novembro 25

Festival Chacoalha tem Sean Kuti e Bonde do Dub

Criado pela Híbrido Comunicação e Cultura, o Chacoalha celebra 10 anos de trajetória em 2025 com programação especial na Autêntica. O primeiro encontro já tem data marcada: dia 31 de outubro, com o cantor e multi-instrumentista nigeriano Seun Kuti e o coletivo mineiro Bonde do Dub, que convida a cantora maranhense Núbia. Outras três datas serão realizadas nos dias 21 e 29 de  novembro e no dia 6 de dezembro. A programação será anunciada nas próximas semanas no instagram @chacoalhabh.

 

Seun Kuti chega com a banda Egypt 80, que assumiu aos 14 anos, após a morte precoce de seu pai, o lendário Fela Kuti, considerado o pioneiro do afrobeat. Seun dá continuidade ao legado de Fela, fazendo de sua música um instrumento de transformação social e política. A primeira vez que o Chacoalha trouxe o artista para BH foi em 2023, em um show também na Autêntica, quando contou com participação de Augusta Barna e abertura de Iconili.

 

Desta vez, quem abre a noite é o Bonde do Dub, que agita a cena mineira com as batidas dançantes do reggae. O grupo garante clássicos nacionais e internacionais do gênero, além de músicas autorais. A banda ainda recebe como convidada a artista Núbia, que traz pra Autêntica seu som carregado de elementos do reggae maranhense e influências jamaicanas.

 

Em mais uma programação para marcar a memória da cidade, o Chacoalha reitera a proposta que seguiu ao longo dos 10 anos: movimentar a cena cultural criando conexões entre bandas e artistas de Belo Horizonte, do Brasil e do mundo. A seleção de atrações de diferentes locais, alcances e propostas musicais guia a curadoria do projeto.

 

O Chacoalha tem patrocínio da Vivo, com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e apoio da Trace.

 

TRAJETÓRIA

 

O primeiro Chacoalha foi realizado em 2015 e recebeu Karol Conka, Hypnotic Brass Ensemble, Zimun, Boogarins, entre outros. Na ocasião, ocupou casas de show e promoveu debates e workshops. Em 2017, foi a vez do primeiro Trio Chacoalha, que juntou grupos como Eddie, Família de Rua e BNegão durante o pré-carnaval. Já em fevereiro de 2018, o trio elétrico apresentou shows como Liniker e os Caramelows e Marcelo Veronez na terça-feira de Carnaval.

 

Em setembro de 2018, na primeira etapa da sua quarta edição, o festival apresentou 12 shows gratuitos no centro de BH. Quem esteve presente, pode curtir bandas como Samuca e a Selva, Tamara Franklin, Gato Feio, Luiz Gabriel Lopes, Academia da Berlinda, Negras Autoras, Bala da Palavra, A Outra da Banda Lua.  Em novembro de 2018, a diversidade guiou a programação, com 6 dias de festa com perfis diferentes. Ocorrendo em vários pontos da cidade, o Chacoalha se uniu com produtores culturais como Cura, Quente, e Masterplano. A programação contou com Deskareggae com Marina Peralta, Monkey Jhayam, Teach me Tiger, Masterplano + Blackat, MC Mistica, FBC, Gabii Nas, Violentango, Pata, Miêtta, entre outros.

 

Em 2022, o Chacoalha ocupou o Sula em oito encontros gratuitos com artistas que representam a nova cena cultural da cidade. A programação trouxe nomes como Ogoin e Linguini, RuaDois, Ablusadas convida Tamara Franklin e festas como @bsurda e Baile a Bôta.

 

SERVIÇO

Festival Chacoalha – 10 anos

1ª data: Seun Kuti & Egypt 80 + Bonde do Dub convida Núbia

Dia 31 de outubro

Horário: 21h

Local: A Autêntica

Ingressos: Sympla

Mais informações: @chacoalhabh

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui