22.1 C
Belo Horizonte
sex, 19 dezembro 25

Festa da Luz ocupa o centro de BH com arte urbana

Entre 14 e 17 de agosto, o Governo de Minas e a CEMIG apresentam a quarta e maior edição até o momento da Festa da Luz. O evento é um dos principais festivais de arte pública e tecnologia do Brasil. Em 2025, conta com 14 instalações luminosas espalhadas pelo circuito, no baixo centro de Belo Horizonte.

A Festa da Luz é uma realização da Casinha, Híbrido, Pública e Governo de Minas, com patrocínio exclusivo da CEMIG, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Todas as atividades são gratuitas. Com o tema “Culturas Urbanas”, a festa propõe um mergulho na força criativa que pulsa nas ruas, destacando manifestações como o hip-hop, o graffiti, o funk e a dança de rua como protagonistas da cena cultural contemporânea.

“O espaço urbano é um terreno fértil para manifestações artísticas e de resistência. Ao celebrar as culturas urbanas e periféricas, a Festa da Luz reforça seu compromisso com a democratização do espaço público e com a valorização dessas expressões como tecnologias de convivência, memória e futuro. Em tempos de criminalização da cultura de rua, é urgente reconhecer sua potência e garantir sua presença na paisagem da cidade”, afirma Juliana Flores, diretora artística e curadora do festival.

A diretora de Comunicação e Marketing da Cemig, Cristiana Kumaira, falou sobre o incentivo da Companhia ao projeto e destacou a importância da realização da atração na capital mineira e em outras cidades do estado. “Como a maior incentivadora da cultura de Minas Gerais, a Cemig está, mais um ano, ao lado da Festa da Luz. Essa iniciativa que, a cada edição, nos encanta com novos talentos, novas intervenções e novas tecnologias, em uma mistura de inovação e cena urbana que nos surpreende. O primeiro cenário será Belo Horizonte, tendo o retorno da Praça da Estação como palco. Mas outras cidades mineiras também terão, neste ano, a oportunidade de interagir com todo o brilho da Festa da Luz, em uma proposta de democratização, levando cada vez mais ações culturais para o interior do estado”, ressaltou.

 Primeiras atrações confirmadas

Com line-up majoritariamente composto por artistas de Belo Horizonte, o festival apresenta nomes que têm transformado o imaginário urbano com obras que unem arte contemporânea, arquitetura e cultura popular. Os primeiros sete artistas confirmados são Criola, Bolinho, DPaula, Homem Gaiola, Coletivo Levante, Alex Senna e a dupla Mutabile Arquitetura + João Hilbert.

Criola, mineira que exalta a ancestralidade negra e o sagrado feminino com cores vibrantes e símbolos de empoderamento, retorna ao circuito com sua estética potente. A grafiteira Bolinho apresenta seus personagens icônicos que abordam temas atuais com leveza e humor, conquistando públicos de todas as idades. Francine de Paula (Dpaula), artista do interior de São Paulo radicada em Curitiba, traz ao centro de BH a força gráfica do hip-hop e da cultura de rua.

O arquiteto e artista visual Rafael Cançado, o Homem Gaiola, apresenta mais uma de suas experiências tecnológicas imersivas em LED e laser mapping, reconhecidas internacionalmente. O Coletivo Levante, nascido no Aglomerado da Serra, une arte, arquitetura e sustentabilidade em instalações que transformam o espaço urbano com olhar comunitário e afetivo. Alex Senna, paulistano de traço monocromático e olhar sensível, leva à Praça da Estação uma obra sobre afeto e conexão humana, apresentada em primeira mão no Festival Sensacional.

A dupla Mutabile Arquitetura + João Wilbert assina uma obra que dialoga com as novas paisagens abertas no centro da cidade, provocadas pela recente demolição do anexo dos edifícios Sulacap e Sulamérica. Agora, com o vão livre entre os prédios, é possível avistar o Viaduto Santa Tereza da Avenida Afonso Pena — perspectiva inédita que será explorada por duas instalações criadas por arquitetos, convidando o público a olhar e experienciar a cidade por novos ângulos.

A programação completa será divulgada ao longo das próximas semanas.

SERVIÇO
Festa da Luz 2025 – 4ª edição
14 a 17 de agosto de 2025
Baixo Centro de Belo Horizonte – Praça da Estação, Viaduto Santa Tereza, Sulacap/Sulamérica, rua Aarão Reis e Sapucaí
Entrada gratuita
Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Romance “Pontos Perdidos” é lançado em e-book

O romance Pontos Perdidos, de Deborah R. Sousa, chega ao...

SBT News estreia com foco no jornalismo factual

O SBT News anuncia sua chegada ao competitivo mercado de notícias...

Destinos da Arábia Saudita para ficar de olho em 2026

Um país surpreendentemente multifacetado, onde cada região conta uma...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui