26.4 C
Belo Horizonte
qui, 01 janeiro 26

Férias aumentam público no Mercado Novo em 15%

Bares, restaurantes e feiras atraíram milhares de pessoas a um dos principais destinos turísticos de BH

Durante o mês de julho, o Mercado Novo de Belo Horizonte consolidou-se mais uma vez como um dos principais destinos culturais da capital mineira. Segundo balanço divulgado pela administração do espaço, o número de visitantes cresceu 15% em relação ao mesmo período do ano passado. Em comparação com junho deste ano, o fluxo de público foi 30% maior. Ao longo deste julho, cerca de 400 mil pessoas circularam pelo Mercado, estimando-se que 10% são de outros Estados brasileiros e até de países estrangeiros.

Com 36 mil metros quadrados distribuídos em quatro pavimentos e cerca de 1.200 lojas — das quais 85% estão ocupadas —, o Mercado Novo mantém um fluxo médio superior a 30 mil pessoas por dia, chegando a cerca de 300 mil visitantes por mês, em média.

 

De acordo com Luiz Felipe de Castro, curador e síndico do mercado, os destaques da temporada foram os estabelecimentos gastronômicos, sobretudo os bares e casas especializadas em bebidas artesanais. Em seguida, ganharam destaque as lojas de moda, acessórios, brechós e artesanato. “Com o dinheiro das férias no bolso, o público aproveita para comprar produtos da Economia Criativa e itens exclusivos, feitos por mão de obra local”, destaca Luiz.

As feiras realizadas no terceiro piso também contribuíram para o bom desempenho do período. Em julho, o mercado sediou eventos como a Mostra Minas, a Multiverso e uma feira de cultura asiática, novidade no calendário. “Mantemos uma agenda agitada de feiras e exposições, oferecendo ao público produtos que carregam história e propósito”, completa o síndico.

Segundo dados da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG), o turismo no Estado apresentou crescimento expressivo durante o recesso escolar. Belo Horizonte se destacou como um dos principais destinos, especialmente entre os jovens e famílias em busca de experiências culturais, gastronômicas e de lazer. A Belotur, empresa municipal de turismo, também confirmou o aumento do fluxo turístico na capital durante o mês de julho, com ênfase no Centro e nas regiões boêmias da cidade. “O cenário reforça o papel do Mercado Novo como polo relevante na promoção da Economia Criativa e no fortalecimento do turismo cultural em Minas Gerais”, conclui Luiz Felipe de Castro.

 

Serviço – Mercado Novo de BH:

Entrada de pedestres: Olegário Maciel, 742

Entrada do estacionamento terceirizado: Rio Grande do Sul, 499

 

Funcionamento:

Segunda: 7h às 20h – entrada até 19h

Terça a quinta: 7h às 00h – entrada até 22h

Sexta e sábado: 7h às 00h – entrada até 23h

Domingos e feriados: 7h às 18h – entrada até 17h

 

*Alguns estabelecimentos fazem seus próprios horários. Certifique-se diretamente com eles o funcionamento vigente

Posts Relacionados

Câmara de Itabirito fecha 2025 com economia de R$ 1,5 milhão

Gestão 2025 encerra o ano com balanço positivo: tecnologia...

Hospital Felício Rocho realiza sua primeira cirurgia robótica

O procedimento menos invasivo agrega mais segurança, assertividade e precisão, além...

Temperatta acompanha mudanças no consumo de especiarias no Brasil

Empresa mineira desenvolve produtos seguindo as principais tendências do mercado...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui