A Galeria Mari’stella Tristão, no Palácio das Artes, recebe a partir do dia 10 de março a exposição ‘A primeira vez que voei foi na pág. 35’, primeira individual da artista Maré de Matos em Belo Horizonte. A mostra permanece aberta ao público até 26 de abril e integra a programação da BITITA Festa da Palavra, com o tema (Luz–Palavra–Imagem), cuja segunda edição acontece entre 19 e 22 de março no mesmo espaço cultural.
Com entrada gratuita, a exposição antecipa ao público as reflexões propostas pelo festival, que nesta edição investiga as relações entre palavra, imagem e luz. A obra de Maré de Matos dialoga diretamente com essa proposta ao articular diferentes linguagens em uma pesquisa que atravessa memória, corpo, afetos e linguagem.
“Expor um conjunto de obras que versam sobre a importância da literatura em minha formação artística, na cidade onde me formei artista, é uma realização enorme. Ter interlocução com meu território é motivo de extrema alegria”, comenta Maré de Matos.
Artista transdisciplinar, Maré de Matos desenvolve uma produção que conecta artes visuais, literatura e audiovisual, explorando as possibilidades narrativas da imagem e da palavra. Na exposição, essas dimensões se entrelaçam em trabalhos que convidam o público a percorrer experiências sensoriais e poéticas que transitam entre o íntimo e o coletivo.
Durante a BITITA Festa da Palavra, a artista também participa de atividades da programação oficial, incluindo sessões de cinema e uma mesa de debate dedicada à leitura de sua obra, ampliando o diálogo entre suas pesquisas e o público do festival.
BITITA Festa da Palavra
Entre os dias 19 e 22 de março, o Palácio das Artes recebe a segunda edição da BITITA Festa da Palavra (Luz–Palavra–Imagem), evento gratuito dedicado à literatura, à leitura e às interseções da palavra com outras linguagens artísticas.
Inspirado em Carolina Maria de Jesus, BITITA (apelido de infância da autora e título de um de seus diários) nasce como um gesto de reconhecimento à potência de uma mulher que escreveu a partir da margem e transformou sua própria vida em literatura.
Nesta edição, o projeto amplia sua proposta e investiga a palavra expandida em diálogo com o cinema, as artes visuais e a luz, reunindo mostra de cinema, exposições, mesas de debate, oficinas, lançamentos de livros, projeções e apresentações artísticas.
Segundo a realizadora Luciana Salles, a nova edição marca um avanço conceitual do projeto. “Nesta edição da BITITA, propomos pensar a palavra em diálogo com a luz, com o cinema e com as artes visuais, ampliando as formas de leitura, fruição e pertencimento”, comenta.

Para Renato Negrão, curador-geral do projeto, a proposta é criar uma experiência imersiva para o público. “BITITA propõe uma experiência em que a palavra se torna luz, imagem e movimento. A programação reflete um fazer artístico híbrido, antropofágico, que atravessa linguagens e tensiona narrativas hegemônicas. É um convite à escuta, ao olhar e à construção de sentidos a partir da pluralidade”, afirma Negrão.
O projeto tem patrocínio da Cemig, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com apoio da Fundação Clóvis Salgado, do Circuito Liberdade e da Empresa Mineira de Comunicação, por meio da Rádio Inconfidência.
SERVIÇO
Exposição
A primeira vez que voei foi na pág. 35 – Maré de Matos
Local: Galeria Mari’stella Tristão – Palácio das Artes (Belo Horizonte)
Abertura: 10 de março
Visitação: até 26 de abril
Entrada: gratuita
BITITA Festa da Palavra
Data: 19 a 22 de março
Local: Palácio das Artes – Belo Horizonte
Entrada: gratuita