25.5 C
Belo Horizonte
sex, 02 janeiro 26

“Do Ventre à Raiz” traz humor, poesia e ancestralidade a BH

A palhaça Rouse Lopes, criação da Cia. Divalhaças, traz à capital mineira o espetáculo “DVAR – Do Ventre à Raiz”, uma performance cômica que mistura riso, ritual e resistência. O encontro com o público é também um mergulho em memórias, dores e curas — conduzido com leveza, irreverência e muita sensibilidade.

No palco, a tradição feminina e o saber ancestral ganham vida em forma de poesia corporal. Rouse Lopes utiliza uma “receita mágica de família” para curar suas próprias feridas e convida o público a rir das suas (e das nossas) vulnerabilidades. 

Em meio ao humor, surgem confissões, marcas do passado e um desejo profundo de transformação. “Do Ventre à Raiz” é mais do que uma peça: é um ritual de escuta e conexão com as emoções. Através da comicidade, Rouse nos conduz a uma experiência catártica, capaz de tocar o íntimo de quem assiste. Como uma prece cênica, o espetáculo propõe um novo caminho — para ela, para quem veio antes e para todas as que ainda virão” comenta Bina Aparecida, criadora da peça que tem como inspiração um problema pessoal da artista. 

Em meio a pandemia Bina encontrou-se em um estado complicado de saúde e em meio a essa dificuldade, consolidou a criação da obra DVAR. 

No ano de 2021 a artista foi contemplada com o projeto Aldir Blanc do Estado de Santa Catarina, o projeto de experimentação artística Do Ventre a Raiz, tinha como objetivo um estudo sobre o hibridismo das linguagens, palhaçaria e música.

Junto com a artista Tetê Purezempla iniciou-se um processo investigativo, que para além da junção das linguagens, foi um processo para adentrar as dores de uma palhaça, dores essas que não dizem apenas respeito a ela, mas também as gerações de mulheres da sua família. Resgatando o passado, a palhaça Rouse Lopes propõe ao público um ritual, um ponto de encontro, onde o riso se torna potência e vira chave para o sentir.

📦SOBRE A CIA. DIVALHAÇAS

A Cia. Divalhaças em 2017 em Jaraguá do Sul ( SC) e teve com motivação o desejo de fazer arte com alma feminina, corpo presente e riso crítico. Formada por mulheres artistas da periferia, a companhia atua há mais de uma década com espetáculos, oficinas e intervenções que valorizam a palhaçaria e a arte drag. 

Seus trabalhos transitam entre a comicidade, o teatro físico e a performance, sempre ancorados em temas urgentes como ancestralidade, território, gênero e resistência.

Com forte inserção em comunidades, escolas e espaços alternativos, a Cia. Divalhaças vem se consolidando como referência de arte engajada, potente e transformadora. 

Com uma trajetória marcada por protagonismo feminino, arte popular e palhaçaria comprometida com o território e com o riso como ferramenta política, amplia seu território criativo com a chegada a Belo Horizonte — trazendo consigo o espetáculo “Do Ventre à Raiz”, que reafirma sua poética: cômica, crítica e profundamente humana que ecoa raízes e renascimentos.

SERVIÇO

📌 

Data: 26 e 27 de julho
Local: Palácio das Artes – Teatro João CeschiattiAv. Afonso Pena, 1537 – Centro, Belo Horizonte – MG

Horário: Sábado às 20h e domingo às 19h

Ingressos:  Compre já  

Valores: 40 inteira e 20 meia entrada

Posts Relacionados

Câmara de Itabirito fecha 2025 com economia de R$ 1,5 milhão

Gestão 2025 encerra o ano com balanço positivo: tecnologia...

Hospital Felício Rocho realiza sua primeira cirurgia robótica

O procedimento menos invasivo agrega mais segurança, assertividade e precisão, além...

Temperatta acompanha mudanças no consumo de especiarias no Brasil

Empresa mineira desenvolve produtos seguindo as principais tendências do mercado...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui