A 29ª edição do projeto “Expedições do Patrimônio” promove, no dia 16 de agosto (sábado), das 13h às 16h, uma imersão na arquitetura e na história de Belo Horizonte com uma visita à Casa Rosada Gasmig Minas, importante exemplar da arquitetura eclética com influência neoclássica localizado na Rua da Bahia. O encontro contará com a mediação da coordenadora do Educativo da Diretoria de Patrimônio Cultural da Fundação Municipal de Cultura, Patrícia Urias, e terá como convidado o arquiteto e urbanista Ulisses Morato, que abordará a história, o estilo arquitetônico e a relevância cultural do imóvel.
A atividade é destinada a estudantes de graduação de todas as áreas, professores da educação básica das redes pública e privada, gestores educacionais e de centros culturais, mediadores de aprendizagem em museus e em centros culturais, estudiosos e demais interessados nos debates sobre Patrimônio Cultural. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas via formulário disponível no Portal PBH. As vagas são limitadas.
Localizada na Rua da Bahia, nº 2.425, no bairro Lourdes, a Casa Rosada é um casarão histórico projetado em 1929 pelo arquiteto Luiz Signorelli. A edificação, conhecida por sua coloração rosada e ornamentos que evocam rosas, representa a primeira fase de ocupação da região e é um patrimônio arquitetônico da capital mineira. Tombada pelo Patrimônio Municipal, em 2002, a Casa Rosada está inserida no Conjunto Urbano Rua da Bahia e Adjacências. Entre 2018 e 2020, passou por um processo de restauração integral, com projeto aprovado pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte (CDPCM-BH).
Sobre o projeto “Expedições do Patrimônio”
Desenvolvido desde 2019, o projeto “Expedições do Patrimônio” é uma ação educativa da Diretoria de Patrimônio Cultural da Fundação Municipal de Cultura. A proposta é permitir que, a cada edição, os participantes possam aprofundar o conhecimento e vivência dos bens materiais e imateriais do Patrimônio Cultural de Belo Horizonte.
Na primeira edição, o “Expedições do Patrimônio” proporcionou um encontro formativo sobre o Ofício dos Lambe-lambes, primeiro bem a receber o título de Patrimônio Cultural de Belo Horizonte. Diversas temáticas foram abordadas, ao longo do projeto, tais como, a importância histórica, simbólica, afetiva e arquitetônica da Praça da Estação; os bairros da capital mineira; o Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (APCBH) e importância de preservar a memória; o Conjunto Moderno da Pampulha, reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela Unesco; as Festas de Iemanjá; os Quilombos Urbanos; o Largo do Rosário; entre outros.
| SERVIÇO
29ª edição do projeto Expedições do Patrimônio Data: 16 de agosto de 2025 (sábado) Horário: das 13h às 16h Local de encontro: Casa Rosada Gasmig Minas (Rua da Bahia, 2.425, bairro Lourdes) Participação gratuita sendo necessário fazer inscrição prévia no Portal PBH Foto: Studio Tertúlia/Divulgação |
