22.5 C
Belo Horizonte
qui, 01 janeiro 26

Casa Rosada recebe evento Expedições do Patrimônio

A 29ª edição do projeto “Expedições do Patrimônio” promove, no dia 16 de agosto (sábado), das 13h às 16h, uma imersão na arquitetura e na história de Belo Horizonte com uma visita à Casa Rosada Gasmig Minas, importante exemplar da arquitetura eclética com influência neoclássica localizado na Rua da Bahia. O encontro contará com a mediação da coordenadora do Educativo da Diretoria de Patrimônio Cultural da Fundação Municipal de Cultura, Patrícia Urias, e terá como convidado o arquiteto e urbanista Ulisses Morato, que abordará a história, o estilo arquitetônico e a relevância cultural do imóvel.

A atividade é destinada a estudantes de graduação de todas as áreas, professores da educação básica das redes pública e privada, gestores educacionais e de centros culturais, mediadores de aprendizagem em museus e em centros culturais, estudiosos e demais interessados nos debates sobre Patrimônio Cultural. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas via formulário disponível no Portal PBH. As vagas são limitadas.

Localizada na Rua da Bahia, nº 2.425, no bairro Lourdes, a Casa Rosada é um casarão histórico projetado em 1929 pelo arquiteto Luiz Signorelli. A edificação, conhecida por sua coloração rosada e ornamentos que evocam rosas, representa a primeira fase de ocupação da região e é um patrimônio arquitetônico da capital mineira.  Tombada pelo Patrimônio Municipal, em 2002, a Casa Rosada está inserida no Conjunto Urbano Rua da Bahia e Adjacências. Entre 2018 e 2020, passou por um processo de restauração integral, com projeto aprovado pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte (CDPCM-BH).

 Sobre o projeto “Expedições do Patrimônio”

Desenvolvido desde 2019, o projeto “Expedições do Patrimônio” é uma ação educativa da Diretoria de Patrimônio Cultural da Fundação Municipal de Cultura. A proposta é permitir que, a cada edição, os participantes possam aprofundar o conhecimento e vivência dos bens materiais e imateriais do Patrimônio Cultural de Belo Horizonte.

Na primeira edição, o “Expedições do Patrimônio” proporcionou um encontro formativo sobre o Ofício dos Lambe-lambes, primeiro bem a receber o título de Patrimônio Cultural de Belo Horizonte. Diversas temáticas foram abordadas, ao longo do projeto, tais como, a importância histórica, simbólica, afetiva e arquitetônica da Praça da Estação; os bairros da capital mineira; o Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (APCBH) e importância de preservar a memória; o Conjunto Moderno da Pampulha, reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela Unesco; as Festas de Iemanjá; os Quilombos Urbanos; o Largo do Rosário; entre outros.

SERVIÇO

29ª edição do projeto Expedições do Patrimônio

Data: 16 de agosto de 2025 (sábado)

Horário: das 13h às 16h

Local de encontro: Casa Rosada Gasmig Minas (Rua da Bahia, 2.425, bairro Lourdes)

Participação gratuita sendo necessário fazer inscrição prévia no Portal PBH

Foto: Studio Tertúlia/Divulgação

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Câmara de Itabirito fecha 2025 com economia de R$ 1,5 milhão

Gestão 2025 encerra o ano com balanço positivo: tecnologia...

Hospital Felício Rocho realiza sua primeira cirurgia robótica

O procedimento menos invasivo agrega mais segurança, assertividade e precisão, além...

Temperatta acompanha mudanças no consumo de especiarias no Brasil

Empresa mineira desenvolve produtos seguindo as principais tendências do mercado...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui