22.3 C
Belo Horizonte
sex, 02 janeiro 26

Casa Fiat celebra o choro em edição especial na Capela

Em homenagem ao Dia Nacional do Choro – realizado em 23 de abril –, a Casa Fiat de Cultura promove uma edição especial do projeto Música na Capela . No dia 27 de abril, domingo, às 11h , o grupo “ Chorando em Cordas” conduz o público por uma viagem musical que revela a história, os estilos e a riqueza desse que é o primeiro gênero musical genuinamente brasileiro. O evento tem entrada gratuita e será realizado na Capela de Santana , nos jardins da Casa Fiat de Cultura. O espaço está sujeito à lotação.

Formado pelos músicos João Gabriel , Matheus Felix e Rodrigo Zolet , o grupo “Chorando em Cordas” faz referência ao clássico Trio Surdina, marco da música brasileira nos anos 1950, que conectava o choro da era do rádio à bossa nova. Com repertório que atravessa diferentes épocas e influências, a apresentação vai destacar nomes essenciais do choro, como Chiquinha Gonzaga (1847–1935) e Pixinguinha (1897–1973), cujo aniversário nasceu a criação da data comemorativa. Durante a apresentação, os músicos também conversam com o público, explicando o contexto histórico das canções e os diferentes timbres dos instrumentos.

Desde 2015, o Música na Capela busca ampliar a formação musical do público, ao oferecer apresentações de experiências corais e grupos de câmara, com repertório diversificado e acesso gratuito. O programa é uma realização da Casa Fiat de Cultura e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta com o patrocínio da Stellantis, da Fiat, copatrocínio da Stellantis Financiamento, do Banco Stellantis, do Banco Safra e da Sada. O evento tem apoio institucional do Circuito Liberdade, além do apoio do Governo de Minas e do Programa Amigos da Casa.

A Casa Fiat de Cultura

A Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural brasileiro, ao realizar exposições prestigiadas. A programação estimula a reflexão e interação do público com várias linguagens e movimentos artísticos, desde a arte clássica até a arte digital e contemporânea. Por meio do Programa Educativo, uma instituição articula ações para ampliar a acessibilidade às exposições, desenvolvendo réplicas de obras de arte em 3D, materiais em braille e atendimento em libras. Mais de 90 shows, de artistas consagrados brasileiros e internacionais, já foram exibidos na Casa Fiat de Cultura, entre os quais Caravaggio, Rodin, Chagall, Tarsila, Portinari entre outros. Há 19 anos, o espaço apresenta uma programação diversificada, com música, palestras, residência artística, além do Ateliê Aberto – espaço de experimentação artística – e de programas de visitas com abordagem externa para a valorização do patrimônio cultural e artístico. A Casa Fiat de Cultura está situada no edifício histórico do Palácio dos Despachos e apresenta, em caráter permanente, o painel de Portinari, Civilização Mineira, de 1959. O espaço integra um dos mais expressivos corredores culturais do país, o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. Mais de 4,5 milhões de pessoas já visitaram suas exposições e 700 milhões participaram de suas atividades educativas.

SERVIÇO

Música na Capela com o grupo “Chorando em cordas”
27 de abril de 2025, domingo, às 11h, na Capela de Santana, localizada nos jardins da Casa Fiat de Cultura
Espaço sujeito à lotação
Entrada gratuita

Grupo “Chorando em cordas”
João Gabriel – violão, bandolim e guitarra barroca
Matheus Félix – violino e bandolim
Rodrigo Zolet – piano e acordeão

Toda programação da Casa Fiat de Cultura é gratuita

Informações
www.casafiatdecultura.com.br
casafiatdecultura@stellantis.com
facebook.com.br/casafiatdecultura
Instagram: @casafiatdecultura
X: @casafiat

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Câmara de Itabirito fecha 2025 com economia de R$ 1,5 milhão

Gestão 2025 encerra o ano com balanço positivo: tecnologia...

Hospital Felício Rocho realiza sua primeira cirurgia robótica

O procedimento menos invasivo agrega mais segurança, assertividade e precisão, além...

Temperatta acompanha mudanças no consumo de especiarias no Brasil

Empresa mineira desenvolve produtos seguindo as principais tendências do mercado...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui