Referência para o agro mineiro
Durante a cerimônia a presidente da ABCCMM, Cristiana Gutierrez, afirmou que o foco da associação será trabalhar para que o parque se torne um centro de referência não apenas para o mangalarga marchador, mas também para o agro mineiro, com estrutura, visibilidade e oportunidades para todas as raças.
“A gestão do parque da gameleira nos permitirá cuidar desse espaço que nos acolhe há tantos anos”, destacou. Em sua fala, Gutierrez agradeceu também ao Instituto Mineiro de Agropecuária, pela condução do processo de gestão, às associações parceiras do agronegócio e àquelas sediadas no parque. “O futuro do parque será construído por muitas mãos”.
Contrato de gestão
Esse contrato de gestão vai potencializar o uso do Parque da Gameleira, que tem área de 9 hectares no coração de Belo Horizonte, vai melhorar a estrutura do local para a realização de eventos. “Há possibilidade de vigência do contrato por até 20 anos e isso dá condição de investimento na estrutura para que o local seja uma vitrine do agronegócio mineiro”, avalia o secretário de Agricultura, Thales Fernandes.
Exposição Nacional
A Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM) realiza, de 19 de julho a 2 de agosto de 2025, a 42ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador. O evento, que acontece no tradicional Parque de Exposições da Gameleira, em Belo Horizonte (MG), reúne mais de 1.600 animais oriundos de 18 estados brasileiros, além de 505 expositores, consolidando-se como uma das maiores exposições privadas da capital mineira e um dos principais eventos do agronegócio nacional.’
Com o tema “Tradição se honra. Legado se constrói”, a edição deste ano convida o público a mergulhar em uma experiência que celebra o passado, valoriza o presente e projeta o futuro da raça Mangalarga Marchador.