21.4 C
Belo Horizonte
qui, 10 julho 25

34ª Expocachaça celebra feira de negócios e cultura em BH

Entre os dias 7 e 9 de agosto, Belo Horizonte será palco da 34ª edição da Expocachaça, evento que exalta a cachaça de alambique patrimônio cultural e histórico de Minas Gerais, símbolo da identidade cultural brasileira. Consolidada como evento pioneiro e  a maior vitrine mundial da cachaça de alambique, a feira retorna este ano ao CenterMinas Expo (Av. Pastor Anselmo Silvestre, 1495 – União) ,  com uma programação intensa nos formatos B2B (feira de negócios) e B2C (festival aberto ao público), se consagrando como a maior edição do evento já realizado ocupando três Pavilhões, reunindo tradição, inovação e oportunidades em um só espaço.

Para além da Expocachaça, O evento ainda âncora dois projetos que fortalecem ainda mais sua proposta cultural e gastronômica: a 3ª edição do Minas + Doce, que tem curadoria de Rosilene Campolina – e o objetivo principal de dar visibilidade à riqueza cultural da produção de doces do Estado de Minas expressa numa linguagem do amor, que transpira dos tachos de cobre, mexidos com carinho pelas mãos com poesia – e a BrasilBier, que chega à sua 18ª edição ampliando a visibilidade das cervejas especiais brasileiras, com experiências sensoriais e oportunidades de negócios em torno de rótulos especiais de todo o país.

Um total de 18 estados brasileiros estarão entre os 12.170m², totalizando 100% da área do centro de convenções ocupando os Pavilhões Ouro Preto , Atrium e Tiradentes,  representando suas marcas. Serão cerca 250 expositores distribuídos em stands coletivos e individuais com mais de 2000 marcas de produtos e equipamentos, com destaque para as cachaças de alambique. A bebida, feita com tecnologia e tradição passada entre gerações, ganha aqui seu merecido protagonismo. “Mais uma vez reforçamos a nossa missão de promover a cachaça de alambique, agregando valor ao produto e fomentando negócios em todo o ecossistema. Somada todas as edições, a Expocachaça já gerou cerca de R$ 500 milhões em negócios e recebeu aproximadamente 2,36 milhões de visitantes consolidando a cachaça de alambique como o destilado de prestígio nacional e internacional”, afirma José Lúcio Mendes, diretor do evento.

Com patrocínio do Governo de Minas Gerais e da Cemig via Lei de Incentivo à Cultura, do Sicoob Divicred e apoio da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte , a feira se firma como berço ideal para geração de renda, visibilidade internacional, trocas comerciais e estratégias de futuro para o setor e afirma o compromisso com a formalização, inovação e sustentabilidade .

Informações: expocachaca.com.br

Um paraíso de oportunidades e negócios

Mais que um festival, a Expocachaça se posiciona como um verdadeiro hub de negócios e conexões, envolvendo produtores, distribuidores, lojistas, exportadores, pesquisadores e apreciadores. O evento responde a um setor que segue em ritmo de crescimento e fortalecimento, como revela o Anuário da Cachaça 2025 (Acesse aqui para ter acesso ao documento), divulgado recentemente pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Os dados, referentes ao ano de 2024, mostram que o Brasil conta atualmente com 1.266 estabelecimentos registrados, um aumento de 4% em relação ao ano anterior e de 33% na comparação com 2018. A região Sudeste lidera com folga, reunindo 65,4% do total nacional. Nesse cenário, Minas Gerais reafirma sua posição de protagonismo: são 501 cachaçarias registradas no estado, o que corresponde a 39,6% de todos os produtores do país.

O número de rótulos de cachaça registrados também teve avanço expressivo, totalizando 7.223 produtos, um crescimento de 20,4% em relação a 2023. Mais uma vez, Minas Gerais se destaca, sendo responsável por 2.492 desses registros, ou seja, 34,5% do total nacional, o que demonstra a riqueza e a diversidade da produção artesanal no estado.

A produção nacional também registrou uma alta significativa. Em 2024, foram declarados 292,46 milhões de litros de cachaça, um crescimento de 29,6% frente aos 225,6 milhões de litros produzidos em 2023. A região Sul foi a que apresentou o maior avanço percentual: um salto de 300,6%, com 58,2 milhões de litros produzidos. Já a região Sudeste permanece na liderança, com mais de 172,6 milhões de litros, o equivalente a 59% da produção nacional.

Em termos de empregabilidade, a cadeia produtiva da cachaça também se mostra relevante. Em 2024, o setor gerou cerca de 6.363 empregos diretos mensais, o que representa 4,5% de todos os empregos formais no setor de bebidas do país, segundo dados do CAGED/MTE.

No campo das exportações, o setor enfrentou retração. O Brasil exportou 5,58 milhões de litros da bebida para 74 países, o que representa uma queda de 22,7% no volume e de 28,1% no valor, totalizando US$ 14,54 milhões.

Minas Gerais, além de ser o berço da cachaça de alambique, permanece como motor cultural e econômico da bebida, seja pela quantidade de alambiques, seja pela variedade de marcas e estilos, preservando o saber-fazer tradicional ao mesmo tempo em que impulsiona inovação e profissionalização no setor.

3ª Minas + Doce: Tradição e inovação da doçaria mineira

Desde 2023, a Expocachaça abriga também o evento Minas + Doce, uma feira e festival ancorado que celebra a riqueza e a diversidade da doçaria mineira, envolvendo a produção de doces artesanais, quitandas, queijos minas artesanais, licores, cachaças, azeites e vinhos. Em sua 3ª edição, o evento ocupa um espaço ainda mais estruturado e afetivo, com cerca de 40 estandes selecionados a dedo, conforme destaca José Lúcio, diretor do evento. “Começamos com apenas 12 estandes, dentro da Expocachaça, de forma experimental. Mas a parceria entre a doçaria e a cachaça deu muito certo e o projeto cresceu. Ambos vêm da cana-de-açúcar e usam o cobre como símbolo da tradição e da técnica: o tacho nos doces e o alambique na cachaça”, pontua José. Ele continua: “A doçaria mineira vai muito além do queijo com goiabada, do doce de figo ou de laranja. Temos muita tradição unida à inovação e é isso que também iremos mostrar em nosso festival”, reforça o empresário.

Além da exposição e comercialização dos produtos, o Minas + Doce investe em vivência e conhecimento gastronômico por meio da “Cozinha Viva Minas + Doce”, com nove oficinas distribuídas ao longo dos três dias de evento, sendo três por dia e duração de 50min / aula, todas ministradas por chefs confeiteiros premiados. Cada oficina recebe até 30 participantes, com inscrições gratuitas feitas no local, garantindo o acesso democrático para quem estiver presente na feira. “Essa cozinha é viva, porque mostra o preparo ao vivo, valoriza as receitas afetivas e a cultura por trás das mãos que fazem o doce. Cada receita conta uma história. Teremos releituras de doces históricos com toques de inovação, como brigadeiro de cachaça com café, broa de fubá com queijo Minas + doce de jabuticaba e toque de cachaça, trufa de doce de leite com queijo, são alguns exemplos de deliciosas receitas com ingredientes típicos de Minas que teremos no dia”, explica Rosilene Campolina, curadora da 3ª edição do Minas + Doce.

Os queijos artesanais mineiros também são presença garantida na feira, ingredientes essenciais da cultura gastronômica do Estado. “Doce sem queijo é igual a moça sem beijo”, brinca Rosilene, destacando a parceria com a Amiqueijo (Associação Mineira do Queijo Artesanal) e outros expositores que estarão presentes ao lado dos estandes de doces. O evento ainda reúne uma cadeia diversa de profissionais que movimentam a economia criativa da gastronomia: do confeiteiro ao designer de embalagem, do produtor ao comunicador. “Estamos unindo produtores, chefs, jornalistas, comerciantes e empreendedores em um só espaço, celebrando o que Minas tem de melhor. Receberemos representantes de quase 20 estados brasileiros, o que mostra a força da Expocachaça como vitrine nacional”, completa.

O Minas + Doce também abre espaço para os sabores salgados que carregam a identidade mineira. Nesta edição, o público poderá se deliciar com opções como pão de queijo com doce de leite ou com goiabada de São Bartolomeu, reconhecida como patrimônio imaterial, além de quitutes afetivos como o famoso pão com linguiça artesanal, aquele típico das paradas de estrada que mora na memória afetiva dos mineiros. A chef Elzina Cimenta assina essa iguaria, que poderá ser apreciada no seu estande no evento. Também terão sanduichinhos de pão de queijo recheados com pernil, reafirmando a proposta do festival de valorizar a tradição, a simplicidade e o sabor das receitas mineiras, sejam doces ou salgadas.

Outro destaque da edição é a valorização das associações de produtores, que desempenham papel fundamental na estruturação e no fortalecimento do setor. Entre elas estarão presentes associações de doceiras de diversas regiões, como a Rota  das Doceiras da Lapinha, em Lagoa Santa, e a Associação de Quitandeiras de Congonhas, além da Associação dos Produtores de Azeites do Sul de Minas (Solive), a Associação dos Vinhos de Mesa e de Sobremesa da Uva, a Associação das Prodejas (Produtoras de derivados de jabuticaba de Sabará). “As associações agregam, formalizam e viabilizam a presença de pequenos produtores em eventos grandiosos como esse. Muitas vezes, é por meio delas que os expositores conseguem participar e mostrar a qualidade do seu trabalho. Há ali um espírito de cooperativismo muito bonito e necessário”, ressalta Rosilene Campolina.

Ao impulsionar a geração de renda e formalização dos produtores locais, o Minas + Doce se firma como uma plataforma estratégica de visibilidade para o setor, promovendo conexões entre público, produtores, associações e negócios. Segundo Rosilene, o evento já garante não só a venda no local, mas encomendas, pós-venda e networking entre os expositores. “Queremos manter viva essa tradição e, ao mesmo tempo, criar caminhos para transformar a arte de fazer doces em negócios sustentáveis. Toda essa visibilidade que a vitrine Expocachaça proporciona tem sido um sucesso para a construção dessas pontes”, concluiu José Lúcio.

18ª BrasilBier: cervejas artesanais em evidência

A BrasilBier, ancorada na Expocachaça desde 2017, chega à sua 18ª edição como espaço dedicado às cervejarias artesanais brasileiras. O espaço oferece degustações, harmonizações e oportunidades de negócio em um ambiente que promove cultura cervejeira, diversidade e empreendedorismo. O público poderá vivenciar experiências com IPAs, sours, lagers, stouts e outros estilos que mostram a qualidade e a criatividade das cervejarias mineiras

“Com a BrasilBier, fortalecemos a imagem das cervejas especiais e oferecemos uma plataforma sólida para exposição, inovação e crescimento do setor, que em 2007 precisou muito do impulsionamento da Expocachaça, mas hoje caminha mais independente, afirma José Lúcio Mendes. “A 18ª BrasilBier não é apenas mais uma parte da Expocachaça, é um evento consolidado, que impulsiona o ecossistema cervejeiro, com resultados de longo prazo em visibilidade, negócios e cultura. Uma experiência imperdível para todos que buscam a essência das cervejas especiais , finaliza o empresário.

Programação Cultural e Ingressos

A Expocachaça 2025 será muito mais do que uma feira de negócios: é também um verdadeiro festival cultural e musical, com uma programação pensada para embalar o público em três dias de celebração da cultura brasileira em shows de rock, soul,  e sertanejo. As apresentações acontecem sempre a partir das 19h, no palco principal do evento, no CenterMinas Expo, em Belo Horizonte.

Na quinta-feira (07/08), a abertura musical fica por conta da Banda Beatles Rock Show, trazendo os clássicos eternos dos Beatles em uma apresentação cheia de nostalgia e carisma. Em seguida, quem assume o palco é a Rock Beats, com um repertório recheado de sucessos do pop e do rock nacional e internacional, além de músicas autorais.

A sexta-feira (08/08) será dedicada ao rock clássico. Às 19h, a Banda Creedence Cover transporta o público direto para os anos 70 com os maiores hits do Creedence Clearwater Revival. Logo depois, às 21h30, é a vez da Lurex – Queen Tribute, banda que homenageia Freddie Mercury e companhia com uma performance eletrizante e fiel ao legado do Queen.

No sábado (09/08), a programação traz ainda mais diversidade. com três bandas no palco o Arteria Trio a partir das 17h00 e no início da noite o groove contagiante do Super Tim, show tributo a Tim Maia, um dos maiores ícones da música brasileira. Para encerrar a Expocachaça 2025 com emoção, a dupla sertaneja Marcos Paulo & Marcelo sobe ao palco às 21h30. O destaque vai para Marcos Paulo, filho de José Rico, da histórica dupla Milionário & José Rico, que promete uma apresentação marcada por clássicos do sertanejo raiz e suas baladas além de sucessos autorais.

Os ingressos já estão disponíveis para compra pela AQUI, através da pataforma Ingresse, com diferentes modalidades e vantagens para quem garantir presença com antecedência. Os valores individuais por dia são de R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia-entrada). Há também os passaportes promocionais “Galera”, válidos para grupos de quatro pessoas, com preços especiais até 30 de julho ou enquanto durar o estoque: R$ 110,00 (inteira) e R$ 80,00 (meia) para acesso em todos os dias do evento; além dos ingressos específicos para grupos nas datas isoladas: Quinta (07/08) – R$ 120,00, Sexta (08/08) – R$ 120,00 e Sábado (09/08) – R$ 120,00. A recomendação é garantir com antecedência para aproveitar os valores promocionais e evitar filas.

Programação de palestras 

Além de consolidar-se como a maior vitrine mundial da cachaça de alambique, a 34ª Expocachaça também será palco de debates, lançamentos e reflexões sobre o futuro da cadeia produtiva, reunindo especialistas, pesquisadores e protagonistas do setor em uma programação nos dias 8 e 9 de agosto (sexta e sábado).

Na sexta-feira (08/08), a programação terá início com uma participação especial da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), com palestra das 14h às 15h00 – Promoção da Cachaça e dos Projetos setoriais por Alberto Bicca e Mapa de Oportunidades e Estudo de Acesso a Mercado sobre a Cachaça por Zimmer de Souza Bom Gomes. Em seguida, das 15h30 às 18h00, acontece o aguardado lançamento do “Guia do Mapa da Cachaça”, projeto encabeçado pelo pesquisador e divulgador Felipe Januzzi, com edição do Senac, que também promoverá sessão de autógrafos e venda de exemplares no local e depois no seu estande na Feira.

No sábado (09/08), o conteúdo técnico e prospectivo ganha força com duas palestras de alto nível. A partir das 14h, o especialista João Almeida conduz a palestra “A Cachaça do Futuro: Como a Inteligência Artificial Pode Melhorar a Produtividade, a Sustentabilidade e o Lucro na Destilaria”, trazendo uma visão inédita sobre o papel da tecnologia de dados na gestão moderna das produções artesanais e industriais.

Às 15h30, Maria das Graças antecipa debate do III Simpósio e VII Seminário Brasileiro de Cachaça de Alambique. Durante a programação do evento, o público poderá conferir a palestra da especialista Maria das Graças, que trará o tema “Cachaça de Alambique: Bebida Genuinamente Brasileira! Crescimento, Qualidade Atrelados à Tecnologia e Inovação!”. Com duração de 1h30, a apresentação será uma prévia dos debates que vão nortear dois grandes encontros do setor marcados para abril de 2026, na Universidade Federal de Lavras (UFLA): o III Simpósio Brasileiro de Cachaça de Alambique e o VII Seminário Brasileiro de Cachaça de Alambique.

A trajetória da Expocachaça

Criada em 1998, em Belo Horizonte, a Expocachaça tornou-se a primeira feira e festival da cadeia produtiva e de valor do agronegócio da cachaça do mundo. Com uma proposta ousada e pioneira, o evento foi ganhando força e projeção até se consolidar como a maior vitrine internacional da cachaça de alambique.

Em 2005, a relevância da feira foi reconhecida pelo Governo de Minas Gerais, que, por meio da FAEMG e da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, convidou a Expocachaça para ancorar um grande evento do agronegócio mineiro. Essa parceria público-privada foi realizada de 2005 a 2013, no Expominas e no Parque de Exposições da Gameleira, em Belo Horizonte, envolvendo milhares de produtores e profissionais do setor em edições com mais de 16 mil m² de área ocupada.

Entre 2010 e 2013, a Expocachaça também teve uma edição anual em São Paulo, chamada “Expocachaça Dose Dupla”, realizada com sucesso no Mercado Municipal Paulistano (O Mercadão). A iniciativa conquistou o público paulista e gerou grande repercussão na mídia e nos negócios e é considerada até hoje em evento modelo..

Com a chegada da pandemia de Covid-19, o evento precisou ser interrompido em 2020. No entanto, em 2021, a Expocachaça retornou com fôlego renovado na Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte, um espaço menor, mas que reafirmou a força da feira e sua conexão com o público. O sucesso dessa retomada impulsionou um novo salto: em 2024, a Expocachaça passou a ser realizada no CenterMinas Expo, triplicando seu tamanho e consolidando-se como a maior edição de sua história.

SERVIÇO
EXPOCACHAÇA
Data: 7 a 9 de agosto de 2025
Horário: a partir das 12h
Local: CenterMinas Expo – Av. Pastor Anselmo Silvestre, 1495, União, Belo Horizonte (MG)
Ingressos: à venda no local e online via Ingresse, com meia-entrada para 40% dos tickets

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Delegada que atirou em direção a policiais civis não vai à júri popular

Juíza sumariante entendeu que não houve intenção de matar...

Programa capacita gratuitamente moradores da periferia de BH

"Foto & Tal: Oficina de Narrativa Fotográfica" terá quatro...

Minas Gerais recebe 259 novos profissionais do Mais Médicos

O estado de Minas Gerais recebeu o reforço de...

Más condições de trabalho afastam candidatos de vagas abertas

Mesmo com alta demanda em setores operacionais, insalubridade, baixos...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui