Praia da Ponta de Nossa Senhora, na Ilha dos Frades, é novamente premiada pelo Programa Bandeira Azul

0
296

A Praia de Ponta de Nossa Senhora do Guadalupe, na Ilha dos Frades, em Salvador (BA), foi mais uma vez premiada com a certificação internacional Bandeira Azul, o mais importante programa de gestão socioambiental de praias, marinas e embarcações de turismo do mundo.

 

A premiação se renova todos os anos na véspera da temporada de verão e é simbolicamente representada pelo hasteamento de uma bandeira azul no local premiado. O processo de aprovação se inicia com um Júri Nacional, composto pelo Ministério do Turismo e outros órgãos do país, e depois é deliberado por um Júri Internacional que dá o veredito final.

 

O Programa promove o desenvolvimento sustentável em áreas de água doce e marinhas e desafia as autoridades locais e os gestores de praia a alcançarem altos padrões de qualidade em quatro temas: qualidade da água, gestão ambiental, educação ambiental e segurança. Criado pela FEE (Foundation for Environmental Education), o Bandeira Azul se consolidou como um rótulo ecológico altamente respeitado e reconhecido em diversos continentes.

 

Para tornar possível a certificação da Praia de Ponta de Nossa Senhora do Guadalupe, a Fundação Baía Viva em parceria com a Prefeitura Municipal de Salvador e apoio da comunidade local, faz um amplo trabalho de adequação e preservação. Neste sentido foram realizadas, por exemplo, melhorias na acessibilidade, requalificação dos banheiros e dos comércios de praia, implantação de sinalização ambiental.

Em breve, a Ilha dos Frades deve ganhar uma segunda Bandeira Azul com a certificação da Praia da Viração. O processo já está em faze piloto e deve se concretizar já na próxima temporada. “Ter uma segunda praia certificada na Ilha dos Frades representa a maior conquista socioambiental da Baía de Todos os Santos nos últimos dez anos. Isso é de uma importância enorme porque consolida a expansão das boas práticas na região e o nosso compromisso em fazer com que isso se perpetue”, afirma Isabela Suarez, presidente da Fundação Baía Viva.

 

As belezas da Praia da Ponta de Nossa Senhora

Vista aérea da Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe, Ilha dos Frades/ Foto: Rui Rezende

A praia fica no extremo sul da Ilha dos Frades, é uma das mais bonitas do arquipélago e está inserida na APCP (Área de Proteção Cultural e Paisagística, da Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe).

 

Um dos principais atrativos do local é a Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe, construída pelos portugueses no alto do cume e totalmente restaurada pela Fundação Baía Viva, em 2007. O projeto incluiu também a reconstrução da escadaria que dá acesso à igreja e a instalação de um mirante, de onde se descortina uma das mais belas vistas da Baía de Todos os Santos.

 

É na Praia de Ponta que fica também o famoso Restaurante da Preta, da chef Angeluci Figueiredo, que com sua gastronomia baiana de altíssima qualidade atrai admiradores que vão à Ilha somente para provar suas delícias. Em 2020 Preta inaugurou também a Pretoca Pousada, com conceito diferenciado e charme bem ao estilo da Ilha.

 

Outro destaque da Praia de Ponta é a Eco Pousada Recanto da Lu que reuniu arquitetos e designers para assinar os projetos dos 11 gazebos de madeira que compõe a pousada. Antigamente o local funcionava como camping, mas contou com apoio da Fundação Baía Viva para se adaptar às novas regulamentações de preservação ambiental da Ilha e tornou o negócio sustentável e não poluente. O resultado é surpreendente e chama atenção pela originalidade.

 

Nos próximos meses, mais novidades gastronômicas aportarão na Praia de Ponta de Nossa Senhora. Juli Holler e o chef espanhol José Morchón – proprietários do badalado La Taperia no bairro do Rio Vermelho- devem inaugurar uma versão do La Taperia voltada para a cozinha de brasa. Outra novidade é o Restaurante Bottino, primorosa cozinha italiana do chef Claudio Bottino, com previsão de abertura para o início de 2022.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here