Novo Santuário de Santa Rita de Cássia promete impulsionar ainda mais o turismo brasileiro

0
22

Movimentando cerca de 20 milhões de viagens por ano, o turismo religioso é a bola da vez

 

Um importante setor que move a economia do país é o do turismo religioso. De acordo com o Sebrae-MG, no Brasil, o turismo religioso movimenta cerca de 20 milhões de viagens por ano e é responsável por injetar R$15 bilhões na economia brasileira.
A fé do povo brasileiro se reflete nas centenas de templos e santuários espalhados pelo país, revelando todo o potencial do turismo religioso no Brasil.
Agora, a expectativa é ainda maior, pois o país contemplará o maior Santuário do mundo, dedicado à Santa Rita de Cássia. O novo Santuário, localizado na cidade de Cássia, sudoeste mineiro será inaugurado nos dias 20, 21 e 22 de maio. Ele ocupa uma área de 180 mil metros quadrados, sendo 100 mil de edificação. Abriga um Centro Comercial, a Casa para o Clero, um Velário e a réplica da casa de Santa Rita de Cássia. Com capacidade para até 5 mil pessoas sentadas, 2 mil em pé, conta com sanitários, vestiários, fraldário, praça de alimentação, heliponto e estacionamento para 200 ônibus e até mil carros.
Foram quase quatro anos de obra até a fase final. “Anualmente recebemos milhares de pessoas na festa de Santa Rita, celebrada no dia 22 de maio. Agora, temos capacidade de receber ainda mais. Esperamos nesses três dias de maio, mais de 100 mil pessoas”, conta padre Michel Pires, à frente do Santuário.
Segundo o Departamento de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo – MTur, anualmente, são feitas 8,1 milhões de viagens domésticas movidas pela fé — turistas sem contar com excursionistas). Com os excursionistas, chegam a 18 milhões de viagens com essa motivação.

Existem hoje 513 festas religiosas cadastradas no site do MTur.

 

Rotas religiosas aquecem o turismo no Brasil

Mais do que uma manifestação de fé, o turismo religioso é um segmento que movimenta a economia e faz circular a renda. Turistas brasileiros e estrangeiros circulam pelo país para conhecer os lugares considerados sagrados.

Responsável por movimentar peregrinos e fiéis de todo o mundo, o turismo religioso é apontado como um dos produtos que incrementa o setor no Brasil. Desde 2018 que o setor vem crescendo e sendo o maior propulsor do turismo interno no país.

Devido ao calendário de celebrações religiosas, milhares de pessoas deslocam-se pelo país em busca de templos, santuários e outras comemorações relacionadas ao exercício da fé.

Potencial do turismo religioso

Quando uma pessoa visita um santuário religioso, ela vive uma experiência ligada à fé e a espiritualidade. No entanto, o potencial dessa categoria de turismo vai além da sua relação com as religiões.

Ao visitar esses locais, os turistas acabam consumindo produtos e serviços, além de ter acesso a outros tipos de serviços e visitação. O turismo religioso também pode ser considerado como um modo de melhorar a infraestrutura e a qualidade de vida dos moradores dos locais visitados.

Em Cássia-MG a expectativa já é essa, uma vez que está sendo construído um Complexo Religioso. O Santuário abriga um Centro Comercial com 50 lojas. “Estou abrindo uma filial no novo Santuário do Chocolates Rita Dutra, com uma chocolateria e uma cafeteria. Estamos todos muito animados e ansiosos com a inauguração do Complexo, pois com certeza, será um marco na nossa cidade que vai dar um salto muito grande em relação à economia e a geração de mais empregos”, afirma Rita Dutra, proprietária da loja.

“A chegada do novo Santuário já está gerando muito serviço e, a demanda de trabalho cresceu. Acreditamos que a nossa economia vai melhorar muito”, comenta Nilzelane Borges de Andrade, proprietária de outra loja do complexo do novo Santuário, a FH camisetas e presentes.

 

 

Impactos econômicos da atividade

10,4% do PIB mundial e responsável por um a cada dez empregos gerados na economia global em 2019.

Brasil: 8% do PIB nacional e 7,04% da força de trabalho.

Minas Gerais: 3% do PIB mineiro e 7,97% da força de trabalho. 99,40% dos negócios são microempresas ou empresas de pequeno porte.

Fonte: Sebrae

Inauguração do Novo Santuário de Santa Rita de Cássia

Nos dias 20, 21 e 22 de maio será oficialmente inaugurado o Santuário de Santa Rita de Cássia, maior dedicado à Santa no mundo todo. A data dos eventos foi escolhida pois, dia 22 de maio, é celebrado o Dia de Santa Rita de Cássia, que ficou conhecida como a padroeira das causas impossíveis, a protetora das viúvas e a santa das rosas.

Serviço:

Inauguração do Santuário de Santa Rita de Cássia — convite com a programação em anexo

20/05 — Sexta-feira

21/05 — Sábado

22/05 – Domingo

Programação anexo. anexo 1

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here