Inscrições abertas para a oficina A arte das histórias, com Renata Camargos, no projeto Conexão Cultural

0
69

Como contar histórias em tempos digitais? Renata Camargos desvenda essa questão, na oficina oferecida às cidades de Arcos, Barão de Cocais, Betim, Caeté e Santa Bárbara

 

O encanto do contar histórias está presente em nossas vidas. E pode ficar ainda melhor, quando as narrativas que formam nossas cidades são trabalhadas com técnicas para encantar o público. O projeto Conexão Cultural traz às cidades de Arcos, Barão de Cocais, Betim, Caeté e Santa Bárbara a oficina A arte das histórias, com Renata Camargos, de 26 a 29 de abril. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link: https://bit.ly/OfArteDasHistorias até o dia 14 de abril. 

Podem se inscrever para as oficinas do Conexão Cultural professores do Ensino Fundamental 1 e 2, bibliotecários, profissionais que atuam em projetos e organizações sociais, artistas, agentes culturais e também o público em geral das cinco cidades contempladas. 

Com métodos claros, acessíveis e exercícios para fazer em casa, o aluno irá experimentar e comprovar que todos podem contar e gravar histórias, e encaminhá-las para seus alunos, comunidade ou para quaisquer outros públicos. A oficina é dividida em quatro módulos, que podem ser acessados na plataforma Google Sala de Aula. As produções dos alunos farão parte de mostras realizadas presencialmente em cada cidade, durante o mês de junho. 

Conexão Cultural é um projeto incentivado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura [Pronac – 184943], com gestão da Planeta Cultura & Sustentabilidade e patrocínio da Jaguar Mining, da Lhoist e da Rede Mater Dei. O formato é híbrido, com atividades on-line e presenciais. O projeto também integra o Quadrilátero Criativo, iniciativa voltada para o fomento da economia criativa nos municípios do Quadrilátero Ferrífero. 

Renata Camargos

Autora e ilustradora do livro “A escola azul” (Gulliver), Renata Camargos é contadora de histórias, psicopedagoga, técnica em biblioteca, produtora de conteúdo para o canal @reinventarenata. Desenvolve projetos educacionais de incentivo à leitura e de revitalização de bibliotecas. É artesã, artista em lettering e pintura decorativa em parede. Trabalha na cidade de Divinópolis (CIDADE DAS HISTÓRIAS) e reside em Carmo do Cajuru. Já participou da Bienal Mineira do Livro 2020, levou suas histórias, seus projetos e sua arte a várias cidades.

Etapas do Conexão Cultural 

  1. Ciclo de Mobilização: com a produção de conteúdos diversos com os participantes.
  1. Ciclo das Oficinas: com o objetivo de instrumentalizar profissionais que atuam na educação e na cultura. os participantes inscritos passam a integrar uma rede de formação com agentes dos cinco municípios, vivenciando diferentes técnicas e conectando-se com profissionais de referência da música, das artes cênicas, das artes plásticas e de projetos. 

A arte das histórias, com Renata Camargos –  inscrições pelo link: https://bit.ly/OfArteDasHistorias até o dia 14 de abril. 

Artesanato cênico: recursos para contar histórias, com Nana Bernardes

Música em movimento: musicalização brincante, com Vivian Fernandes

Máscaras da Folia de Reis: arte, patrimônio e festa, com Eco das Artes

Ativando recursos para projetos locais, com Flaviano Souza e Silva

  1. Ciclo de Resultados: após as oficinas e palestras, será organizada uma Mostra Artística em  formato híbrido (presencial e on-line), em que espetáculos em formato híbrido serão montados, trabalhando os conteúdos de todas as cidades.

 

Serviço

Conexão Cultural – Histórias para encantar, conectar e crescer!

Oficina A arte das histórias, com Renata Camargos

Destinado a professores do Ensino Fundamental 1 e 2, bibliotecários, profissionais que atuam em projetos e organizações sociais, artistas, agentes culturais e também ao público em geral das cidades de Arcos, Barão de Cocais, Betim, Caeté e Santa Bárbara.

Inscrições gratuitas até 14 de abril pelo link: https://bit.ly/OfArteDasHistorias

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here