Prefeitura de Belo Horizonte abre inscrições para atividades virtuais da Escola Livre de Artes Arena da Cultura

0
338

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura abrem nesta sexta-feira (12) as inscrições para as atividades da Escola Livre de Artes Arena da Cultura em 2021. Dando continuidade à proposta de formação artística Escola Expandida, iniciado no ano passado, a Escola promove atividades formativas em artes e cultura exclusivamente no modelo virtual, neste período de necessário distanciamento social para o combate à pandemia da Covid-19. São oferecidas cerca de 2 mil vagas em todas as áreas artísticas da Escola – artes visuais, audiovisual, bastidores das artes, circo, dança, design popular, gestão e produção cultural, música, patrimônio cultural e teatro –, além de encontros virtuais voltados para estudos sobre cultura da infância.

As inscrições para as atividades virtuais são gratuitas e podem ser feitas até dois dias úteis antes da aula inaugural de cada curso. O link para inscrição e a relação de todas as atividades disponíveis, e suas respectivas datas, podem ser acessados no portal da Prefeitura. Todas as aulas serão ministradas através da plataforma de Educação Aberta à Distância – EAD (ead.pbh.gov.br), desenvolvida pela Prefeitura.

Ao todo, serão mais de 90 ações de formação artística e cultural ofertadas, entre rodas de conversa, workshops, oficinas, laboratórios de pesquisa, minicursos e estudos complementares em cada uma das áreas artísticas citadas, além do módulo Transversal, que contempla conteúdos de várias áreas abrangidas pela ELA-Arena em uma só oficina. Os interessados em participar das ações formativas, que têm vagas limitadas, devem ter a partir de 14 anos ou acessar as atividades voltadas para todas as idades. Caso o número de inscritos exceda o número de vagas disponíveis, será feita uma seleção pautada pelos critérios de assiduidade, pontualidade, presença qualificada e contribuição para o grupo de trabalho nos primeiros encontros.

“Em 2020, tivemos o desafio de repensar o modelo de formação artística da Escola Livre de Artes Arena da Cultura, diante da pandemia da Covid-19 e das restrições necessárias ao encontro presencial. Foi preciso, em um curto espaço de tempo, buscar alternativas para dar continuidade ao projeto, expandindo as possibilidades de ensino e aprendizagem e identificando novas alternativas para a transmissão de conhecimento. Felizmente, o modelo adotado gerou resultados positivos. Tivemos em 2020 mais de 200 atividades e 25 mil atendimentos virtuais. Agora, abrimos as inscrições para que mais pessoas possam realizar os cursos formativos da ELA-Arena, ofertados gratuitamente à população, como um pilar importante da política pública na área da Cultura da Prefeitura de Belo Horizonte”, destaca a secretária Municipal de Cultura e presidenta interina da Fundação Municipal de Cultura, Fabíola Moulin.

Escola Expandida

A Escola Expandida, abordagem de ensino à distância da ELA-Arena da Cultura, começou a ser conceituada pela equipe da Escola em março de 2020, logo no início da pandemia da Covid-19 no Brasil, diante da necessidade de interrupção das aulas presenciais naquele momento. A concretização da abordagem se deu com a definição pela utilização da Plataforma de Educação Aberta à Distância – EAD da Prefeitura de Belo Horizonte. A ferramenta, desenvolvida pela Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel), oferece um conjunto de possibilidades que favorece a interatividade entre docentes e discentes, a troca de conhecimentos entre os participantes e a transmissão de saberes, a exemplo dos encontros on-line (sessões de aula ao vivo), chats e fóruns de participação.

A ELA-Arena segue, no primeiro semestre de 2021, com as aulas exclusivamente on-line, como medida de prevenção ao contágio pela Covid-19.

Projeto Integrarte forma agentes municipais

Desenvolvido pela Escola Livre de Artes Arena da Cultura desde 2016, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o Projeto Integrarte também foi reorganizado para o contexto da Escola Expandida, com atividades virtuais. O projeto visa proporcionar formação em artes e cultura para agentes públicos da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte (RME-BH), abrangendo indiretamente e como consequência deste processo, cerca de 20 mil alunos.

Em 2021, serão 10 turmas do curso de longa duração. As aulas terão início em março e irão abordar conteúdos de oito das 10 áreas de atuação da Escola, sendo organizados numa perspectiva transversal. Também estão previstos workshops dentro do Integrarte ainda neste semestre, com novas vagas para a participação dos agentes públicos da Rede Municipal de Ensino. As inscrições são exclusivas para estes agentes públicos da RME-BH e serão abertas ainda neste mês também por meio do portal da Prefeitura.

Escola Livre de Artes Arena da Cultura

A Escola Livre de Artes Arena da Cultura foi criada em 2014, consolidando o projeto Arena da Cultura, promovido há mais de 20 anos pela Prefeitura de Belo Horizonte. A Escola desenvolve atualmente cursos e oficinas em 10 áreas culturais. Cada uma destas áreas conta com um coordenador, que é responsável por propor, acompanhar e avaliar os trabalhos desenvolvidos pelos alunos. A ELA-Arena dispõe, ainda, de uma equipe pedagógica formada por profissionais que dinamizam os processos formativos, conceituais e metodológicos. Estes educadores promovem uma reflexão permanente em cada uma das áreas de atuação da Escola, visando ao aprimoramento do ciclo formativo.

Nos últimos anos, a ELA-Arena vem se destacando como uma das mais importantes escolas públicas e gratuitas de formação artística e cultural do país. Em 2018, a Escola disponibilizou cerca de 4 mil vagas, ao todo, em cursos e oficinas de arte. Esse número cresceu para cerca de 4,6 mil, em 2019. Em 2020, mesmo com a pandemia de Covid-19, houve a inédita implementação da Escola Expandida, com o desenvolvimento de 238 atividades, que somaram mais de 25 mil atendimentos virtuais.

Por meio de parceria com o Núcleo de Produção Digital (NPD-BH), a ELA-Arena desenvolve minicursos de capacitação e formação na área audiovisual, além de outros percursos formativos. A Escola Livre de Artes Arena da Cultura também desenvolve, desde 2016, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o projeto Integrarte, que visa à formação em arte e cultura para agentes públicos da rede municipal de ensino. Em 2020, no projeto Integrarte, foram desenvolvidas 44 atividades, com 3.924 atendimentos virtuais.

Escola Livre de Artes Arena da Cultura – Escola Expandida

Inscrições 1º Semestre 2021

A partir de 12 de fevereiro de 2021

www.pbh.gov.br/escolalivredeartes

Inscrições gratuitas

Informações para o público: secretaria.ela@pbh.gov.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here