Palácio da Liberdade abre neste fim de semana com programação cultural nos Jardins

0
26

O Receptivo do Palácio da Liberdade está de braços abertos para os visitantes que queiram contemplar o edifício histórico e os seus Jardins. As visitas e atividades acontecem respeitando todas as normas de segurança sanitária e com pequenos grupos.

Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados a partir das 8h desta sexta-feira, 29 de abril. Já as visitas ocorrem no sábado, dia 30, e domingo, 1° de maio. Para a ocasião, a programação dos Jardins foi idealizada para todos os públicos, de todas as idades, contando com visita mediada e atividades lúdicas. Trata-se de uma oportunidade de vivenciar um pouco mais do espaço, brincando e conversando sobre sua história. A iniciativa é fruto da parceria entre o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG) e a APPA – Arte e Cultura.

Visita mediada

Para que serve um jardim histórico? Na visita mediada aos Jardins, os visitantes poderão conhecer elementos que remetem à época da construção da cidade de Belo Horizonte, bem como aspectos históricos, decorativos, simbólicos, além, é claro, da diversidade de espécies botânicas.

Público-alvo: todas as idades. 

Duração: até 50 min. 

Horário: 13h30 (30 de abril e 1° de maio).  

Local: Jardins/fachada do Palácio da Liberdade. Vagas limitadas. Retirada de ingressos: www.sympla.com.br/appa, a partir de sexta-feira, 29 de abril.

 

Caça aos Detalhes

Como atividade lúdica na visitação aos Jardins, teremos a Caça aos Detalhes, que explora os Jardins históricos e a fachada do Palácio. Antes do início da visitação, os convidados recebem fotografias dos detalhes das fachadas e Jardins e, a partir daí, eles terão que reconhecer os pontos apresentados pelas fotos.

A “Caça aos Detalhes” tem como objetivo sensibilizar o olhar dos visitantes para os elementos decorativos, arquitetônicos e simbólicos que fazem parte do edifício e de seu entorno. A atividade é uma ótima maneira de descobrir o espaço brincando.

Público-alvo: todas as idades.

Duração: até 1h.

Horário: 14h30 (30 de abril) e 10h30 e 14h30 (1° de maio)

Local: Jardins/fachada do Palácio da Liberdade. Vagas limitadas. Retirada de ingressos: www.sympla.com.br/appa, a partir de sexta-feira, 29 de abril.

Oficina de bonecas Abayomi

No sábado, haverá ainda uma ação especial: a oficina de confecção de Bonecas Abayomi, ministrada pela artesã Marcela Alexandre.

Feitas de pano, a mão e sem costuras, a boneca preta é considerada uma referência cultural relevante para a valorização da nossa cultura afro-brasileira. Sua representatividade fomenta ainda uma importante reflexão sobre igualdade racial, atuando também como ferramenta de combate ao racismo.

Público-alvo: todas as idades.

Duração: até 1h.

Horário: 10h30 (30 de abril). 

Local: tenda. Vagas: 20 pessoas.

Retirada de ingressos: www.sympla.com.br/appa, a partir de sexta-feira, 29 de abril.

O Palácio da Liberdade é a sede histórica do Governo do Estado de Minas Gerais. Inaugurado em 1898 e denominado originalmente como Palácio Presidencial, o edifício é o principal elemento articulador do Conjunto Arquitetônico da Praça da Liberdade e um grande atrativo do Circuito Liberdade. Em 2018, suas portas foram reabertas para que o público tivesse a oportunidade de conhecer essa importante referência cultural, política e arquitetônica do Estado.

Atenção: Clique aqui para checar as regras de visitação. O não atendimento a elas pode inviabilizar sua visita.

A retirada de ingressos é obrigatória para crianças a partir de dois anos de idade.

A entrada para o público é realizada pelo portão da Avenida Cristóvão Colombo.

Só retire seu ingresso se tiver certeza que poderá comparecer no dia e horário selecionados. Lembre-se de que as vagas são limitadas e outras pessoas também podem estar interessadas em realizar a visita.

Mais informações:

pl.educativo@appa.art.br

appa.art.br/palaciodaliberdade

Fotos: Petrônio Souza
 
 
 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here