Orquestra Ouro Preto abre sua sede para Workshop de Percussão

0
44

Aula com foco na caixa-clara será ministrada pelo músico Rafael Alberto e acontece no dia 25 de maio, das 14h às 17h

No dia 25 de maio, a Orquestra Ouro Preto abre sua sede para dar início ao Ciclo de Workshops OOP. O projeto tem início com a aula “Caixa Clara: uma abordagem musical”, ministrada pelo músico Rafael Alberto, percussionista e fundador do duo Desvio e colaborador frequente do conjunto orquestral mineiro.

Segundo Rafael, a proposta é oferecer aos participantes uma abordagem mais musical e menos técnica do instrumento, muitas vezes vinculado a uma noção de virtuosismo em detrimento de sua inserção em uma obra ou canção.

“O que vemos é uma abordagem muito técnica, em vez do entendimento orgânico da música. O que desejamos é apresentar uma abordagem musical fluída de um instrumento dito como técnico”, sintetiza o músico.

Para participar do workshop, é necessário um nível intermediário no instrumento. As inscrições devem ser feitas até o dia 18 de maio. Para tanto, é preciso enviar um vídeo da peça ou estudo de caixa-clara que deseja tocar, sem edições. O resultado será divulgado no dia 23/5. Quem não for aprovado está automaticamente inscrito para participar da ação como ouvinte (limite de até 20 ouvintes convidados por ordem de inscrição).

 

Rafael Alberto

Rafael Alberto é músico e compositor do duo Desvio e colaborador da Orquestra Ouro Preto desde 2011. Estudou no Conservatório de Tatuí, na Universidade Estadual Paulista (Unesp) e obteve o seu mestrado na Stony Brook University, nos Estados Unidos, sob orientação de Eduardo Leandro. Foi bolsista do Festival de Campos do Jordão em quatro edições consecutivas e, em 2014, participou do 33º Cloyd Duff Timpani Masterclass, na Universidade da Georgia (EUA). Atualmente cursa Especialização em Gestão na Fundação Dom Cabral.

 

Inscrições

Para se inscrever, acesse o site da Orquestra Ouro Preto (www.orquestraouropreto.com.br) e vá até a aba “Educacional”. Clique em “Workshops” e siga todas as instruções. São apenas 4 vagas para aprovados e 20 para ouvintes.

 

Serviço

Ciclo de Workshops Academia Orquestra Ouro Preto

1º Workshop – Caixa-Clara: uma abordagem musical

 

Inscrições: Abertas até o dia 18 de maio.

Informações: www.orquestraouropreto.com.br

Workshop: 25 de maio de 2022

Local: Sede da Orquestra Ouro Preto em Belo Horizonte

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here