Natal Tiradentes conecta cultura mineira a tradições natalinas e apresenta Papai Noel cantor

0
24

Evento ocorre até 26 de dezembro com programação diversa que valoriza tanto a cultura de Minas Gerais quanto as etapas de um evento tradicional de natal

Tradição sobre tradição. O Natal Tiradentes já encanta visitantes que passam pela cidade. Muito disto por conta da conexão que contempla a clássica decoração natalina à cultura exuberante de Minas Gerais. Neste emaranhado de cores, luzes, gastronomia e histórias, quem também tem arrancado sorrisos e inspirado o público é o Papai Noel.

“Neste ano fomos além do convencional. Conseguimos estruturar uma programação diversa que valoriza não somente a magia e o verdadeiro simbolismo natalino. Também trouxemos para as ruas de Tiradentes a cultura mineira. Envolvemos nossos causos, nossa culinária e o espaços da cidade que carregam estórias e lendas para apresentar aos entusiastas um pouco de como Tiradentes se criou e sua familiaridade com o natal”, explica Luiz César Costa, diretor executivo da LuTh Produções e coorganizador do Natal Tiradentes.

Nesta programação mencionada por Luiz César está o Papai Noel mais mineiro possível. Isso porque o personagem se arrisca em um cortejo que passa pelo centro histórico de Tiradentes logo que as luzes se ascendem aos finais de semana. Este é um momento de interação no qual o Bom Velhinho canta para os expectores e encanta todos com um show musical baseado em canções típicas natalinas e das terras mineiras.

“Este é um momento único da programação. Toda vez que o Papai Noel começa a cantar, nós sentimos a alegria dos visitantes. Para mim, é uma grande satisfação poder unir todas estas referências em uma comemoração cristã do interior mineiro e apresentar um natal bem brasileiro”, comemora Gabriela Barbosa, gerente comercial e diretora de Marketing da Pousada Pequena Tiradentes, também coorganizadora do Natal Tiradentes.

Não bastasse a atração de final de semana, o Papai Noel ainda instalou seu escritório na Casa Aimorés, de quinta a segunda-feira, entre 16h e 22h, e recebe visitas para fotografias e para a tradição da cartinha. Diferente de parte da programação, este espaço é pago. Os ingressos serão vendidos no local e haverá controle do número de pessoas por grupo em cada faixa de horário. O valor é R$ 20.

“Com o Escritório do Papai Noel, nossa ideia foi criar um momento voltado para as crianças, que poderão levar suas cartinhas para o Bom Velhinho e, posteriormente, mamães e papais as receberão por e-mail ou via aplicativo de mensagem para não deixarem de atender aos pedidos. Já quanto as fotos, não há restrição de idade. Todos são bem-vindos para posar com o Papai Noel”, explica Marcus Barbosa, sócio-administrador da Pousada Mãe D´Água e coorganizador do Natal Tiradentes.

Mamãe Noel não poderia faltar e também marcará presença na Casa Aimorés, onde quitandeiras da cidade estarão à frente de oficinas para ensinar a fazer biscoitos, pães e bolos. Esta atividade acontecerá sempre às sextas e aos sábados, às 15h, com capacidade máxima de dez pessoas por sessão. Interessados podem se inscrever gratuitamente no site do Natal Tiradentes (www.nataltiradentes.com.br) ou acompanhar a transmissão on-line no perfil do Natal Tiradentes no Instagram (@nataltiradentes). Seguindo o mesmo formato e com aulas no mesmo lugar, o Natal de Chef trará semanalmente chefs de cozinha locais para preparar receitas natalinas para a ceia sempre às sextas-feiras e aos sábados, às 13h, com a primeira aula em 6/11.

A programação completa está disponível no site. Em 2021, o Natal Tiradentes chega a sua terceira edição e acontece entre os dias 5 de novembro e 26 de dezembro. O evento tem a produção MBYA Produções através das Leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura e segue todas as medidas de segurança recomendadas pelo programa Minas Consciente e pelo plano do Governo do Estado de Minas Gerais para a retomada das atividades devido à pandemia do Covid-19 de forma segura e responsável.

Programação 2021 Natal Tiradentes

5 de novembro a 26 de dezembro

 

Natal de chef – chefs de cozinha ensinam receitas para a Ceia de Natal

Sextas e sábados, às 13h

Casa Aimorés – Rua Direita, 159, Centro – Tiradentes/MG

 

Quitandas da Mamãe Noel – quitandeiras de Tiradentes contam os segredos de suas receitas

Sextas e sábados, às 15h

Casa Aimorés – Rua Direita, 159, Centro – Tiradentes/MG

 

Escritório do Papai Noel – visitas com ingresso a ser adquirido no local

Quinta a segunda, das 16h às 22h

Casa Aimorés – Rua Direita, 159, Centro – Tiradentes/MG

 

Projeções Natalinas – cinco sessões diárias para contar a história entre uma pastorinha e um cozinheiro

Novembro: 7, 11, 14, 18, 21, 25 e 28

Dezembro: 2, 5, 10, 12, 17, 19, 23, 24 e 25

Horários: 19h, 20h, 21h, 22h e 23h

Local: Igreja das Mercês – Largo das Mercês, Centro – Tiradentes/MG

Presépio: Largo das Mercês, Centro – Tiradentes/MG

Site: www.nataltiradentes.com.br

Instagram: @nataltiradentes

Sobre o Natal Tiradentes

O evento é organizado pela equipe do grupo Praça em Movimento junto da MBYA Produções e visam o desenvolvimento do turismo local a partir da preservação dos espaços públicos e da promoção de eventos culturais na cidade. O Natal Tiradentes é  um projeto de lei de incentivo à cultura federal e estadual,  apresentado pela Cemig e Mart Minas Atacado & Varejo, tem patrocínio da Vilma Alimentos, Sicoob Divicred, Cedro, Pirata, Olhar, Café Três Corações, AMG Brasil e Laut, e tem o apoio do COMTUR, da Prefeitura Municipal e da Câmara Municipal de Tiradentes.

Edições 2019 e 2020

A primeira edição do Natal Tiradentes aconteceu em 2019 e contou com belas projeções de cenas natalinas com fundo musical na Capela do Senhor Bom Jesus da Pobreza, no centro de Tiradentes. Foram, ao todo, 18 projeções apresentadas em oito finais de semana dos meses de novembro e dezembro. Em 2020, devido à pandemia, muitos cuidados precisaram ser tomados. Além das projeções no Largo das Forras, aconteceram espetáculos com acesso controlado e os visitantes também puderam a Casa do Papai Noel.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here