FIEMG inclui exposição ENTRETECER, de Victor Dzenk e Leonard Brizola, na programação do Minas Trend

0
29

ENTRETECER – Um enlace entre a moda e a arte

A FIEMG apresenta, durante a realização da 27ª edição do Minas Trend Primavera/verão 2023, a ENTRETECER, exposição que promove um enlace entre a moda e a arte, intermediado a partir do processo criativo da Coleção Musas, do estilista Victor Dzenk para o verão 2023, desenvolvida a partir das produções do artista Léo Brizola (Belo Horizonte, 1962).

“Victor e eu somos amigos há uns 40 anos e sempre o achei muito talentoso. Agora, nossas artes se encontraram e fico muito feliz”, ressalta o artista. Mestre e convicto entusiasta da pintura figurativa, Brizola, um artista multidisciplinar, é conhecido principalmente por suas pinturas a óleo em diferentes dimensões, mas também empreende no conjunto de sua obra o desenho, a fotografia e o bordado – principal ofício homenageado da coleção. As composições estimulam o imaginário, remetem a signos passados maneiristas e neobarrocos, representados a partir de leituras e interpretações pessoais. Sua obra sempre é carregada de releituras e metalinguagem desses arquétipos que são transportados para as problemáticas da contemporaneidade.

A exaltação da figura feminina é uma temática recorrente em seu trabalho, objeto que se configura como um fio condutor para a interlocução entre Léo Brizola e Victor Dzenk, que também busca sublimar o feminino em suas peças.

Vestida com toda a versatilidade do artista e a capacidade do estilista de materializar a arte em roupas, a exposição se estabelece. O espaço se apresenta como um moodboard vivo, flui mediante o encontro de ambos processos criativos, que se unem, formam um conceito, se desdobram em peças e, por conseguinte, em coleção.

Propor um encontro entre moda e arte, prevê para além de articulações, certas tensões. Afinal: moda é arte? Essa é uma discussão sempre presente no encontro desses dois mundos e é incorporada na exposição a partir de elementos intencionalmente dispostos para suscitar reflexões, propiciar o diálogo entre observador, seu contexto e os objetos expostos.

A mão materializa o que está no coração, pelo ato de pintar, bordar, tecer, fiar. Tamanho é seu valor simbólico, imensurável. ENTRETECER entrelaça os fios da moda e da arte, tece elos, mas também emaranhados, se coloca entre tecidos, entre tramas, entre criações, entremeia as expressões que se inspiram no mundo que os cercam e transformam em matéria.

“A exposição coloca o visitante – do aluno ao profissional de moda – para dentro do processo criativo da minha coleção. Convida para um mergulho no que me inspira e move”, explica Victor Dzenk.

Serviço:

Minas Trend Primavera/Verão 2023 – 27ª Edição

Salão de Negócios

Exclusivo para lojistas e compradores:

Datas: 19 a 21 de abril de 2022

Horário: 10h às 20h

Local: Expominas – Av. Amazonas, 6200 – Gameleira, Belo Horizonte – MG, 30510-000

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here