Jornalista J. D. Vital é convidado da Academia Mineira de Letras

0
178

J.D. Vital é o convidado da Academia Mineira de Letras para falar sobre o dilema do jornalista e escritor diante do desafio de escrever um livro sobre a flexibilização do celibato dos padres na Igreja Católica. O assunto será abordado na palestra “Um repórter entre Graham Greene e Papa Francisco”, que estará disponível no canal de Youtube da instituição a partir do dia 30 de julho, às 11h.

O evento acontece no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML, realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e cem médicos cooperados e colaboradores, e copatrocínio da CEMIG.

O escritor inglês Graham Greene sempre foi contra o casamento de padres, em discussão no pontificado do Papa Francisco. A palestra aborda o dilema do jornalista e escritor ao escrever um livro que traz consigo a temática da flexibilização do celibato na Igreja.

Há 80 anos, Londres estava em chamas. Os aviões de Adolf Hitler despejavam, de dia e de noite, toneladas de bombas sobre a capital inglesa. Graham Greene teve sua casa bombardeada. Numa noite de horror, ele presenciou uma cena de socorro às vítimas, que o converteu para sempre no maior advogado do celibato sacerdotal, embora na Inglaterra os padres e bispos anglicanos podem casar-se.

            Graham Greene é autor de um dos clássicos da literatura moderna inglesa, o romance “O poder e a glória”, sobre um padre beberrão perseguido por tropas federais do governo anticlerical do México na década de 1920.

Além das palestras on-line inéditas que integram a programação 2020, a Academia Mineira de Letras disponibiliza mais de 200 palestras já realizadas para que o público possa ver e rever. Durante o isolamento social, as redes sociais da instituição também estão repletas de poesias, crônicas e dicas de leitura.

Sobre o palestrante:

J.D. Vital iniciou sua carreira de jornalista no “Diário de Minas”, em Belo Horizonte. Trabalhou nos jornais “O Globo” e “O Estado de S. Paulo”. Apresentou o programa de entrevistas “Gente de Opinião” na TV Manchete e foi comentarista nas rádios Antena Um e Alvorada. É autor dos livros-reportagem “Como se faz um bispo, segundo o alto e o baixo clero” e “A revoada dos anjos de Minas”, nesse último registra a crise pós Concílio Vaticano II que levou ao fechamento do bicentenário Seminário Maior de Mariana na década de 1960.

SERVIÇO:

Palestra on-line “Um repórter entre Graham Greene e Papa Francisco”, com J.D. Vital

Data: a partir de 30 de julho, às 11h

Acesso: https://www.youtube.com/channel/UCUouO1ZqcTddHGbNandwh1w

 

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos visando ampliar o acesso à cultura, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou R$120 milhões ao setor cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5.100 médicos cooperados e colaboradores. No último ano, mais de 850 mil pessoas foram alcançadas por meio de projetos de cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura e foram gerados 16 mil postos de trabalhos.

Saiba mais em www.institutounimedbh.com.br.

Cemig

De onde vem a nossa força?

 A Cemig, maior patrocinadora cultural de Minas Gerais, acredita na importância e na valorização da arte e da cultura para o desenvolvimento humano, econômico e social de uma população como possibilidade do alcance de um futuro melhor para as novas gerações.

A preocupação da empresa em promover a socialização e a democratização do acesso aos bens culturais do estado se baseia principalmente no compromisso da Cemig com a transformação social e inclusão, uma oportunidade de dialogar e trazer melhorias para a comunidade.

 Nossa força também vem da cultura. Saiba mais em www.cemig.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here