Felipe Bretas fala de reconhecimento internacional em 2021 e documentário que lançará em 2022

0
49

Em 2021 diretor teve reconhecimento internacional, lançamento de projeto sobre Ziraldo e importantes trabalhos no mercado musical. Para 2022 lançará documentário sobre importância da preservação do meio ambiente

 

O ano de 2021 foi de vários sucessos na carreira do diretor Felipe Bretas. Mesmo em meio a pandemia, o profissional viu vários de seus projetos ganharem projeção internacional e sucesso no mercado audiovisual.

Tudo começou com o sucesso da série ‘O Jogo’, produção da Multiphocus e coprodução da Spoiler, que após sucesso na Amazon Prime Vídeo, entrou para o catálogo internacional da plataforma, com o nome de ‘The Game’, sendo distribuído para Estados Unidos e Reino pela Amazon Internacional no formato de filme.

A trama de ‘O Jogo’ traz 12 atores que ficam confinados em uma casa para disputar quem será o próximo protagonista de uma novela da maior emissora do país. A trama mistura realidade e ficção, tecendo uma crítica ferrenha ao universo dos reality shows, a aposta de Bretas se mostrou certeira e agradou ao público do Brasil e internacional.

 

– Gravamos tudo em 2019, antes da pandemia, em um hotel chamado Casanova Residence, na Barra da Tijuca (RJ). Lá elenco e equipe ficaram confinados, ou seja, uma experiência já meio reality já nos bastidores da produção – ressalta o diretor.

Após ‘O Jogo’, que tem roteiro, e argumento, de Lipy Adler e produção de Marcello Krengiel, Bretas se envolveu em um dos projetos mais esperados do audiovisual em 2021, o documentário ‘Ziraldo – uma obra que pede socorro’, do diretor Gustavo Dannemann, com produção de Felipe Bretas, da Multiphocus. O documentário estreou no dia 7 de novembro no canal History.

– É um grande privilegio produzir essa obra única. Ela traz um importante relato pelo olhar do próprio Ziraldo sobre o descaso com a preservação da arte no Brasil – diz.

O diretor adentrou o mundo dos vídeos clipes dirigindo dois clipes no segundo semestre de 2021. Em setembro ele dirigiu o clipe do DJ e produtor Lucas Frota, radicado em Los Angeles, da faixa “Changes”, feita em parceria com o americano Blakkat. O vídeo foi selecionado na curadoria da produtora inglesa Creative Earth Productions que apoia projetos que transformam e empoderam a juventude.

– Foi muito bom trabalhar com essa produção. Gravamos o clipe no Rio de Janeiro, mas com o intuito de comunicar com o mundo, e conseguimos. O clipe tem esse intuito, o de falar das mudanças por um mundo melhor. Contamos com os atores Sofia Starling e Junior Vieira, além da participação dos netos de Bezerra da Silva, Pedro e Théo. Foi um desafio interessante – completa Bretas.

O clipe de Changes, de Lucas Frota, pode ser visto pelo https://www.youtube.com/watch?v=wgVTvpstYEo

Depois dessa experiência, ele foi convidado para dirigir a versão da cantora Zabelê, com participação de Carlinhos Brown, do clássico “Preta Pretinha”, música de 1972 eternizada na voz de Moraes Moreira.

– Zabelê e Brown são muito queridos, educados e profissionais. Gravar um vídeo de uma música tão importante foi um desafio extra, nele fizemos uma homenagem aos novos baianos e a Moraes Moreira. Na conceituação e pré-produção eu estava no Brasil, mas durante a filmagem estava em Londres, então foi um desafio ainda maior, tocar um set por vídeo chamada. Então para me ajudar, tive dois parceiros de longa data com que tenho sinergia artística para uma codireção; Junior Vieira, que esteve comigo na chamada todo o tempo e dando toda atenção a Zabelê e ao Brown, e Guga Dannemann, que além de ajudar na composição das cenas também assinou a direção de fotografia do clipe – destaca Felipe.

O resultado por ser visto pelo https://www.youtube.com/watch?v=BVTwk5IGY9M

Para o próximo ano Bretas pretende lançar um documentário que foi filmado em 2019 com o nome de ‘Aquele Abraço’. A produção tem como base uma ação, com o mesmo nome, que aconteceu no Rio de Janeiro naquele ano.

– Esse documentário é muito especial, ele destaca um projeto de extrema importância e chama o público para a responsabilidade de cuidar do meio ambiente e como ações irresponsáveis estão causando danos sérios e que podem ser irreversíveis em alguns casos – finaliza o diretor que assina a direção ao lado de Ronan Horta.

O trailer de  ‘Aquele Abraço’ pode ser visto pelo https://vimeo.com/432352374

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here