“I MOSTRA DE CINEMA INFANTIL DE TUMIRITINGA”

0
80

Iniciou nesta segunda-feira (22), a I MOSTRA DE CINEMA INFANTIL DE TUMIRITINGA que está recebendo uma das iniciativas articuladas mais consagradas de realização “Casa Cult Darci Di Mônaco” – referência em projetos socioculturais das regiões do Vale do Aço e Rio Doce.

No município de Tumiritinga a edição acontece durante toda uma semana. Entre os dias 21 e 27 de março, acontecem 20 (vinte) sessões gratuitas exclusivas para alunos de Creches, Escolas e Centros Municipais Educacionais – ao final de cada “filme” serão abertos bate-papos mediados para as crianças – um espaço para descobertas e desenvolvimento de potencialidades do público infantil.

 

Já nos dias  24, 25, 26 e 27 de março a programação do evento recebe uma palestra para professores da rede pública, e  quatro sessões abertas a todos os públicos na praça principal do município – um espaço integrado para as crianças, em especial para as famílias.

 

Além de toda a programação com filmes, será realizado o lançamento do longa “Poropopó” dia 25 de março às 18h30 , na praça em frente à prefeitura municipal. O filme fez pré-estreia no 19º Festival Internacional de Cinema Infantil – FICI,  dia 04 de dezembro no cinema Estação Net Gávea, no Rio de Janeiro.

Poropopó narra as aventuras de uma família de palhaços que deixa o circo para tentar a vida na cidade, sem nunca deixar suas caracterizações de palhaços e suas crenças. A família enfrenta, com humor e alegria, uma série de dificuldades durante a adaptação a essa nova vida. Poropopó é dirigido por Luis Igreja, criado por Denise Bernardes, que divide o roteiro com Rodrigo Parra. No elenco com André Abujamra, Amir Haddad e Letícia Pedro, que conta a história de Julieta, uma palhacinha adolescente que vive com sua família peculiar: um grupo circense nômade. Sua vida muda drasticamente quando seus pais decidiram deixar o circo e tentar a vida em uma cidade próxima.

A “Mostra de Cinema Infantil” é uma ação itinerante de acolhimento e encontros através do viés sensível do cinema. Um projeto com o propósito para além de produzir efeitos no papel educativo e transformador da criatividade – mas de promover momentos de emoção e aprendizado que movem as pessoas e diferenciam os lugares.

 

Consciente do papel estratégico necessário para a descentralização e democratização do acesso à arte-cultura no Estado de Minas Gerais – A “Mostra de Cinema Infantil” é um projeto em que os encantos do cinema se unem também à leitura no desenvolvimento do sentimento de pertencimento das crianças e suas comunidades.

 

Serviço:

I MOSTRA DE CINEMA INFANTIL DE TUMIRITINGA

Data: 21 a 25 de março de 2022.

Local: Em vários espaços da cidade. Confira a nossa programação.

Programação Gratuita.

Apoio: Fundação Renova l Projeto Apoiado pelo Edital Doce.

Parceria: Prefeitura Municipal de Tumiritinga l FIC – Festival de Cinema Infantil de Alfenas.

Produção e Realização: Casa Cult Darci Di Mônaco l Grupo Cleyde Yáconis

Assessoria de Imprensa: Paula Granja (31) 99649-2968

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here