CASA FIAT DE CULTURA CELEBRA DIA DOS AVÓS COM ATIVIDADES ONLINE PARA TODA A FAMÍLIA

0
188

Em tempos de distanciamento social, data será celebrada, no domingo, 26/7, com contação de história do livro A Avó Amarela, da atriz e escritora Júlia Medeiros, e bate-papo com o Museu dos Brinquedos 

Dizem que os avós são mães e pais com um pouquinho a mais de açúcar. Justamente por isso, essas figuras tão importantes no dia a dia das famílias têm uma data só para eles! Em homenagem aos vovôs e às vovós, a Casa Fiat de Cultura preparou, para 26 de julho, quando se comemora o Dia dos Avós, uma programação online especialÀs 10h, haverá contação de história com a escritora Júlia Medeiros, autora do livro A Avó Amarela, vencedor do Prêmio Jabuti 2019. Às 11h, o Encontros com o Patrimônio deste mês recebe Tatiana de Azevedo, diretora executiva do Museu dos Brinquedos. Ela conversa com Ana Carolina Ministério, historiadora e educadora da Casa Fiat de Cultura, sobre o tema “De avós para netos: heranças e tradições dos brinquedos”. Os dois encontros serão realizados no YouTube da Casa Fiat de Cultura. Para participar, basta se inscrever na Sympla. Toda a programação é gratuita.  

Contação de história 

Para celebrar dia tão especial, nada melhor do que lembranças carinhosas relacionadas aos avós, não é, mesmo? Em A Avó Amarela (ÔZé Editora, 2018), livro de estreia de Júlia Medeiros, com ilustrações de Elisa Carareto, memórias e lirismo são mesclados para narrar um almoço de domingo em família na casa da personagem que dá nome à obra. A partir do ponto de vista da neta, somos transportados para esse cenário, que, por meio de sutilezas e detalhes comuns a tantas famílias brasileiras, estimula leitores e leitoras a refletirem sobre os afetos que circundam a figura matriarca. “O livro é sobre minha infância com a avó Esmeralda. Ele fala um pouco sobre esse encontro de gerações em um almoço de domingo e de como o afeto pode fazer o cotidiano ficar encantado”, destaca Júlia. 

Além de despertar memórias, a escritora contará um pouco de sua trajetória artística e do Prêmio Jabuti, que conquistou em 2019, com A Avó Amarela. A obra também recebeu as condecorações Catálogo de Bologna 2019; Prêmio FNLIJ 2019 – Autora revelação; Prêmio FNLIJ 2019 – Ilustradora revelação; Altamente Recomendável – Categoria Criança – FNLIJ 2019; 30 Melhores da Revista Crescer 2019; foi selecionado para Bienal de Ilustração de Bratislava (República Tcheca) e para o catálogo “White Ravens” 2019, da Biblioteca Internacional de Munique (Alemanha). 

Sobre a atriz e escritora Júlia Medeiros 

Júlia Medeiros nasceu em São João del Rei. É escritora, atriz, compositora, dramaturga e gestora cultural. Por 16 anos, integrou o Grupo Ponto de Partida, companhia de teatro contemporâneo com mais de 40 anos de trajetória. Também atuou no coro Meninos de Araçuaí e na Bituca – Universidade de Música Popular. Participou do disco e DVD Pra Nhá Terra e da coleção Presente de Vô, ambos com o Grupo Ponto de Partida e o coro Meninos de Araçuaí, e do DVD Do Outro Lado, com o Projeto Árvore da Vida. É neta de Esmeralda e Beatriz. Um dia, achou uma foto em que ambas vestiam roupas iguais, mas com cores diferentes, e, desde então, as chama de Vó Amarela e Vó Azul. A Vó Azul ganhou a personagem Tamporina, no Grupo Ponto de Partida; a Vó Amarela, um livro em sua homenagem. 

Encontros com o Patrimônio com o Museu dos Brinquedos 

Encontros com o Patrimônio “De avós para netos: heranças e tradições dos brinquedos” será às 11h. Ana Carolina Ministériohistoriadora e educadora da Casa Fiat de Cultura, fará um percurso pela história da infância e a importância do brincar, apresentará brinquedos, brincadeiras e práticas tradicionais, como marionetes, papagaio de papel e carrapeta (adaptação brasileira do peão), além de destacar os brinquedos como importante ferramenta histórica e de diferenciação cultural pelo mundo. Para enriquecer a conversa, a Casa Fiat de Cultrua convida Tatiana de Azevedo, diretora executiva do Museu de Brinquedos, que resgatará as memórias afetivas da própria família, por meio do Museu, fundado por sua avó, Dona Luisa. 

Ela participará da transmissão diretamente do Museu dos Brinquedos, de onde mostrará objetos exemplares emblemáticos, como uma boneca alemã de 1915, e uma coleção dos anos 1980, que conta com os bonecos Fofão e Topo Gigio, dentre outros personagens que marcaram essa geração. Ao abordar a história dos brinquedos e o moco como o brincar contribui para dar real valor a esses objetos, o bate-papo online pretende instigar as famílias a criar novas conexões, por meio das brincadeiras, independentemente do espaço disponível em casa. “Neste momento de isolamento social, o trabalho de valorização de brinquedos e brincadeiras ganha ainda mais importância. Brincar é uma ferramenta para crianças, pais e avós aliviarem sentimentos como o medo e a insegurança, além de despertar a alegria”, defende Tatiana. 

Encontros com Patrimônio “De avós para netos: heranças e tradições dos brinquedos” é realizado pela Casa Fiat de Cultura e pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e patrocínio de Fiat Chrysler Automóveis (FCA) e Banco Safra. A palestra conta com apoio institucional do Circuito Liberdade, do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico (Iepha), do Governo de Minas e do Governo Federal, além de apoio cultural do Programa Amigos da Casa, da Brose do Brasil e da Expresso Nepomuceno. 

Ana Carolina Ministério, educadora da Casa Fiat de Cultura 

Responsável pelo Núcleo de Pesquisa e Mediação em Arte, Cultura e Patrimônio da Casa Fiat de Cultura. É bacharel licenciada em História e especialista em Produção e Crítica Cultural, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), especialista em Cultura e Arte Barroca, pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), e mestra em Artes pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). 

Tatiana de Azevedo, diretora executiva do Museu dos Brinquedos 

Formada em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É pós-graduada em Gestão Estratégica em Organizações do Terceiro Setor e em Gestão Estratégica de Marketing, pela Fundação Dom Cabral (FDC), e em Gestão Estratégica de Comunicação, pela PUC Minas. Tem ampla experiência com elaboração, viabilização, execução e monitoramento de projetos culturais que visam a sustentabilidade institucional e a contribuição com o desenvolvimento cultural da sociedade. Como pesquisadora, tem vivência em patrimônio cultural, infância, o brincar, museografia, difusão cultural, conservação e museologia. Desde 2007, atua na gestão do Museu dos Brinquedos. 

O Museu dos Brinquedos 

O Museu dos Brinquedos foi aberto em 2006, com a missão de preservar e valorizar a infância no Brasil. Na avenida Afonso Pena, em Belo Horizonte, funciona continuamente, de segunda à sábado, durante todo o ano. De uma coleção particular de brinquedos de uma senhora conhecida como Vovó Luiza, o olhar foi apontado para a valorização do ato de brincar, e vem se consolidando como uma instituição que, a cada dia, desenvolve e implementa projetos que visam a valorização e o fortalecimento da infância. 

Mergulhada nessa travessia, a instituição vivencia, dia após dia, o potencial da cultura da infância como revolucionária por natureza, e de como, por meio dela, é possível contribuir com mudanças essenciais no mundo: mais proximidade com o genuíno, o humano, a paz e a afetividade entre as pessoas. Por isso, a prática diária do Museu dos Brinquedos, tanto em sua sede quanto em seus projetos itinerante, é propor atividades lúdicas, que resgatam e ressignificam o tempo e o espaço do brincar livre para as crianças, bem como o ser brincante que há dentro dos adultos. Além disso, busca-se, por meio de ações da formação de educadores, pais e demais pessoas da comunidade, estimular a criação de outras maneiras de olhar e agir diante da infância contemporânea. 

Casa Fiat de Cultura 

A Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural brasileiro, ao realizar as mais prestigiadas exposições. A programação estimula a reflexão e interação do público com várias linguagens e movimentos artísticos, desde a arte clássica até a arte digital e contemporânea. Por meio do Programa Educativo, a instituição articula ações para ampliar a acessibilidade às exposições, desenvolvendo réplicas de obras de arte em 3D, materiais em braile e atendimento em libras. 

Atualmente, 50 mostras de consagrados artistas brasileiros e internacionais, já foram expostas na Casa Fiat de Cultura, entre os quais Caravaggio, Rodin, Chagall, Tarsila, Portinari entre outros. Há 14 anos, o espaço apresenta uma programação diversificada, com música, palestras, residência artística, além do Ateliê Aberto – espaço de experimentação artística – e de programas de visitas com abordagem voltada para a valorização do patrimônio cultural e artístico. 

A Casa Fiat de Cultura é situada no histórico edifício do Palácio dos Despachos e apresenta, em caráter permanente, o painel de Portinari, Civilização Mineira, de 1959. O espaço integra um dos mais expressivos corredores culturais do país, o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. Mais de 2,7 milhões de pessoas já visitaram suas exposições e 550 mil participaram de suas atividades educativas. 

Serviço – Dia dos Avós na Casa Fiat de Cultura

Contação de história “Avó Amarela” com a atriz e escritora Júlia Medeiros
26 de julho, das 10h às 10h30 – YouTube da Casa Fiat de Cultura
Inscrições gratuitas pela Sympla: https://www.sympla.com.br/dia-dos-avos-contacao-de-historia-com-julia-medeiros__910738 

Encontros com o Patrimônio – De avós para netos: heranças e tradições dos brinquedos
26 de julho, das 11h às 12h30 – YouTube da Casa Fiat de Cultura
Inscrições gratuitas pela Sympla:  https://www.sympla.com.br/encontros-com-o-patrimonio–de-avos-para-netos-herancas-e-tradicoes-dos-brinquedos__908577

Casa Fiat de Cultura – Circuito Liberdade
Informações
www.casafiatdecultura.com.br
casafiat@fcagroup.com
facebook.com/casafiatdecultura
instagram.com/casafiatdecultura
twitter.com/casafiat

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here