Atriz Cristiane Machado em Tiradentes

0
455

Tiradentes é uma cidade linda, tranquila e pequena e com um povo muito acolhedor. Sou apaixonada por Minas. Tenho carinho muito especial pelos mineiros porque é local onde papai nasceu. Me sinto em casa. É possível vista-la em três dias, ou seja, num feriadão. A maioria das atrações turística, igrejas, restaurantes, lojas, está concentrada no Centro Histórico, todas bem próximas umas das outras.

Uma cidade com ruas paralelepípedos feita para andar a pé e conhecer cada construção. Recomendo usar um calçado confortável e percorrer a pé as ruas de pedra da cidade, se encantando com as paisagens e admirando os casarões coloniais.

Recomendo visitar a principal igreja da cidade, a Matriz de Santo Antônio, que é belíssima. Vale a pena também se programar para assistir ao concerto com órgão de tubos, um dos instrumentos mais antigos e uma verdadeira relíquia do período colonial. O concerto é uma verdadeira obra prima e dura 30 minutos! Uma verdadeira viagem no tempo da música Barroca.

Mas o lugar tem várias outras igrejas, como Igreja de Nossa Senhora do Rosário, a  da Santíssima Trindade, que além de lugares sagrados, são verdadeiros museus com a história viva. Cada uma com sua história, curiosidade e arquitetura.

O Tiradentes também oferece muitas opções de lojas de obras de arte, artesanatos e objetos de decoração. Os artistas locais que fazem artesanato bem típico da região, como o divino Espírito Santo, uma das marcas da região. Uma beleza e simplicidade únicas. Mas também é possível ir a lugarejos mais afastados, onde tem diversos artistas da região que fazem seus ateliês nas suas próprias casas. É interessante observar que essas pessoas abrem suas portas e conversam sobre vida e o que inspiram elas a confeccionar cada objeto. Gosto muito de gente e entrar nesse universo acolhedor revigora a alma. Uma das marcas da região.

A arquitetura da região é única. Passei um dia fotografando cada detalhes, casas coloniais. Me senti em uma viagem ao tempo. Tiradentes, o grande herói, está tanto em estátuas espalhadas, como na alma e na representatividade de ali, de ser um lugar livre, de pessoas tão genuínas e incríveis. É um lugar próximo ao Rio de Janeiro, onde moro, mas que você se transporta para um outro universo a poucas horas.

Outra dica é alugar uma bike para conhecer a cidade toda e ir parando em cada ponto histórico. Fazer trilha é uma outra opção imperdível. Se conectar com a natureza. Lá tem cachoeiras lindas e uma vegetação incrível.

De Tirantes é possível visitar, de Maria Fumaça, a cidade vizinha, São João Del Rei. É importante checar os dias e horários do funcionamento. Os restaurantes são aconchegantes e a comida típica mineira é um espetáculo. O feijão tropeiro não pode faltar na lista de qualquer refeição. A temperatura é uma delícia porque é aquele calorzinho gostoso para caminhar e a noite acender uma lareira e curtir o friozinho.

Crédito das fotos: Paschoal Samora

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here