Atividades para Alfabetização: qual o impacto que elas têm nas crianças e como fazer em casa

0
60

A infância é a melhor fase da vida, onde passamos boa parte do tempo brincando. Durante essa etapa, encontramos processos que levaremos para o resto da vida, como a alfabetização, que influencia na comunicação interpessoal.

E mesmo que a escola seja um bom local de desenvolvimento, é possível fazer atividades para alfabetização em casa para complementar o entendimento.

Quer saber mais sobre o assunto, a sua importância e dicas para ajudar o seu filho ou filha? Então continue lendo este texto!

O que é a alfabetização?

Alfabetização é o processo de conhecer e dominar as técnicas de leitura e escrita. Nesse momento, a habilidade de escrever e ler é desenvolvida, conhecendo fonemas, grafemas e códigos do idioma. Uma etapa é o conhecimento das letras e o som delas, bem como a forma de escrevê-las.

É por isso que normalmente falamos sobre alfabetização e letramento, já que ambos são essenciais para o desenvolvimento da comunicação.

Por que este processo é importante?

A importância da alfabetização na infância se dá por gerar mais qualidade de vida e autonomia para as pessoas, suficiente para uma boa comunicação com os outros.
Por outro lado, essa etapa é a base da educação construtiva, ajudando no aperfeiçoamento de ideias e pensamentos, além de ajudar a resolver problemas.

Com a alfabetização, a pessoa assimila melhor o que escuta, absorvendo os ensinos e melhorando o desenvolvimento pessoal e profissional.

3 atividades para fazer em casa

Após saber o que é a alfabetização e a importância para que a criança seja alfabetizada, vamos falar agora sobre tudo que pode ser feito para auxiliar os pequenos neste procedimento. Veja:

Ajude seu filho a se acostumar com as letras

Você sabia que, conhecendo as letras, o seu filho fica mais propenso a entender como é o som e o formato de cada uma em particular?

Por isso, uma dica é fazê-las em alto relevo e incentivar que o seu filho toque as letras para aguçar a memória visual, facilitando o aprendizado.

Estimule também seu filho a repetir o som de cada letra para que ele se acostume.

Auxilie na leitura e na escrita

Incentivar as crianças a escrever e a ler é fundamental porque ajuda na etapa de habituação com as letras, sílabas, palavras, fonemas e grafemas.

Aqui, você pode usar brincadeiras para alfabetização com histórias, onde você e a criança escrevem e lêem uma fábula inventada. Isso é importante já que a criança também estimula a criatividade, fomentando por completo o desenvolvimento.

Brincadeiras que também ajudam

Quando falamos sobre brincadeiras de alfabetização, é importante lembrar que a diversão é aliada ao aprendizado, já que estimula raciocínio lógico e concentração.
Para isso, você pode usar atividades como brincadeira de rimar, forca, sopa de letrinhas, caça-palavras, ligar imagens e palavras, jogo da memória, entre outros.

E agora que você já sabe mais sobre a alfabetização para as crianças, compartilhe esse conteúdo com um conhecido para que ele também ajude os filhos fora da escola!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here