Wine celebra o Dia Internacional da Tannat com uma seleção especial de vinhos uruguaios

0
49

Dia 14 de abril, próxima quinta-feira, é comemorado o Dia Internacional do Tannat. Mas você sabia que a uva mais emblemática do Uruguai, na verdade, é de origem francesa? Originária da região de Madiran, no sudoeste francês, ela foi trazida pelo imigrante basco francês Pascual Harriague para o Uruguai no século XIX, onde se adaptou perfeitamente e hoje ocupa cerca de 1/3 de seus vinhedos, sendo o país que mais produz vinhos com essa variedade no mundo. Além do Uruguai, outros países como Argentina, Austrália, Peru, Itália, Bolívia, Brasil e Estados Unidos têm investido no cultivo dessa casta para produção de vinhos, com perfis diferentes.

Marina Bufarah de Souza, sommelière da Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo, destaca alguns rótulos especiais dessa uva “uruguaia” e mostra algumas harmonizações para equilibrar toda essa potência. Os pratos mais indicados para se degustar esses vinhos são as carnes de caça ou a famosa parrilla uruguaia. Para os perfis mais modernos, aposte em carnes mais leves, como um filé mignon ao molho madeira.

Confira as dicas!

  • Para amantes de vinhos com personalidade, não deixe de conferir o Pueblo del Sol Roble Tannat 2019 com 4 meses em barricas de carvalho francês e americano.

  • Na onda dos blends, o Viña Daluar Tannat Cabernet Sauvignon 2020 traz uma combinação instigante e saborosa.

  • Agora se a ideia é provar novas tendências, a dica é Viñedo Valle de Los Manantiales Gran Bodegón Tannat 2020, que passa 9 meses em tanques de concreto, amaciando seus taninos e reforçando seus toques frutados e frescos.

  • Outra novidade não tão usual nas nossas escolhas do dia a dia é a versão dessa uva vinificada em rosé no Pueblo del Sol Tannat Rosé 2021, com nariz intenso que traz frutas vermelhas frescas, como morango e cereja, harmonizando super bem com os aperitivos nos momentos mais descontraídos.

  • E para programas mais leves, um tinto mais geladinho vai bem também, como o Finca Traversa Tannat 2020 a uns 14°C.

Curiosidade da Tannat

Recentemente, foi descoberto por meio de pesquisas realizadas por médicos que a casta Tannat é rica em revesratrol, substância muito encontrada em vinhos tintos que é extremamente benéfica para a saúde, auxiliando na redução do mau colesterol e no combate ao câncer. Além disso, a Tannat contém alguns dos mais altos polifenóis (antioxidantes) de todos os vinhos tintos.

Ficha técnica e preços dos vinhos indicados:

https://www.wine.com.br/vinhos/pueblo-del-sol-tannat-rose-2021/prod27208.html

https://www.wine.com.br/vinhos/finca-traversa-tannat-2020/prod27018.html

https://www.wine.com.br/vinhos/pueblo-del-sol-roble-tannat-2019/prod25154.html

https://www.wine.com.br/vinhos/vinedo-valle-de-los-manantiales-gran-bodegon-tannat-2020-/prod26213.html

https://www.wine.com.br/vinhos/vina-daluar-tannat-cabernet-sauvignon-2020/prod27175.html

Para ver outros rótulos da uva Tannat, basta acessar o www.wine.com.br.

SOBRE A WINE

A Wine foi fundada em 2008, com a missão de conectar pessoas por meio da paixão pelo vinho. A empresa, que já nasceu online há 13 anos, ousou investir em vinho no país da cerveja e, hoje, é o maior clube de assinatura de vinhos do mundo e líder no ranking de importação. Além disso, a Wine está presente também no México, com o clube “Vino como quieras”. Além do Clube Wine, do e-commerce www.wine.com.br e do app Wine Vinhos, disponível para download na App Store e Google Play, a empresa possui atualmente dezesseis lojas físicas no Brasil: um Winebar em São Paulo e outras quatro unidades na capital paulista, uma loja em Barueri (Alphavile), duas no Rio de Janeiro e outras oito em Fortaleza, Goiânia, Campinas, Recife, Belo Horizonte, Curitiba, Vitória e Porto Alegre. Com a aquisição da Cantu Importadora, em 2021, a Wine se consolida como um player de peso no canal B2B que engloba off-trade (hipermercados, supermercados, minimercados, hortifrutis e mercearias) e on-trade (bares, restaurantes, casas noturnas, clubes e hotéis) e segue no caminho da omnicanalidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here