Aloísio Júnior lançou na Bienal: “O menino que dormia de chuteiras”

0
74

Livro ‘O menino que dormia de chuteiras’ reúne contos ambientados durante um recorte histórico do esporte mundial

“O menino que dormia de chuteiras” narra relatos detalhados de uma infância repleta de liberdade, criatividade, ânimo e determinação. Ao lado do menino, somos convidados a saltar com João do Pulo, correr com Carl Lewis e Joaquim Cruz, rodopiar com Nadia Comaneci, devolver um saque de Björn Borg com as raquetes de Gustavo Kuerten, ou tabelar com Pelé e Reinaldo no campinho de terra atrás da igrejinha.
Escrito em uma linguagem figurativa na qual o uso de metáforas e analogias oferece um contentamento extra na leitura, somos levados de volta no tempo e na juventude. Somados a uma pitada de humor refinado, que torna o texto mais aprazível, aprendemos o valor da família, das amizades e do amor aos esportes.
Como diz Celso Unzelte, comentarista da ESPN Brasil, no prefácio do livro, “pode-se ‘dormir de chuteiras’ estando até descalço, assim como pode-se jogar futebol em qualquer pedaço de chão que substitua o campo, com paus ou pedras no lugar das traves.
(…) É disso que esses textos de Aloisio Júnior falam. De um estado de espírito que enxerga o futebol, e mesmo outros esportes, como o centro do mundo. Quando se dorme de chuteiras (ou de sapatilhas, ou de raquetes, ou mesmo com um macacão de Fórmula 1), pode-se tudo!”
Mini Biografia. Aloisio Júnior nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 1968.
Formado em Odontologia, exerceu a profissão alternando sua rotina entre o Quadro de
Oficiais de Saúde da PMMG e o consultório montado, estrategicamente, ao
lado da casa dos pais. Em 2021, a caneta de alta rotação do Coronel Dentista
foi substituída pela caneta do escritor.
Em seu primeiro livro, O menino que
dormia de chuteiras, despertou histórias do mundo dos esportes, ora pelos
olhos descritivos do narrador adulto, ora pela perspectiva onírica disfarçada de
menino.
Descrição do projeto:  Todo o lucro das vendas do livro é direcionado para um projeto social no povoado Bom Lugar, município de João Lisboa, interior do Maranhão. Nessa localidade, está sendo implementada uma escolinha de futebol em conjunto com o projeto do padre Ernane em funcionamento há mais de 18 anos, a Biblioteca Comunitária Incentiva. O autor vai estar presente para a inauguração da escolinha no dia 24 de junho de 2022.

Siga: https://www.instagram.com/aloisiojuniorautor/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here