Belo Horizonte despontou como o terceiro destino mais procurado para o Carnaval deste ano na Azul, maior companhia aérea em voos diários e destinos atendidos no Brasil. E a folia promete contar com um público jovem e masculino, conforme mostram os dados de um levantamento baseado em gênero e faixa etária feito pela companhia aérea. A pesquisa considerou a compra de passagens a partir de sexta-feira, 28 de fevereiro, até terça-feira, 04 de março.
No recorte de idade, homens jovens de 26 a 45 anos são o principal grupo demográfico. Segundo os dados da companhia, essa faixa etária representa 29% do total de Clientes. Já as mulheres de 26 a 45 anos somam 23% do total das compras. O grupo mais equilibrado por gênero é o de 18 a 25 anos, com 5% cada.
“Conseguimos mapear as tendências para as festas de 2025 e, com isso, mostrar que o Carnaval continua sendo o evento mais esperado do país, por ser democrática e atender diferentes grupos. Belo Horizonte é um dos nossos principais hubs, oferecendo cada vez mais blocos e festas para diversos perfis de foliões”, afirmou Ciro Novello, gerente sr. de CRM na Azul
Cada vez mais consolidado como uma das maiores festas do Brasil, o Carnaval de Belo Horizonte deve bater recordes em 2025. A expectativa é que 6 milhões de foliões aproveitem a folia do ano que vem na capital, superando os 5,5 milhões de 2024. A arrecadação também deve aumentar, com expectativa de movimentar R$ 1,1 bilhão.

O evento momesco se tornou um dos principais produtos turísticos da cidade. Para além da importância cultural e de entretenimento, a festa gera emprego e renda para vários setores da sociedade. Além dos famosos Blocos de Rua, a festa de BH conta ainda com desfiles de Escolas de Samba e Blocos Caricatos, abertura oficial com o Kandandu (encontro de blocos afro) e eleição da Corte Momesca.
Como vai ser o Carnaval de BH em 2025?
Se você já está contando os dias para o próximo Carnaval, já pode anotar na sua agenda as datas oficiais da folia em 2025: de acordo com o calendário oficial, o aquecimento para a folia em 2025 acontece nos dias 15 (sábado) e 16 (domingo) de fevereiro de 2025, 22 (sábado) e 23 (domingo) de fevereiro, e a curtição oficial vai acontecer entre os dias 01 (sábado) e 05 (quarta) de março.
Mas pode ficar tranquilo que depois do Carnaval ainda tem o pós-folia que acontece nos dias 08 (sábado) e 09 (sábado) de março.
E a Prefeitura de Belo Horizonte já anunciou que está trabalhando para ampliar a programação e oferecer ainda mais opções de lazer para os foliões ano que vem.
Não esqueça de ficar ligado no site Cenario Minas para mais novidades! Curta nossa página no instagram @cenariominas e acesse nossa Agenda de Blocos de Carnaval Belo Horizonte 2025 para acompanhar todos os eventos, festas e desfiles dos Blocos de Carnaval de Rua de Belo Horizonte!
Ordem de apresentação das Escolas de Samba
Foto: Alexandre Araujo
O sorteio que determinou a ordem de apresentação das Escolas de Samba do Grupo Especial que desfilarão no Carnaval de Belo Horizonte 2025, nos dias 3 e 4 de março. O evento contou com a presença de representantes de todas as agremiações que participarão do cortejo no próximo ano.
Confira abaixo a ordem das apresentações do Concurso de 2025:
1 – Triunfo Barroco
2 – Cidade Jardim
3 – Estrela do Vale
4 – Imperatriz de Venda Nova
5 – Imperavi de Ouros
6 – Acadêmicos de Venda Nova
7 – Bem-Te-Vi
8 – Canto da Alvorada
Festas de Pré-Carnaval de Belo Horizonte
“Quando como se lambuza”

O coração já pulsa no ritmo da bateria. Afinando os acordes finais para o dia mais esperado do ano, o bloco Quando Como se Lambuza se prepara para o penúltimo ensaio da bateria azul e rosa, que acontece nesta quarta-feira (19/2), a partir das 18h, no Galpão 54 (Rua Francisco Soucasseaux, 54 – Lagoinha). Ao todo, serão sete ensaios técnicos semanais entre os dias 15 de janeiro e 26 de fevereiro, e os ingressos podem ser adquiridos pela plataforma Gofree.
“O Carnaval tem todos os ritmos. Só você tem o seu”
Com o tema “O Carnaval tem todos os ritmos. Só você tem o seu”, um dos maiores blocos de carnaval de rua do Brasil convida o folião a celebrar a si mesmo, transformando a Avenida Afonso Pena em um palco de autoaceitação. Este ano, o manifesto do bloco destaca a importância de abraçar o ritmo e a essência de cada um, focado na autenticidade e reforçando a identidade do bloco como um espaço de liberdade.
Quando Come se Lambuza
O bloco Quando Come se Lambuza surgiu em 2014 após a comemoração de aniversário do mestre e fundador André Melado. Chegou com a ideia de resgatar a “juventude” do carnaval de BH, porém não tem nada a ver com a idade e sim com a atitude e comportamento. Misturando diversos estilos de música, o bloquinho que começou no pré-carnaval entre amigos virou um blocão e atrai os mais diversos públicos, além de possuir um grande alcance nas redes sociais.
Serviço – Penúltimo Ensaio Quando Como Se Lambuza
Data: 19 de fevereiro de 2025
Horário: 18h
Local: Galpão 54 (Rua Francisco Soucasseaux, 54 – Lagoinha)
Ingressos: Gofree
Bloco dos Butequeiros desfila neste sábado (22/12)
Com o tema “Lugar de Mulher é Onde Ela Quiser”, o Bloco dos Butequeiros desfila pelas ruas de Contagem, na Região Metropolitana de BH, no próximo sábado, dia 22 de fevereiro. A concentração será às 13h, na rua Jatobás, em frente ao número 637, no Eldorado. O cortejo seguirá até a Praça da Glória, no mesmo bairro, onde haverá a dispersão dos foliões a partir das 17h. A participação da população é gratuita.
“O Carnaval em Contagem, a cada ano que passa, ganha mais força e notoriedade no cenário mineiro. E um dos principais responsáveis por esse renascimento é o nosso irreverente Bloco dos Butequeiros, que, desde o ano de 2012, desfila no sábado que antecede o Carnaval”, conta Rafael Gonçalves, um dos fundadores do coletivo ao lado de Juliana Nascimento, atual diretora do bloco. “O Carnaval de Rua é muito mais do que uma festa. Ele é o resgate das tradições e um reforço dos laços comunitários. E o nosso bloco exemplifica esse papel ao celebrar a inclusão e a diversidade, mostrando que o Carnaval é uma expressão viva da nossa identidade cultural e também fruto de uma força coletiva da própria comunidade”, destaca ela.
E foi exatamente esses laços comunitários que fizeram o Bloco dos Butequeiros surgir. De acordo com Rafael Gonçalves, a agremiação nasceu no Bar do Feio, um tradicional ponto de encontro dos boêmios de Contagem. “Como estávamos sempre nos botecos da cidade, era natural que a ideia surgisse nesse ambiente, por isso o nome Butequeiros”, relata. “O nosso primeiro desfile aconteceu em 2012 e, desde o início, a nossa proposta é fazer sátiras dos momentos políticos do país e também abordar temas sociais, como as questões ambientais, a batalha contra os preconceitos e a luta pelo fim do assédio às mulheres”, completa Rafael.
Inclusive, o tema do Bloco dos Butequeiros no cortejo deste ano é “Lugar de Mulher é Onde Ela Quiser”. “Desde a nossa fundação, nós estimulamos ativamente a participação das mulheres e realizamos campanhas contra o assédio. Diante dos casos de abusos durante o Carnaval, onde as mulheres são fragilizadas, o nosso bloco se dedica a trabalhar a visibilidade feminina e o empoderamento, mostrando que o lugar da mulher é onde ela quiser: seja no boteco ou em um bloco de Carnaval”, garante Juliana Nascimento.
Para acolher mais mulheres na bateria, por meio do projeto “Bloco dos Butequeiros 2024: Cores, Ritmos e Inclusão Feminina”, aprovado no Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Contagem, desde o segundo semestre de 2024, o coletivo ofereceu oficinas gratuitas de percussão para a mulherada. Durante os encontros, a turma aprendeu a tocar chocalho, repinique, surdo, tamborim e caixa. “Estou entusiasmada e bastante confiante no impacto cultural que estamos fazendo em Contagem. Espero que essas oficinas e demais atividades do bloco promovam uma integração maior entre os moradores da cidade, incentivando tanto a participação dos jovens quanto o envolvimento da comunidade junto ao bloco”, pontua Juliana.
Bloco Gandahia volta com tudo para o Carnaval de BH

O Bloco Gandahia volta ao cenário carnavalesco de BH, após uma parada de 5 anos, com uma estrutura inédita. E um dos maiores trios que percorre as ruas da cidade. O trio elétrico será comandado pela cantora Geisa Carneiro, conhecida na cena carnavalesca de BH. “Estamos muito felizes com essa volta e temos certeza de que vamos levar muita alegria, axé e descontração para este Carnaval de BH”, fala um dos idealizadores do bloco Mauro Draft.
O Bloco sai no dia 03 de março, segunda de Carnaval, da Av. Aggeo Pio Sobrinho e Av. Henrique Badaró Portugal, com concentração às 11 horas. A estimativa de público e de 30 mil pessoas. O Bloco tem patrocínio da Cemig, a energia da cultura e Governo do Estado, e apoio da Belotur, BH Trans, Prefeitura de BH, Polícia Miltar e Bombeiros.
Sobre a Cantora
Com raízes na Bahia e um amor profundo por Minas Gerais onde reside, Geisa Carneiro se destaca como uma das melhores intérpretes da cena musical atual de Belo Horizonte. Com um timbre único, potência vocal e uma sensibilidade inigualável em suas interpretações, Geisa é uma artista que se conecta profundamente com seu público, transbordando sempre seu carisma e seu Axé nos palcos. Desde 2019, Geisinha como é carinhosamente chamada pelos foliões, comanda com toda sua autenticidade o Bloco “Eu Não Vou Embora” no Carnaval de BH, este que se consolidou como a segunda maior festa de carnaval do Brasil.
Sua energia contagiante e sua presença magnética transformam cada apresentação em uma verdadeira celebração, enchendo os corações de amor e alegria. Em 2025, Geisa Carneiro dará início a uma turnê especial em homenagem aos 40 anos do AxéMusic, um gênero que, segundo a própria artista, a escolheu. “O Axé é parte de mim, e eu sou grata por poder compartilhar essa essência com todos”, afirma Geisa, destacando a importância da música na sua vida e carreira.
Serviço:
Segunda, 03 de março
A partir das 11h
Av. Aggeo Pio Sobrinho, próximo ao nº 401 – Buritis
Bloco Besourinhos leva o rock dos Beatles
O rock dos Beatles e a energia do Carnaval se encontram mais uma vez no Bloco Besourinhos, que promete animar foliões de todas as idades. Este ano, a apresentação oficial será em novo local, a Praça da Assembleia, no domingo, dia 23 de fevereiro, às 10h. A mudança garante um espaço ainda maior para a festa, proporcionando mais conforto e segurança para o público.
Com um repertório que une a batida dos tamborins às guitarras elétricas, o Bloco Besourinhos transforma sucessos dos Beatles em ritmos contagiantes. Clássicos como “She Loves You”, “Hey Jude” e “Twist and Shout” ganham versões carnavalescas que fazem todo mundo cantar e dançar. A apresentação deste ano ganhou um reforço especial, a bateria está maior, e o bloco passou a contar com cerca de 100 integrantes, incluindo um potente naipe de metais, que garantem um som ainda mais vibrante.
Igor Oliveira, fundador do bloco e vocalista da banda, destaca o caráter familiar do evento como um dos grandes diferenciais do Besourinhos. “Os Beatles fazem parte da história da música e atravessam décadas encantando diferentes gerações. E com toda a energia boa do Carnaval, é muito especial pra gente fazer com que as crianças curtam a música do Quarteto de Liverpool de maneira lúdica e envolvente, enquanto os pais revivem memórias e compartilham esse momento. Esse é o espírito do Bloco Besourinhos, um bloco para que pais, filhos e avós possam curtir juntos a folia”, disse.
O Bloco Besourinhos nasceu em 2019, da iniciativa de um grupo de amigos que buscava um carnaval onde adultos e crianças pudessem se divertir juntos. Ao longo do ano, os integrantes participam de ensaios e oficinas, mantendo viva a energia do bloco.
O Besourinhos conta com patrocínio da Cemig e apoio institucional do Consulado Britânico em Belo Horizonte. Para mais informações, acompanhe o Instagram @blocobesourinhos e prepare-se para um Carnaval inesquecível ao som dos Beatles!
Apresentação oficial:
Dia 23 de fevereiro, domingo, às 10h.
Local: Praça da Assembleia, bairro Santo Agostinho.
Baile das Artes homenageia Pedro Paulo Cava
A primeira edição especial do Baile das Artes: Barroco Carnaval da Liberdade promete agitar a cena cultural de Belo Horizonte no dia 22 de fevereiro, a partir das 22h, no Palácio das Artes. Neste ano, o evento prestará uma homenagem especial ao diretor teatral Pedro Paulo Cava, que celebra 60 anos de dedicação às artes.
Promovido pela A.Criem (Associação dos Criadores e Estilistas de Minas Gerais) e pelo SATED-MG (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões de Minas Gerais), o baile tem o apoio da Rádio Inconfidência, Rede Minas, Fundação Clóvis Salgado e SECULT-MG. A iniciativa visa reunir a classe artística em uma noite de celebração, arte e alegria.
Para Magdalena Rodrigues, presidente do SATED-MG, o evento é uma oportunidade única de unir artistas em um momento de descontração e confraternização. “Toda vez que a gente tem a oportunidade de se encontrar fora do trabalho para se divertir, confraternizar, se abraçar e ser alegre juntos é algo sensacional. Ainda mais com tantas pessoas queridas reunidas. Estou muito feliz com as presenças de Nany People, Kayete Kaka e Walkiria La Roche, que estarão animando a noite com toda a energia que elas têm”, destaca.
O Baile das Artes reúne artistas do teatro, da dança, do circo, do cinema e audiovisual, do show e variedades, da música, das artes plásticas, da moda e profissionais da área técnica. Os ingressos serão disponibilizados a todos os artistas que se identificarem na sede do SATED-MG. A sugestão é que os artistas compareçam na festa caracterizados com os personagens marcantes das obras de Pedro Paulo Cava, em uma homenagem visual e afetiva ao diretor.
A programação contará com apresentações da banda Nossa Roda. Também estão confirmadas as participações da escola de samba Unidos dos Guaranis e do bloco Aflitos do Anchieta, que abrirão o evento com uma intervenção especial na entrada do Palácio das Artes.
Com uma atmosfera vibrante, o Baile das Artes promete ser um dos grandes eventos culturais do início de 2025, celebrando a história e a contribuição de Pedro Paulo Cava para o teatro e a cultura mineira.
Carnaval dos Sonhos preparou uma novidade super especial para este ano, o Esquenta de pré-carnaval
Fevereiro chegou, e o coração do folião já bate no ritmo do tambor e do agogô. Para incentivar ainda mais a energia de quem não vê a hora da folia começar, o Carnaval dos Sonhos preparou uma novidade super especial para este ano, o Esquenta de pré-carnaval, que acontece no dia 23 de fevereiro, a partir das 14h, no Mirante Beagá. O comando da festa vai ficar por conta de um dos grandes puxadores de trio de Salvador, o cantor Tomate, da dupla de irmãos que traz o axé do berço, Rafa e Pipo Marques, além de uma das maiores bandas do carnaval mineiro, os Baianeiros. Os ingressos estão disponíveis no Sympla.
Dono de ritmos como “Te Espero no Farol”, “Coração”, “Anjo Bom” e “Aqui É o Seu Lugar”, o baiano Tomate retorna à Belo Horizonte para comandar a festa e esquentar ainda mais o Pré-carnaval da cidade. Quem também sobe ao palco do Mirante Beagá é a dupla Rafa e Pipo Marques, que promete um show cheio dos maiores sucessos do carnaval da Bahia.
Como em terra de mineiro baiano é muito bem-vindo, a mistura dos ritmos desses dois estados também marca presença na festa. Marca registrada do carnaval belorizontino, os Baianeiros completam o line da festa que promete ser o maior evento privado do pré-carnaval da cidade.
Carnaval dos Sonhos 2025
Resultado da união de dois gigantes do carnaval de Belo Horizonte, o Carnaval do Mirante e o We Love Carnaval, o Carnaval dos Sonhos 2025 conta com um line-up potente liderado por nomes como Alok, Lauana Prado, Matheus e kauan, Ana Castela, Baile do Dennis, Tuca Fernandes, Alexandre Peixe, Lagum e muito mais.
O Carnaval dos Sonhos será o after oficial da folia em Belo Horizonte, em ambiente seguro e estruturado, além de mais exclusivo, para quem quer curtir o carnaval com conforto e qualidade.
Serviço – Esquenta Carnaval dos Sonhos 2025
23 de fevereiro – Esquenta Carnaval dos Sonhos
Atração: Tomate + Rafa e Pipo Marques + Baianeiros
Horário: 14h às 00h
Classificação indicativa: 16 anos
Local: Mirante Beagá – R. Henriqueto Cardinale, 228-280 – Olhos D’Água
Ingressos: Sympla
Realização: Trio Produtora
Bloco Putz Grilla aquece o carnaval
A banda Putz Grilla vai por o bloco na rua, ou melhor, no Jângal, toda quinta até o carnaval. Ainda há mais duas edições até o carnaval, nesta quinta, dia 20 de fevereiro, e na outra, dia 27, entre 18hs às 00hs. A festa promete muita malemolência no mais premiado PubGarden da cidade. A entrada é gratuita mediante retirada de cortesia, uma por CPF, no link, valida para check-in até as 19h30. Acesse o link abaixo www.blocodoputz.com.br. O Bloco do Putz é um evento Pré-Carnaval que ocorre desde 2023 idealizado pelo Produtor Cultural Gipson Mol.
O Putz Grilla é uma banda cover dos anos 80, situada em Belo Horizonte e totalmente atuante na cena do rock mineiro. É formado por André Alvarenga no vocal, Luciene França no teclados e vocal, Marcelo Velloso no baixo e vocal, Tiago Fonseca na guitarra e vocal e Thiago Peixoto na bateria e vocal. A banda comanda a folia de carnaval com o seu Bloco. Idealizado no ano de 2018, O Bloco Putz saiu em 2019 no coração da Savassi mostrando pra todo mundo que o nosso pop rock, pode sim ser carnaval. As baladinhas anos 80 e 90 foram repaginadas para ter o batuque e a alegria do samba. E ninguém melhor que o Putz Grilla para puxar essa folia.
Nos anos seguintes, tirando a pausa dos tempos de pandemia, fomos crescendo e o número de ritmistas e fãs que nos acompanham, foi só aumentando. Em 2024 nosso público flutuou entre 80 a 120 mil pessoas. Apoiamos a diversidade e a inclusão, assim como deve ser toda manifestação popular, como é o Carnaval.
Começando pelo nosso regente de bateria, Glauco Mendes, que atualmente vem tocando junto com os mineiros da banda Lagum, já passou por vários grupos de muito sucesso e segura a batuta da nossa bateria como ninguém. A estimativa para 2025 é uma bateria com aproximadamente 140 integrantes. Glauco faz uma parceria perfeita com o André vocalista do Putz na condução o bloco.
Sobre o Jângal:
Desde 2013, o Jângal tem sido um ponto de referência em Belo Horizonte para aqueles que buscam boa música, gastronomia de qualidade e um ambiente vibrante. Com uma programação diversificada e um compromisso com a inovação, o Jângal continua a ser referência no cenário noturno da cidade.
https://www.instagram.com/jangalbh/
- Outono, 523 – Cruzeiro
(31) 3653-8947
Palco Aberto apresenta “Mistura Minas”
Os jardins do Palácio das Artes também serão palco para a folia carnavalesca em BH com a edição especial do “Mistura Minas – É Carnaval”, projeto que integra o calendário do Governo de Minas para o Carnaval da Liberdade 2025 e o AMA – Ano Mineiro das Artes, programa da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult).
O evento faz parte do programa Palco Aberto, da Fundação Clóvis Salgado, e será realizado nos dias 20, 21 e 23 de fevereiro – quinta e sexta-feira, a partir das 18h, e domingo às 16h – com atrações que prometem uma fusão vibrante entre diversos ritmos, reunindo diferentes músicos em uma grande celebração para toda a família. Este projeto é realizado pela Casulo Produções, de Danusa Carvalho, com patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.
No dia 20, o “Mistura Minas – É Carnaval” estreia com o lançamento do “Baile de Verão”, comandado por Marcelo Veronez na companhia de Maria Alcina, importante nome da música brasileira, em encontro inédito, já que eles cantam juntos pela primeira vez. A Orquestra Cabaré, com Marcos Frederico, é a atração do dia 21, retornando aos palcos com um novo formato.
E para o público infantil e suas famílias, o projeto recebe o Bloco Fera Neném BH e Bentiviuzinho, no domingo, dia 23. A multiartista trans Efe Godoy será a mestre de cerimônias. Com trabalhos reconhecidos no Brasil e no mundo, ela se destaca com desenho e pintura, mas também com música performance em suas obras híbridas. A entrada é gratuita e o evento oferece também brincadeiras, customização e lounge.
Programação
Baile de Verão – Marcelo Veronez + Maria Alcina, 20/2, quinta, às 18h
Marcelo Veronez, um dos ícones do Carnaval belo-horizontino, abre a programação na quinta-feira ao lado de Maria Alcina, quando cantam juntos pela primeira vez, em um “show quente, alegre e com um clima solar”, como destaca o cantor. A proposta do Baile de Verão é reunir artistas que tocam e trabalham durante o Carnaval, criando um momento especial de encontro e celebração.
Com um repertório que passeia entre a tradição carnavalesca e o peso do rock eletrificado, a banda conta com os guitarristas Mateus Rocha e Rogério Delayon, o baterista Yuri Velasco, o baixista Pedro Fonseca e a percussionista Analu Braga. “Nosso baile vai fugir um pouco a regra dos repertórios de carnaval que temos em Belo Horizonte, que é mais voltado para a MPB, para homenagear figuras da música brasileira, ou que tenham na sua base a música baiana. O Baile de Verão vai para outro lugar, que é esse lugar do frevo e das marchinhas eletrificadas pelo rock and roll”, destaca Veronez. Maria Alcina é a convidada especial do show. Intérprete que se caracteriza pela voz marcante e figurino irreverente de plumas, paetês sua presença chega para abrilhantar o carnaval do Palácio das Artes.
Orquestra Cabaré, 21/2, sexta, às 18h
Na sexta-feira, dia 21/2, é a vez da Orquestra Cabaré, que retorna aos palcos após quase 15 anos de hiato, desta vez comandada por Marcos Frederico. O repertório inicia com o icônico “Oh, abre alas”, de Chiquinha Gonzaga, e segue com grandes sucessos das décadas de 1930, 1940 e 1950, como “Mamãe eu quero”, “Touradas em Madrid” e “Allah-la-ô”. “Com um novo formato, a proposta é uma viagem no tempo através de marchinhas carnavalescas”, adianta Marcos Frederico. Integram a Orquestra Cabaré André Miglio (voz), Aloízio Horta (baixo), Bianca Luar (voz), João Machala (trombone), Marcos Frederico (bandolim e voz), Pedro Caldas (percussão), Raquel Coutinho (voz), Rodrigo Carioca (bateria) e Samy Erick (guitarra).
Bloco Fera Neném BH + Bentiviuzinho, 23/2, domingo, 16h
No domingo, dia 23, a festa continua com a apresentação do Bloco Fera Neném BH, a partir das 16h. O bloco infantil, precursor do Carnaval de rua de Belo Horizonte e indicado ao Prêmio da Música Brasileira, celebra seu 12º ano com muita música, diversão e folia para toda a família. Em suas apresentações, a bateria segue aberta para quem quiser se juntar à festa. Crianças, mamães, papais, titios e vovós são convidados a virem fantasiados e prontos para brincar. Criado em 2014, o Bloco Fera Neném BH conquistou crianças e adultos com uma mistura vibrante de ritmos brasileiros. Nos cortejos, cerca de 2 mil foliões se reúnem para dançar ao som de ijexás, sambas de roda, cirandas, frevos, marchinhas e maracatus. O repertório passeia por canções infantis e composições próprias, assinadas pelo cantor e compositor Dudu Nicácio, participante do ressurgimento do Carnaval de BH desde os primeiros instantes.
Ainda, no domingo, acontece o show infantil com a Bentiviuzinho, banda criada, em 2017, por Ana Rodrigues, como extensão do Baile Bem te Viu, Bem te Vê, que anima foliões desde 2013. Com um repertório vibrante e repleto de brasilidade, o show mistura clássicos infantis e novas descobertas, trazendo diversão para todas as idades. A grande atração fica por conta das vozes suaves e afinadas de crianças, guiadas por artistas experientes, criando uma experiência lúdica e emocionante, com canções que celebram a infância e o Carnaval.
“Palco Aberto apresenta: Mistura Minas – É Carnaval”
Local: Jardim do Palácio das Artes – Avenida Afonso Pena 1537, Centro
Entrada gratuita
Dia 20/02 – quinta-feira, às 18h
Marcelo Veronez + Maria Alcina – Baile de Verão
DJ – Palomita + MC Efe Godoy
Dia 21/02 – sexta-feira, às 18h
Orquestra Cabaré – Marchinhas, com Marcos Frederico
DJ + MC Efe Godoy
Dia 23/03 – domingo, às 16h
Bloco Fera Neném BH + Bentiviuzinho + Dj
Bloco de jornalistas comemora 10 anos
O Bloco do Pescoção comemora 10 anos no Carnaval de Belo Horizonte com uma série de atividades: distribuição de mudas, Bazar de Carnaval, homenagens a jornalistas e sorteio de três caixas de cerveja em lata. Criado para homenagear os jornalistas mineiros, o Bloco do Pescoção já tem presença garantida na folia de rua desde 2015.
O desfile conjunto com o bloco Quem Ama Não Mata, criado para lutar contra a violência à mulher, será no próximo sábado (22). Como já é tradicional, a concentração será em frente à Casa de Jornalista, na Avenida Álvares Cabral, 400, a partir das 13h.
A Casa de Jornalista, no entanto, estará aberta às 9 horas para receber o Bazar de Carnaval. A Casa Matriz vai funcionar como apoio, com estrutura de alimentação e bebidas para atender aos foliões e foliãs. As mudas são doações do viveiro do bloco Boi Rosado, do mestre Severino Iabá.
Mais uma vez, quem vai animar a festa é a bateria do Mestre Wesley, formada por integrantes do bloco caricato Bacharéis do Samba, do Morro do Papagaio. A parte musical ainda irá contar com um time de peso, com história no samba e no Carnaval de Belo Horizonte: Cidade Amaral e Ágatha Flora (vocais), Amarildo do Cavaco, Pirata Sete Cordas e Alan Soares (trompete).
Antes do cortejo, o bloco do Pescoção fará uma homenagem a três jornalistas que nos deixaram recentemente: Jane Medeiros, Miriam Gontijo e Lena Alves. Ambas merecem destaque pela trajetória no jornalismo, pela contribuição aos direitos humanos e à democracia.
O Bloco Quem Ama Não Mata fará a tradicional coroação da Rainha do bloco. Neste ano, quem será coroada é a empresária e ativista Eliana Piola. Os blocos também vão apresentar músicas autorais.
RIFA – Pelo terceiro ano consecutivo, o bloco não conseguiu recursos do edital da Prefeitura de Belo Horizonte e resolveu realizar uma rifa de três caixas de cerveja em lata para viabilizar o cortejo. Cada rifa vale R$ 10 reais e o interessado pode comprar quantas cotas quiser. O resultado será divulgado no dia do desfile. LINK DA RIFA: https://rifa.click/rifa/bloco-do-pescocao-3-caixas-de-cerveja-latao. Quem quiser pode contribuir também via Pix: 31975471148 (Eduardo Mota).
SERVIÇO Bloco do Pescoção convida Quem Ama Não Mata Dia: 22/02/2025 – sábado Horário: 9h Bazar Horário: 13h (Concentração) 19h (Dispersão) Local: Casa de Jornalista – Avenida Álvares Cabral, 400, Centro – BH Quanto: Gratuito https://www.instagram.com/p/DFsOAVVOxhW/?igsh=MWdlM3NyYjRyaWkwbw==
|
Bloco Abalô-Caxi neste sábado na Praia da Estação
A Praia da Estação é uma manifestação popular que inicialmente surgiu da reivindicação do direito à cidade e que, com o tempo, se tornou símbolo da ocupação cultural dos espaços públicos em Belo Horizonte, sendo fundamental para a histórica retomada do Carnaval nas ruas da capital mineira. Neste sábado, dia 15 de fevereiro, às 12h, a Praça da Estação, espaço que sedia esse movimento, será palco para o último ensaio aberto do Bloco Abalô-Caxi. Este será o último encontro preparatório da bateria que desfila tradicionalmente na manhã de domingo (2/3), no carnaval. O ensaio é aberto ao público e gratuito.
O ensaio na Praia da Estação terá a participação do bloco Meninos do Morro Oficial. Fundado em 1998 na comunidade da Pedreira Prado Lopes, o bloco é formado por crianças e adolescentes que aprendem a tocar instrumentos de percussão em um projeto social de mesmo nome. O axé é ritmo predominante no repertório, uma vez que a própria formação do bloco está ligada aos ritmos baianos de raiz africana.
Abalô, meu amor
Uma das novidades do desfile do Bloco Abalô-Caxi deste ano será a ala de dança, comandada pelo bailarino e coreógrafo Lucas Rocha, que pela primeira vez irá abrir o desfile à frente da bateria. Em 2025, o cortejo do Bloco Abalô Caxi traz o tema “SULEAR – Arco-íris Tropical” propondo um resgate cultural, político e estético que celebra as raízes afro-brasileiras, indígenas e latinas, com foco especial na inclusão da população LGBTQIAPN+. Inspirado pelo movimento antropofágico, o bloco trabalha a ideia de desconstruir a hegemonia cultural eurocêntrica, colocando o Sul no centro das narrativas.
O Abalô-Caxi, criado em 2017, é conhecido por suas performances vibrantes e engajadas, trazendo a essência da cultura mineira para as ruas, embalados por um repertório recheado de músicas brasileiras. O bloco transforma o Carnaval em um espaço de diálogo, onde a arte se mistura à luta por respeito, igualdade e visibilidade aos grupos minoritários. Seu primeiro desfile aconteceu no Horto, próximo ao antigo bar Zona Last, quando ainda utilizava o nome Alô Abacaxi, e desde então o bloco já desfilou por diferentes pontos da cidade. No último ano, o grupo arrastou 60 mil foliões pelas ruas com o tema “Amor por princípio”, saindo na manhã de domingo na Avenida Amazonas, com uma bateria que contou com 317 participantes.
Desde sua criação, o Abalô-Caxi somando suas vozes e bateria a um Carnaval inclusivo e de luta, característico de Belo Horizonte. Com suas raízes na diversidade mineira, o bloco incorpora elementos das culturas afro-latinas e indígenas, celebrando a pluralidade de vozes e histórias que compõem a identidade brasileira.
Bloco Abalô-Caxi – Último ensaio de pré-carnaval na Praia da Estação
Data: 15/02, Sábado
Horário: a partir das 10h
Local: Praça da Estação
Entrada: Gratuita
Cortejo Abalô-Caxi 2025 – “SULEAR – Arco-íris Tropical”
Data: 02/03
Instagram @abalocaxi
Breve Verão chega à segunda edição, no Mirante Beagá
O Breve Verão chega à segunda edição no dia 22 de fevereiro, com um line-up pensado especialmente para a estação mais quente do ano. No Mirante Beagá, sobem ao palco Baco Exu do Blues, Lamparina, Adriana Araújo e Chama o Síndico, que convida Djonga. Os ingressos estão disponíveis na plataforma Ingresse, a partir de R$40.
Guilherme Rabelo, um dos sócios da Box Bold Xperiences, responsável pelo evento, comenta sobre a proposta: “O Breve Verão é mais uma iniciativa do Breve para movimentar a cidade de Belo Horizonte. Este ano, buscamos trazer nomes potentes do Brasil e da nossa capital para um encontro caloroso, que abraça o clima carnavalesco que inunda a cidade nesse período”.
Baco Exu do Blues, um dos principais nomes do hip hop brasileiro, chega com seu repertório repleto de sucessos que misturam rap, R&B e influências afro-brasileiras. O artista baiano coleciona prêmios nacionais e internacionais, como o Grand Prix de Cannes, e é reconhecido por suas letras profundas que abordam temas como paixão, desejo e identidade.
O clima carnavalesco está garantido com a banda do Chama o Síndico, bloco que homenageia Jorge Ben Jor e Tim Maia e mistura ritmos como samba, soul, funk e reggae. O grupo contará com uma participação especial de Djonga, um dos maiores nomes do rap nacional. Nascido na Favela do Índio, em BH, Djonga conquistou o país com sua lírica afiada e performances eletrizantes, consolidando-se como referência na cena hip hop.
A banda Lamparina traz o show contagiante pelo qual é conhecida, conquistando o público com canções cheias de suingue. Formada em BH, a banda já conquistou diversos outros palcos pelo Brasil, como o Lollapalooza e o MECA Inhotim, e não deixa ninguém parado com suas performances eletrizantes.
E para manter o suingue, Adriana Araújo, traz a força do samba de BH. Com influências que vão de Alcione a Jorge Aragão, Adriana é conhecida pela sua potência vocal e interpretação única, além da presença marcante nas principais rodas de samba da capital. A cantora passeia por clássicos do gênero e ainda traz autorais do seu disco “Minha Verdade”.
SERVIÇO
Breve Verão
Dia 22 de fevereiro
Horário: a partir das 16h
Local: Mirante Beagá (Av. Afonso Pena, 1377 – Centro)
Ingressos: https://ingresse.com/
A partir de R$40
Bloco Circuladô desfila em formato inédito e inovador
O primeiro bloco cênico-musical de Belo Horizonte, o Circuladô, desfila em formato inédito no domingo pré-Carnaval (23/2). Em 2025, além da vanguarda em misturar linguagens artísticas, inova ao trazer três baterias, que se revezam durante o cortejo, explorando diferentes ritmos. O bloco também se apresenta em clima de festa, sendo fruto da parceria entre Percussão Circular e Grupo Parangolé Arte Mobilização, que comemoram respectivamente 10 e 25 anos de história. Em sintonia, o cortejo deste ano reflete sobre o tempo, em suas diversas camadas e sentidos.
Com o crescimento, o encontro de foliões chega à região central este ano, levando para a Av. Getúlio Vargas a diversidade da música popular brasileira e autoral de Belo Horizonte. O repertório vai do forró à música pop, do axé ao reggae, dos ritmos afros ao sertanejo, contemplando canções em homenagem ao tempo.
A bateria formada por integrantes do Projeto Percussão Circular, fundado por Di Souza, une-se às intervenções do Grupo Parangolé, coordenado por Rodolfo Cascão, consagrado Mestre da Cultura Popular pela Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte. Ao todo, o cortejo traz cerca de 500 integrantes, entre batuqueiros, banda e atores, formando uma grande fusão artística.
No cortejo, a Percussão Circular, maior escola de percussão e musicalização da capital, divide-se em três alas de bateria. Os mais de 400 integrantes se revezam de forma dinâmica, trazendo diferentes repertórios. O formato busca surpreender o público não só com a troca de batuqueiros durante o cortejo, mas de ritmos e instrumentos.
Cortejo Circuladô 2025
Domingo (23/2)
Concentração: 15h
Local: Av. Getúlio Vargas esquina com Rua Santa Rita Durão
Mais informações: @percussaocircular / @parangole_arte_mob
Baianas Ozadas celebra 40 de axé com legitimidade


Bloco Besourinhos no Parque do Palácio
O Carnaval do Parque do Palácio começa em grande estilo com a apresentação do Bloco Besourinhos. Inspirado na obra dos Beatles, o Bloco promete animar os foliões de todas as idades unindo os sucessos da banda britânica e a energia contagiante do carnaval. Será no dia 15 de fevereiro, às 14h, com ingressos a preços populares, disponíveis no Sympla.
“Abrir o Carnaval do Parque do Palácio é motivo de muito orgulho para os Besourinhos. Os Beatles é uma banda atemporal, amada no mundo inteiro, e nosso trabalho é unir essa paixão à alegria do carnaval. Queremos que o público se divirta, cante junto e sinta a energia contagiante dessa mistura especial de ritmos”, afirma Igor de Oliveira, vocalista e fundador do Besourinhos.
O Bloco Besourinhos transforma clássicos como “Hey Jude”, “Yellow Submarine” e “Twist and Shout” em versões carnavalescas que misturam os riffs da guitarra aos sons do tamborim, do surdo e do repique. A apresentação contará com banda e a bateria completa para animar a festa.
Agenda Besourinhos
O grupo, que conquistou o coração dos belorizontinos e visitantes nos últimos carnavais, convida a todos para participar dos ensaios e sentir a energia da folia. Além da apresentação no Parque, no dia 15 de fevereiro, o Bloco terá o último ensaio aberto na Autêntica, no dia 16 de fevereiro, às 14h. A entrada é gratuita.
A apresentação oficial será em novo local este ano. No dia 23 de fevereiro, às 10h, o grupo vai colorir a Praça da Assembleia, no bairro Santo Agostinho.
O Bloco Besourinhos conta com a parceria institucional do Consulado Britânico em Belo Horizonte. Para mais informações sobre as apresentações, acompanhe o Instagram @blocobesourinhos.
Confira a agenda do Bloco Besourinhos
Ensaio Parque do Palácio
Data: 15 de fevereiro, às 14h
Local: Portaria 2 – Rua Prof. Djalma Guimarães, 161, Mangabeiras.
Ingressos no Sympla
Ensaio aberto
Dia 16 de fevereiro, às 14h
Local: A Autêntica – Rua Álvares Maciel, 312 – Santa Efigênia.
Entrada franca
Apresentação oficial:
Dia 23 de fevereiro, domingo, às 10h.
Local: Praça da Assembleia, bairro Santo Agostinho.
Entrada franca
Baianeiros faz Ensaio de Carnaval neste sábado, dia 15
Os amigos Lelo Lobão, (baiano e ex-baixista da banda Chiclete com Banana por 17 anos) e Danniel Maestri (mineiro e cantor), fundadores do bloco, se conheceram através da música. O projeto ‘Baianeiros’ surgiu depois de um estrondoso sucesso do ‘Bloco Baianeiros’ no carnaval de Belo Horizonte.
Em 2024, Baianeiros desfilou pela primeira vez no centro de BH, na av amazonas, e, no Castelo, recebeu milhares de foliões, embalados
Com uma agenda lotada, Baianeiros fazem show o ano inteiro, com uma média de 16 shows ao mês. Baianeiros percorre o país inteiro, de norte ao sul, levando uma mistura perfeita. No repertório, grandes sucessos baianos, releituras de hits atuais e que vão do pop, passando pelos cantores mineiros, com uma batida contagiante, que não deixa ninguém ficar parado!
Serviços:
Ensaio de Carnaval Baianeiros convida Yuri Hawaiano
Dia 15/02 – sábado
Local: Praia Buritis
Endereço: Rua Moisés Kalil, 209. Buritis, BH.
Horário: a partir das 20 horas
Banda Papauê celebra 20 anos de carnaval
A mistura de ritmos africanos com reggae, samba e rock, na década de 80, resultou em um som que hoje é a cara do Carnaval: o axé. No ano em que o estilo musical completa 40 anos desde a sua criação, a banda Papauê promete trazer a Bahia para Minas durante a folia de BH. À frente de dois blocos que vão circular pelas ruas da capital, o grupo deve fazer mais de 110 mil pessoas pularem atrás do trio.
No primeiro dia da folia, dia primeiro de março, sábado de Carnaval, a banda puxa o bloco Gato Escaldado, no bairro Sion, que fica na região Centro-Sul de Belo Horizonte. Nos últimos anos, o bloco atraiu mais de 80 mil pessoas. Já na segunda-feira do Carnaval, dia três de março, a banda Papauê estará na região Barreiro, também em Belo Horizonte, à frente do bloco Não Acredito que te Beijei. “Pela primeira vez, o bloco vai desfilar em cima de uma carreta. O trio elétrico ficou pequeno para os mais de 30 mil foliões que nos acompanham”, conta o músico Juninho Papauê, vocalista da banda.
Para fechar com chave de ouro, a banda terá, pela primeira vez, o seu próprio bloco. No dia 09 de março, domingo da ressaca de carnaval, o bloco Papauê vai desfilar pelo Barreiro.
AGENDA DE SHOWS BANDA PAPAUÊ
16/02 – Bloco Beijinho Doce – (bloco infantil do Não Acredito que te Beijei), das 11h às 13h
16/02 – Pré-carnaval no bairro Jardim Industrial, com mini trio elétrico, às 15h
21/02 – Evento Não Acredito que te Beijei
22/02 – Via Shopping – bloco Não Acredito que te Beijei
23/02 – Ensaio bloco Gato Escaldado
01/03 – CARNAVAL – Desfile bloco Gato Escaldado
01/03 – CARNAVAL – Caetanópolis, MG
02/03 – CARNAVAL – Piumhi, MG
03/03 – CARNAVAL – desfile bloco Não Acredito que te Beijei
03/03 – CARNAVAL – Cachoeira da Prata,MG
08/03 – Carnadown (ressaca de Carnaval) – bloco Gato Escaldado
Bloco Seu Vizinho no Aglomerado da Serra
Celebrando dez anos de uma revolução sociocultural promovida no Aglomerado da Serra, o Bloco Seu Vizinho realiza seu último cortejo de pré-Carnaval antes da folia oficial, no próximo dia 16/02 (domingo), entre 10h e 14h. O evento é gratuito e tem saída marcada na Rua Bandoneon, número 411, próximo à Praça do Cardoso, no Aglomerado da Serra, em uma das áreas mais conhecidas e movimentadas da maior favela de Minas Gerais.
Para o Carnaval de 2025, o Bloco Seu Vizinho celebra uma década de existência sob a temática “Tá Rolando de 10 anos — A Serra se Armando de Coragem e Esperança”. O conceito mistura uma conhecida gíria repetida pelos becos e vielas da comunidade com uma frase cunhada pela escritora mineira Conceição Evaristo, em alusão à sua interpretação atenta sobre as perspectivas almejadas para o povo negro, população majoritária nas favelas do país. Esse é um discurso que inspira a trajetória e a história do grupo percussivo formado no Aglomerado da Serra em 2014, fundado por Paulo Vitor Ribeiro (PV), nascido e criado na Vila Marçola, seus irmãos, amigos locais e de outros bairros, como Matheus Lobo.
“A Conceição Evaristo é uma mulher negra, periférica, vinda de uma comunidade chamada Pindura Saia, no alto da Avenida Afonso Pena, na divisa com o bairro Serra. Um dos livros que eu li da Conceição foi o ‘Becos da Memória’. Nos ensaios do bloco, fizemos pílulas de leitura, em pausas de dez minutos, para inspirar a temática deste ano. A Conceição fala da realidade de vários moradores de comunidades que sofrem processos de retirada de seus territórios. Isso gerou uma reflexão para a gente ir para a avenida transformado por essa realidade, pensando na importância do nosso território”, destrincha o diretor e regente Paulo Vitor.
Com mais de 300 profissionais envolvidos, o Bloco Seu Vizinho tem a proposta de realizar um Carnaval democrático, acessível e, sobretudo, voltado para os moradores da periferia, valorizando a cultura negra e da favela. Ao longo dos anos, ficou conhecido por movimentar o Aglomerado da Serra, não apenas pela ocupação de becos e vielas com cores, glitter e marchinhas. Mas também culturalmente e economicamente, ao desenvolver formações o ano inteiro com crianças, jovens, adultos e idosos, produzir eventos, gerar oportunidades de renda aos moradores, realizar cursos na área do empreendedorismo e economia criativa e promover o acesso à profissionalização artística, por exemplo, por meio do Edital Acredita Favela, que impulsiona artistas da favela com formação e recurso para executarem o primeiro projeto de suas carreiras.
“O Carnaval do Bloco Seu Vizinho não acontece só no dia do desfile. Fazemos três cortejos antes da folia, em dezembro, janeiro e agora em fevereiro. Cada cortejo é em um lugar diferente da favela. Convidamos os moradores e o público de fora, alertamos o comércio para estar aberto. É uma oportunidade de geração de renda em diferentes pontos do Aglomerado e também de provocar essa reflexão sobre o cuidado, o respeito, a limpeza da comunidade e a segurança do nosso território”, avalia Paulo Vitor.
SERVIÇO | Cortejo de pré-Carnaval do Bloco Seu Vizinho
Quando. 16/02 (domingo), das 10h às 14h
Onde. Da Rua Bandoneon, 411, próximo à Praça do Cardoso, até a Rua Nossa Senhora de Fátima, 634, no Aglomerado da Serra
Quanto. Gratuito
Balaio abre o calendário do carnaval

O PRÉ-CARNAVAL do BALAIO chega com tudo para dar início ao calendário oficial do Carnaval 2025 de Belo Horizonte! Em sua primeira edição, o evento acontece no dia 10 de janeiro de 2025, na Autêntica, prometendo uma noite inesquecível com uma programação recheada de alegria, música e cultura.
Com shows de bandas de blocos tradicionais, intervenções especiais e participações de artistas renomados, o PRÉ-CARNAVAL do BALAIO se firma como um marco cultural. Mais do que uma festa, o evento celebra a riqueza e diversidade que tornam o Carnaval de Belo Horizonte um dos maiores e mais vibrantes do país.
O evento integra o projeto BALAIO 10 anos, uma iniciativa que promoverá diversas ações ao longo de 2025, culminando em uma grande celebração de aniversário em dezembro.
Bandas dos Blocos
ASA DE BANANA (@asadebanana)
Fundado em 2017, o bloco homenageia ícones da música baiana como Asa de Águia e Chiclete com Banana. Em 2024, levou 50 mil pessoas às ruas com seu som contagiante e espírito carnavalesco.
BATUQUE COLETIVO (@batuquecoletivo)
Desde 2016, o Batuque Coletivo colore de vermelho as ruas de BH. Em 2024, reuniu 200 mil foliões, tornando-se um dos destaques do Carnaval da cidade.
BLOCO DA ESQUINA (@blocodaesquina)
Criado para homenagear o Clube da Esquina, o bloco une música mineira e Carnaval desde 2013. Com mais de 250 integrantes, é presença garantida no calendário cultural da cidade.
ATENÇÃO, CREUZEBECK! (@blocoatencaocreuzebeck)
Inspirado pelos Mamonas Assassinas, o bloco conquistou a região oeste de BH com irreverência e inclusão, atraindo 3.500 foliões em seu último desfile.
Participações Especiais Confirmadas
ELISA DE SENA (@elisadesena)
Artista multifacetada, Elisa mescla música e artes cênicas com um discurso poderoso sobre negritude e feminismo.
HELENO AUGUSTO (@helenoaugusto)
DJ, cantor e compositor, Heleno é uma força criativa do Carnaval de BH. Um dos criadores do bloco Havayanas Usadas, agora prepara seu disco de estreia com sambas inéditos.
ANINHA FELIPE (@aninhafelipeoficial)
Aninha Felipe é uma talentosa sambista e a mente criativa por trás do projeto “Papo de Samba”. A cantora também idealizou o Bloco da Aninha.
ANA PROENÇA (@ana_proenca_cantora)
A cantora e sambista Ana Proença vocalista e fundadora do bloco Qui Samba é esse? Desde 2023, é integrante da ala de intérpretes da Escola de Samba Cidade Jardim. Ana Proença se prepara para a gravação do seu próximo EP: “Amor Sambista”.
CHRIS MULATO (@chrismulato)
Chris Mulato é compositor e multi-instrumentista. Suas músicas, incluindo as marcantes “Amar por Amar” e “Pensando na Gente”, estão disponíveis nas plataformas digitais. Chris é fundador da “PRODUZA!”, um projeto que une música e audiovisual no fortalecimento do samba mineiro.
Intervenções Confirmadas
BLOCO DA CÍCLICA (@blocodaciclica)
Com raízes na cena cultural de Belo Horizonte, o Bloco da Cíclica celebra inclusão e cultura popular através da música.
XEQUERELAS (@xequerelas)
Criado por Mairna Dantas, o Projeto XequerElas é formado exclusivamente por mulheres e visa levar a musicalidade do Xequerê aos mais variados estilos musicais.
BLOCO SOU VERMELHO (@blocosouvermelho)
O Bloco surgiu oficialmente em 28 de maio de 2018, para fazer animação das lutas pela Democracia. O Bloco é formado por aproximadamente 40 ritmistas.
Sobre a Produção
O BALAIO PRODUÇÕES, criado em 2015, é referência na cobertura do Carnaval de Belo Horizonte. Indicada ao Prêmio Profissionais da Música 2024, a produtora atua na promoção de eventos culturais e na divulgação independente de música.
Evento: Pré-Carnaval do BALAIO
Data: 10 de janeiro, sexta-feira
Horário: Abertura da casa às 20h
Local: Autêntica – Rua Álvares Maciel, 312, Santa Efigênia, Belo Horizonte
Ingressos: R$20,00 (valor único)
https://www.sympla.com.br/evento/pre-carnaval-do-balaio/2776328
Produção: BALAIO Produções | @balaiocanal
Contato: André Luiz – (31) 99973-7707
Bloco Funk You celebra 8 anos com grande festa e ensaio aberto
O Funk You, um dos destaques do Carnaval de Belo Horizonte, celebra seu oitavo aniversário com uma grande festa. O bloco, que trouxe o funk para a folia na capital mineira, inicia o agito deste ano com um evento repleto de atrações no dia 12 de janeiro, domingo, a partir das 14h, no Galpão 54 (Rua Francisco Soucasseaux, 54, Lagoinha). A programação contará com o show da banda do bloco, ensaio aberto da Ala do Passinho, e ainda shows do Bloco Swing Safado e Pagode do Jottapê. Os ingressos estão à venda por meio da plataforma Gofree.
O evento de aniversário do Bloco Funk You já se tornou uma tradição aguardada pelos foliões de Belo Horizonte, marcando o início do ano com muita alegria e música. Este ano, a festa promete ser ainda mais especial, já que, além do funk misturado com o ritmo carioca, haverá muito samba e pagode. A Ala do Passinho, que encantará o público com suas coreografias à frente do trio elétrico do Funk You, marcará presença com um ensaio aberto e convidando todos os foliões a dançarem juntos no Galpão 54.
“Estamos muito felizes por comemorar os oito anos do Bloco Funk You. Desde o nosso primeiro desfile, o objetivo sempre foi levar alegria e muita música para as ruas de Belo Horizonte. Este ano, para iniciar o clima da folia, preparamos uma celebração especial, trazendo amigos e parceiros como o Bloco Swing Safado e o Pagode do Jottapê, além do nosso show com o ensaio da Ala do Passinho para que já possamos ir até o chão juntos!”, brinca Lucas Moraes, idealizador do bloco.
Funk no Carnaval de BH
Criado em dezembro de 2016, o Bloco Funk You nasceu do desejo de um grupo de amigos de participar do Carnaval em Belo Horizonte, conquistando rapidamente seu espaço com sua proposta inovadora de integrar o funk brasileiro ao ritmo contagiante da folia. Para o Carnaval de 2025, o desfile está marcado para a terça-feira, 4 de março, e mais informações serão divulgadas em breve.
Para acompanhar todas as novidades, siga o Funk You nas redes sociais:
- YouTube: Bloco Funk You
- Facebook: Bloco Funk You
- Instagram: @blocofunkyou
Serviço
Aniversário 8 anos do Bloco Funk You
- Dia: Domingo, 12 de janeiro
- Local: Galpão 54, R. Francisco Soucasseaux, 54, Lagoinha, Belo Horizonte – MG
- Horário: 14h às 21h
Programação
- 15h às 16h30: Pagode do Jottapê
- 17h às 18h30: Bloco Funk You – Show da banda + Ala do Passinho
- 19h às 20h30: Bloco Swing Safado
- DJ: Durante todo o evento
Ingressos
- Ingressos: a partir de R$ 15,00 por meio da plataforma Gofree.
- Classificação do evento: livre (menores de idade devem estar acompanhados dos pais)
Bloco Então, Brilha! lança concurso musical “MAGIA TROPICAL”
Celebrando 15 anos nas ruas de Belo Horizonte, o Bloco Então Brilha! lança o concurso “MAGIA TROPICAL”, para incentivar a renovação musical da folia da cidade. Até 20 de janeiro, compositores e músicos podem inscrever canções autorais e inéditas para integrarem o repertório do Então, Brilha! durante o Carnaval 2025. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio do formulário digital, disponível nas redes sociais ou no site oficial do bloco www.entaobrilha.com.
A canção vencedora irá integrar o repertório do Cortejo de Carnaval 2025 do Bloco Então, Brilha!, um dos maiores do Brasil, e além disso receberá o prêmio de 5 mil reais. Outras quatro canções finalistas também poderão ser tocadas pela banda do bloco durante todo o Carnaval, impulsionando a visibilidade dos artistas, e serão premiadas com o valor de mil reais.
MAGIA TROPICAL – Concurso da música brilhante de 2025
Inscrições gratuitas até 20 de janeiro por formulário online
Mais informações: http://www.entaobrilha.com/
@entaobrilha
Asa de Banana abre a temporada de ensaios
Os amantes das bandas Asa de Águia e Chiclete com Banana já podem preparar as fantasias e ensaiar os passos, porque a temporada de ensaios do Bloco Asa de Banana começa no dia 11 de janeiro! Com ensaios gratuitos espalhados por diversos pontos de Belo Horizonte, a programação será embalada pelos maiores hits das duas bandas que são verdadeiros ícones do axé brasileiro.
Com o tema de 2025, “O Canto da Cidade: Asa de Banana Celebra as Mulheres do Axé”, o bloco presta uma homenagem às precursoras do Axé Music. No repertório, além dos clássicos de Asa de Águia e Chiclete com Banana, o público poderá vibrar com músicas próprias do bloco e sucessos eternizados por grandes artistas como Daniela Mercury, Sarajane, Margareth Menezes, Banda Eva, Cheiro de Amor, Kaoma e muito mais!
Criado em 2017 por um grupo de amigos apaixonados pelo axé e pelo Carnaval de BH, o Asa de Banana já se consolidou como um dos blocos mais tradicionais e queridos da cidade. Com o nome que celebra duas das maiores bandas do Carnaval baiano, o bloco tem crescido a cada ano, arrastando multidões e se firmando como protagonista do pré-Carnaval de Belo Horizonte.
Em 2025, a folia promete ser ainda maior, reunindo foliões para celebrar a energia contagiante do Axé Music e o legado das mulheres que marcaram história no gênero.
Confira a programação de ensaios abertos ao público e gratuitos:
11/01 – de 11 às 13 horas – Autêntica (R. Álvares Maciel, 312 – Santa Efigênia, )
25/ 01 – de 11 às 13 horas Autêntica (R. Álvares Maciel, 312 – Santa Efigênia, )
08/02 – de 11 às 13 horas- Mercado Distrital de Santa Tereza
23/02 – de 11 às 13 horas, local a definir
CarnaTherê une Seu Jorge, Mart’nália e bandas
Grandes nomes da música popular brasileira vão dividir o palco com blocos ícones de Belo Horizonte: Seu Jorge, Mart’nália e as bandas dos blocos Então, Brilha!, Asa de Banana e Bloco da Esquina.
Consagrado com três Grammys Latinos, Seu Jorge traz sua voz inconfundível, que conquistou o Brasil e o mundo com seu estilo multifacetado, que ressoa brasilidade. Mart’nália traz o samba que faz parte da sua vida desde a infância, acompanhando seu pai, Martinho da Vila, nas rodas de samba da Vila Isabel. Também com dois Grammys Latinos na bagagem, a sambista vem com novidades do seu novo disco “Pagode da Mart’nália”.
O evento ainda presta homenagem a um dos maiores movimentos musicais de Minas Gerais. O Bloco da Esquina reinventa clássicos do Clube da Esquina, de Milton Nascimento, Lô Borges e Beto Guedes, ao ritmo do repique. E para quem não abre mão da energia do Carnaval baiano, também tem show eletrizante e carregado de nostalgia. Cantando hits que marcaram diferentes gerações, o bloco Asa de Banana revive sucessos das bandas Asa de Águia e Chiclete com Banana, ícones do axé brasileiro.
“Aqui na do Brasil, estamos muito animadas em assumir a produção do CarnaTherê pela primeira vez. Temos uma longa trajetória no carnaval de Beagá, atuando tanto na produção executiva quanto em ativações de marcas, e é sempre um prazer contribuir para a nossa maior festa! Com mais de 20 anos de experiência em eventos culturais e de grande porte, estamos preparando uma edição vibrante, planejada com atenção aos detalhes e foco na experiência do público. Nossa equipe está comprometida em entregar um evento que celebre a energia do Carnaval com excelência e inovação, garantindo momentos inesquecíveis para todos os foliões”, garante Paula Cerqueira, diretora de Projetos da doBrasil.
O CarnaTherê integra as ações de marketing da Coca-Cola FEMSA Brasil em Minas Gerais. Em fevereiro e março, a empresa vai incrementar a folia com promoções em bares e supermercados, além de patrocinar os blocos Então, Brilha!, Asa de Banana e Bloco da Esquina. “Estaremos presentes em todo o período do Carnaval de BH, com ativações nos blocos de rua, realização de ações de valor para promover experiência ao consumidor e relacionamento com os pontos de venda”, afirma Luiz Fernando Mattos, diretor de Marketing da Coca-Cola FEMSA Brasil. Ele destaca que, durante o CarnaTherê, também serão realizadas ações socioambientais, incluindo a doação de alimentos para a Ação da Cidadania, gestão e destinação adequada de resíduos, uso de materiais reciclados e recicláveis entre outras iniciativas.
SERVIÇO
CarnaTherê, com Seu Jorge, Mart’nália, Então, Brilha!, Bloco da Esquina, Asa de Banana e DJ Camis
15 de fevereiro
Abertura dos portões: 13h
Local: Parque das Mangabeiras (Avenida José do Patrocínio Pontes, 580).
Ingressos: Sympla
Mais informações: https://www.instagram.com/
Bloco de Carnaval “Mimosas Borboletas”
O desfile será no domingo, dia 23/2, a partir das 10 horas, na Praça Marino Mendes Campos, 1100 – final da Av. Francisco Deslandes – Bairro Anchieta.
Neste domingo, dia 23, pelas ruas do bairro Anchieta, o Bloco Mimosas Borboletas estará pelo quarto ano animando os foliões. Além de ter sua bateria formada somente por mulheres, todo ano o bloco homenageia uma mulher de destaque. Em 2023 a homenagem foi para a artista mexicana Frida Kallo e ano passado a compositora, instrumentista e maestra Chiquinha Gonzaga. Neste ano, a eterna Elis Regina será o destaque e o bloco interpretará as canções que marcaram sua carreira artística, que marcou os anos 60 e 70. Se estivesse viva Elis Regina em 2025, completaria 80 anos.
O Bloco Mimosas Borboletas canta a sensualidade, a força, a diversidade, a coragem, o preconceito e a esperança da mulher. No repertório, estarão também sucessos de Rita Lee, Milton Nascimento, Chico Buarque, Tim Maia, Caetano Veloso e outros compositores. O roteiro privilegia a música popular brasileira que transmite mensagens sobre pautas importantes para as mulheres. A bateria é formada por 75 integrantes, contendo diferentes instrumentos.
Para a diretora do bloco, a cantora e compositora Celinha Braga, “cada geração recebe orientações e conselhos diferentes, mas todas as mulheres têm em comum a luta diária pela liberdade de expressão, pela igualdade de direitos e de serem valorizadas em todas as esferas da vida”. “ELIS REGINA” foi a escolhida para ser a artista inspiração do bloco Mimosas Borboletas em 2025. Ela é uma das maiores intérpretes da música brasileira, e sua voz presença política foram suas marcas registradas. Elis representa uma mistura atemporal de talento, paixão e arte.
Ela continua sendo uma das mais BRILHANTES cantoras da atualidade mesmo tendo virado ESTRELA precocemente, sua voz e seu repertório continuam ecoando e inspirando “gerações e gerações” de pessoas que acreditam que a arte é uma forma do ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura.
A bateria é formada por 75 integrantes dirigidas por Analu Braga e Solange Caetano, que são as responsáveis pelos arranjos e regência do grupo. As melodias ficam por conta dos acordes da banda formada por: teclado Maria Mônica, Cavaquinho Bia Nascimento, Sax Alessandra Melo e baixo Iara de Andrade.
Nos vocais Flora Guerra, Brenda Andrade, Celinha Braga, Flávia Marcelle, Fabrícia Dolabela, Gabriela Cruz, Jhessy Vilas e Thais Felicori.
A ala de dança, que vai logo atrás da bateria é formada por mulheres do espaço “Casulo” criado e dirigido por Carol Saletti.
Desde novembro 2024, toda segunda-feira, o Bloco Mimosas Borboletas realiza na Casa Outono (Rua Outono, – Bairro Cruzeiro) ensaios com sua bateria, formada por 75 mulheres.
As fotos são de Camilla Felicori
Outras informações: Celinha Braga (31) 99614 1938
Bloco Chega o Rei realiza o Festival “Chega Na Chuí”
O Bloco Chega o Rei realiza o Festival “Chega Na Chuí”, no sábado, dia 8 de fevereiro de 14h às 20h, na Praça Chuí, Bairro João Pinheiro, em Belo Horizonte. A banda promete levar ao público os grandes sucessos do Rei Roberto Carlos e outros Reis e Rainhas da música brasileira, contagiando adultos, crianças e idosos. A apresentação será totalmente gratuita e aberta a todo o público, incluindo ações de acessibilidade como banheiros químicos para deficientes físicos e cadeiras perto do palco para a população idosa (público que sempre comparece de forma muito numerosa em apresentações do Bloco). Esse momento também pode ser considerado uma Mostra do que os alunos aprenderam durante as aulas de musicalização que o Bloco ofereceu nos meses de novembro, dezembro e janeiro.
O Chega O Rei é um coletivo inclusivo que executa músicas do cantor Roberto Carlos e outros reis da Música Popular Brasileira, como o do baião, Luiz Gonzaga, através de arranjos originais que permeiam o samba, ciranda, maracatu, funk, marchinha, ijexá e congo. O grupo surge a partir da vontade de se criar um bloco para homenagear o cantor, movimentar culturalmente e promover e ações sociais na regional Noroeste da cidade de Belo Horizonte.
“O Bloco possui uma forte relação com o bairro João Pinheiro e regiões adjacentes onde o evento ocorrerá, sendo referência musical e cultural não só durante o Carnaval, mas também por todo o ano”, explica Fabrício Moraes, coordenador, guitarrista e cantor do Bloco.
A intenção dos criadores do bloco é a descentralização do carnaval de rua, a democratização do acesso a espetáculos musicais e a formação de novos talentos através de oficinas de percussão. Essa ação finaliza do projeto “Bloco Chega o Rei – Roberto Carlos em Ritmo de Carnaval”, do edital LPG 08/2023 – Territórios e paisagens culturais, que contou também com a realização das oficinas de musicalização e percussão voltadas para o público PCD (Pessoas com Deficiência Física).
Serviço: Festival “Chega Na Chuí”
Data: Sábado, dia 8 de fevereiro
Hora: De 14h às 20h
Local: Praça Chuí, Bairro João Pinheiro, em Belo Horizonte
Valor: Gratuito
Bloco LEÃO DA LAGOINHA
Leão da Lagoinha, bloco mais antigo de Beagá, com 78 anos, abre sua agenda de ensaios e divulga o tema enredo deste ano.
Como faz tradicionalmente há 78 anos, o Bloco Leão da Lagoinha convida a população de Belo Horizonte para os seus badalados ensaios. O primeiro deles será realizado neste sábado, dia 8 de fevereiro, a partir das 19h, no Centro Cultural Nosso Grito, localizado na Rua Roseiral 13, esquina com Serra Negra, no Bairro Santo André. A agenda de ensaios seguirá nos dias 11, 15, 18, 22, e 25 de fevereiro. Sempre às terças-feiras e sábados. Dia 1 de março acontece o tradicional ensaio técnico geral.
Nossos ensaios acontecem desde o carnaval de 1948, quando alguns meninos resolveram sair às ruas vestidos de mulher para se divertir. Houve um pequeno hiato, mas nunca perdemos o brilho e a magia desse período”, explica o presidente do Bloco, Jairo Nascimento.
O tema do samba enredo de 2025 é “Cosme e Damião, sincretismo e fé” e foi composto pelo cantor e compositor Gilmar Batista, que venceu o Concurso de Samba Enredo Leões da Lagoinha, que foi realizado dia 11 de janeiro.
Pescoção faz desfile conjunto com o bloco Quem Ama Não Mata
Neste ano, o Bloco do Pescoção comemora 10 anos de vida no carnaval de Belo Horizonte e convidou para a festa o bloco Quem Ama Não Mata, criado para lutar contra a violência contra a mulher. O desfile conjunto será no próximo dia 22 de fevereiro, sábado de pré-carnaval. Como já é tradicional, a concentração será em frente à Casa de Jornalista, na Avenida Álvares Cabral, 400, a partir das 13h. Criado para homenagear os jornalistas mineiros, o Bloco do Pescoção já tem presença garantida no Carnaval de rua de BH desde 2015.
Mais uma vez, quem vai animar os foliões neste ano é a bateria do Mestre Wesley, formada por integrantes do bloco caricato Bacharéis do Samba, do Morro do Papagaio. Antes do cortejo, o bloco do Pescoção fará uma homenagem a duas jornalistas que nos deixaram recentemente: Jane Medeiros e Lena Alves. Ambas merecem destaque pela trajetória no jornalismo, pela contribuição aos direitos humanos e à democracia.
O Bloco Quem Ama Não Mata fará a tradicional coroação da Rainha do bloco. Neste ano, quem será coroada é a empresária e feminista Eliana Piola. O bloco também vai apresentar músicas autorais.
Rifa – Neste ano, pelo terceiro ano consecutivo, o bloco não conseguiu recursos do edital da Prefeitura de Belo Horizonte e resolveu realizar uma rifa de três caixas de cerveja em lata para viabilizar o cortejo. Cada rifa vale R$10 reais e o interessado pode comprar quantas cotas quiser. O resultado sairá no dia do desfile. LINK DA RIFA: https://rifa.click/rifa/bloco-do-pescocao-3-caixas-de-cerveja-latao
SERVIÇO Bloco do Pescoção convida Quem Ama Não Mata Dia: 22/02/2025 – sábado Horário: 13h (Concentração) 19h (Dispersão) Local: Casa de Jornalista – Avenida Álvares Cabral, 400, Centro – BH Quanto: Gratuito https://www.instagram.com/p/DFsOAVVOxhW/?igsh=MWdlM3NyYjRyaWkwbw== |
Pré-Carnaval do Divino 2025 promete agitar Divinópolis |
![]() O “Pré-Carnaval do Divino 2025” está chegando com tudo! A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdes), prepara uma festa imperdível para todos os foliões da cidade! No dia 22 de fevereiro, Divinópolis será palco de uma verdadeira celebração de alegria, música e diversão que promete marcar a história da cidade. O evento, que acontecerá na Avenida Paraná, na região do Centro Administrativo da Prefeitura, das 9h às 22h, promete ser um marco na história da cidade. A festa contará com um Espaço Kids, das 9h às 16h, apresentações dos blocos:
E demais apresentações:
A diversão continuará a partir das 13h com os blocos de rua mais animados da cidade:
As apresentações acontecerão em trio elétrico, e o trajeto percorrerá a Avenida Paraná, começando na Rua Guapé e finalizando na Avenida Paraná com a Rua Lagoa da Prata. |
Melhores Blocos de Carnaval de Belo Horizonte
As Charangueiras homenageiam Elba Ramalho
Neste ano de 2025, as Charangueiras celebram 11 anos de história com uma homenagem especial a Elba Ramalho, um ícone da música brasileira. O bloco, conhecido por sua energia contagiante e compromisso com a valorização das mulheres na música, promete mais um desfile inesquecível.
O evento acontecerá no dia 23 de fevereiro, domingo de pré-carnaval, na Savassi, em Belo Horizonte. A concentração está marcada para às 9h, e o desfile ocorre das 10h às 14h. Para garantir ainda mais inclusão e acessibilidade, a apresentação contará com intérprete de Libras, permitindo que mais pessoas possam aproveitar essa grande celebração.
“Elba Ramalho representa a força da mulher na música brasileira. Sua trajetória é inspiradora, e queremos trazer toda essa energia para nosso desfile”, afirma Ana Andrade, fundadora, diretora e carnavalesca do bloco.
A homenagem já chegou até Elba, que fez questão de agradecer o carinho e a escolha de seu nome como tema do desfile. “Meu Deus que maravilha!!! Fico muito feliz e honrada em saber que aí em Belô, também serei homenageada por um bloco somente de mães. Muito obrigada pelo carinho”.
Fundado em 2014 por um grupo de 15 mães, o bloco nasceu da necessidade de um espaço onde mulheres pudessem tocar, se expressar e levar seus filhos para vivenciar o carnaval de forma segura e afetuosa. Com o crescimento e o sucesso das edições anteriores, as Charangueiras se tornaram um movimento musical e social, com mais de 50 integrantes que promovem o empoderamento feminino por meio da música. Além do carnaval, o grupo realiza ações sociais ao longo do ano, ajudando mulheres a reencontrarem sua liberdade.
Um carnaval para toda a família
As Charangueiras têm como princípio oferecer um carnaval seguro, musicalmente rico e acolhedor para todos, incluindo crianças e famílias. “Nosso carnaval é pensado para ser um espaço de alegria e afeto, onde as famílias podem curtir sem preocupação. Prezamos muito pela segurança e pela qualidade musical”, destaca Ana Andrade.
O repertório é um dos grandes destaques do bloco. Neste ano, além de um setlist especial dedicado à homenageada Elba Ramalho, a banda manterá sua tradição de apresentar músicas de rock, pop, axé e canções infantis. “As músicas infantis são um momento mágico. Quando começamos a tocar as canções das princesas, elas aparecem fantasiadas e transformam o desfile em um verdadeiro conto de fadas”, conta a diretora do bloco.
Charangueiras: som, memória afetiva e protagonismo feminino
Mais do que um bloco, as Charangueiras representam a força das mulheres mães que quebraram padrões e transformaram sua paixão pela música em um movimento de empoderamento. “Nosso bloco não é só sobre carnaval. É sobre dar voz e espaço para mulheres que querem aprender música, se expressar e se conectar umas com as outras”, reforça Ana Andrade.
O grupo se destaca pelo compromisso com a qualidade musical, garantindo um desfile ensaiado e repleto de energia contagiante. Com uma banda afinada e uma harmonia bem estruturada, as Charangueiras seguem elevando o nível dos blocos de rua, proporcionando uma experiência inesquecível para o público.
SERVIÇO
Desfile oficial das Charangueiras 2025
Data: 23 de fevereiro (domingo)
Horário: Concentração: 9h | Desfile: 10h às 14h
Local: Rua Paraíba esquina com Antonio de Albuquerque (Savassi, Belo Horizonte)
Mais informações: @charangueiras
Fonte: Ana Andrade – Fundadora, Diretora e carnavalesca do bloco As Charangueiras. Instagram: @charangueiras
Bloco da Calixto se prepara para animar o sábado
Bloco da Calixto é 10! É esse o tema que a cantora Aline Calixto colocará na avenida no sábado de carnaval (01/03). Primeira frontwoman solo de um grande bloco do carnaval de BH, ela celebra, em 2025, 10 desfiles em 12 anos de avenida, já que em função da pandemia, o bloco não saiu em 2021 e 2022.
Para esta edição especial, o trajeto do Bloco da Calixto foi alterado para um local capaz de acomodar os foliões com mais segurança e conforto. Agora na Avenida Amazonas, a concentração será na esquina com a Rua São Paulo, às 13h, para aquecer o público e a banda até a hora da partida, prevista para as 14h. Por lá, além do trio, os foliões também poderão conferir o som com mais qualidade, por meio do sistema de sonorização espalhado pelas principais avenidas do centro, dentro do projeto Via das Artes, do Carnaval da Liberdade.
Em clima de festa, Aline revisita os últimos nove carnavais e traz referências de cada um deles no repertório, desde o “África de todos os Deuses”, em 2014, até o “Superfantástico”, em 2024, passando pelo “Bloco da Calixto nas Estrelas”, “Carnaval é uma novela”, “Solte suas feras”, “Divinas Divas”, entre outros. Todos os hits que marcaram o carnaval do bloco estarão de volta à avenida em 2025. Tradicionalmente desfilando na tarde de sábado, a expectativa é de que o Bloco da Calixto ultrapasse meio milhão de foliões, muitos deles fiéis seguidores da cantora nascida no Rio, mas com alma e coração de mineira.
A banda de carnaval do Bloco da Calixto é composta por sete músicos: Luadson Constâncio no teclado, Victor Mendes na bateria, Verônica Zanella no baixo e Robson Batata, Fábio Martins e Rodrigo Martins nas percussões, sob direção de Rodrigo Torino, que também toca guitarra. Além disso, a edição comemorativa do décimo desfile contará com participações especiais, como de Gustavo Maguá, que esteve presente nos dois primeiros anos do Bloco, Tavinho Leoni, Marcelo Veronez e Michelle Andreazzi, do bloco “Então, Brilha!”.
Festival da Flor é confirmado para o sábado
O carnaval de BH atrai cada vez mais artistas nacionais e Nando Reis confirmou sua presença na folia da capital mineira. Seu show está no Festival da Flor edição Carnaval, em local inédito, no Parque das Mangabeiras, dia 1º de março, sábado, a partir de 11h. Haverá lotes de cortesia com entrada até horário determinado. No palco, tem ainda a banda mineira de reggae Manitu, Maguá com suas brasilidades e como é carnaval, tem Então, Brilha!
Nando Reis preparou um show com todos os sucessos da carreira! Turnê ‘Nando Hits’ O icônico cantor e compositor Nando Reis, celebrando mais de 40 anos de carreira, apresenta um repertório repleto de suas canções mais memoráveis, como “O Segundo Sol”, “Luz dos Olhos” e “Relicário”, além de parcerias marcantes com artistas como Marisa Monte e Carlinhos Brown.
A turnê conta com a participação especial de Sebastião Reis, seu filho e integrante da banda COLOMY, trazendo uma nova dimensão às apresentações. Em paralelo à turnê, Nando Reis lançou a série de singles “Nando Hits”, começando com “N” em parceria com Anavitória. A sequência inclui colaborações com Melim, Pitty, Arnaldo Antunes, Péricles e Jão, trazendo nova vida a músicas que não haviam sido devidamente exploradas por ele. Essas reinterpretações, junto com seus clássicos, inspiraram o repertório do show “Nando Hits”, que está percorrendo o Brasil.
Prepare-se para uma tarde inesquecível, onde não faltarão os maiores hits de Nando, como “All Star” e muitos outros que marcaram gerações. Garanta já seu ingresso e venha celebrar essa trajetória musical!
Festival da Flor
Sábado de carnaval, 1º de março, 11h
Ingressos: festivaldaflor.com.br
Parque das Mangabeiras – Av. José do Patrocínio Pontes, 580 – Mangabeiras
Foto de Carol Siqueira
Beiço do Wando recebe Fat Family no Carnaval de BH
Com cortejo marcado para domingo, dia 02 de março, Bloco Beiço do Wando, um dos mais tradicionais da cidade, espera reunir cerca de 100 mil foliões na capital mineira
“Quero vê-la sorrir” é o tema escolhido para o Carnaval 2025 pelo Bloco Beiço do Wando, um dos mais tradicionais da cidade. Extraída da música “Sandra Rosa Madalena”, de Sidney Magal, o tema do cortejo deste ano une dois elementos que marcam o projeto carnavalesco: a valorização feminina e o aspecto nostálgico da música popular brasileira. Por isso, convidadas especiais participam da apresentação deste ano, marcada tanto pela presença feminina quanto pela nostalgia: as integrantes do grupo Fat Family. O cortejo “Quero vê-la sorrir” desfila no domingo de carnaval, dia 02 de março, com concentração a partir das 09h. O bloco sairá da Avenida Brasil, 1245 – Funcionários em direção a Avenida do Brasil, 845 – Santa Efigênia
“A ideia é enaltecer as mulheres. Entender que a mulher pode ser o que ela quiser, que ela pode se sentir bem no carnaval”, destaca a cantora Karol Braga, vocalista do Beiço do Wando. “Por isso, o encontro entre nosso tema ‘Quero vê-la sorrir’ e o Fat Family é tão feliz”, complementa a artista.
Segundo a organizadora do Beiço do Wando, Renata Leite: “O Fat Family é marcado por essa força feminina tão potente, que tem uma longa história no cenário musical brasileiro”. Celebrando 25 anos de carreira, o Fat Family chega numa formação inteiramente feminina, com as irmãs Suzete, Katia e Simone. “A ideia de trazer os integrantes do Fat Family está intimamente ligada ao tema que escolhemos para este ano, nessa exaltação e valorização da liberdade da mulher” também destaca Renata.
O público pode esperar sucessos do grupo paulista na roupagem característica do Bloco Beiço do Wando, numa grande e nostálgica celebração. “A questão da nostalgia também é muito importante. As meninas do Fat Family fazem parte da nossa memória afetiva e também do nosso público”, conclui Karol. A cantora Maria Sabrina, filha de Wando, também irá participar do cortejo como uma das vocalistas do bloco.
Cortejo Bloco Beiço do Wando
Data: 02 de março – domingo
Horários:
Concentração: 09h
Cortejo: 10h
Local: Avenida Brasil, 1245 – Funcionários – BH/MG
Batuque Coletivo no domingo de Carnaval em BH


Banda Mole 2025: grupo Akatu se apresenta pela primeira vez

Serviço:
Banda Mole
- Data: 22 de fevereiro, sábado
- Horário: 14h às 22h
- Local: Avenida Afonso Pena, entre as Ruas Bahia e Guajajaras
- Entrada: gratuita
Bloco Show insere jovens periféricos na economia criativa
Crédito: Marquinho Vinicius
Promover a inclusão social por meio da cultura e da solidariedade é o propósito do Bloco Show. Além das atividades lúdicas e artísticas oferecidas, o impacto do projeto se estende às famílias, que são beneficiadas com doações de cestas básicas, palestras preventivas ao envolvimento com a violência, criminalidade e demais fatores de risco que corroboram com a vulnerabilidade social.
De acordo com Caio Johnny, diretor do bloco, o Bloco Show não é apenas um projeto cultural, mas um movimento de impacto social. “Nosso objetivo é abrir caminhos para que esses jovens possam sonhar e construir um futuro melhor, ao mesmo tempo em que apoiamos suas famílias com ações concretas. O engajamento da comunidade e o apoio de empresas e doadores fazem toda a diferença para que possamos seguir transformando vidas”, explica.
A secretária Neide Hilária do Nascimento, de 54 anos, da comunidade Vila Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, é mãe de João Marcos Nascimento Luiz, de 18 anos, um dos membros do projeto. Segundo ela, o Bloco Show não acontece só no período do carnaval, mas sim durante o ano inteiro. Ele se compromete com o crescimento e a educação não só das crianças que participam, mas com a família de cada integrante. “Eles se preocupam com os problemas da comunidade e isso me chamou a atenção. Foi por isso que vim e trouxe meu filho para fazer parte dessa família. Hoje ele é instrutor e dá aula para meus dois netos”, relata.
Com uma abordagem que une arte, educação e cidadania, o Bloco Show se tornou um mecanismo de transformação, proporcionando oportunidades para os jovens se expressarem e desenvolverem habilidades pautadas no empreendedorismo e no desenvolvimento pessoal.
O grupo integra alunos residentes nas comunidades Ocupação Terra Nossa, Ventosa, Morro das Pedras, Taquaril, Vila Ponta Porã, Serra, Acaba Mundo, Pedreirinha, Granja de Freitas, Gogó da Ema e Alto Vera Cruz com o desenvolvimento de oficinas gratuitas dentro dos aglomerados e nas escolas públicas. Neste pré-carnaval, as atividades são realizadas com o patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. A programação completa você acompanha no Instagram @blocoshow.
Bloco da AMANDONA estreia no Carnaval
Belo Horizonte ganha um novo bloco de Carnaval em 2025: o Bloco da AMANDONA. Comandado pela cantora e compositora AMANDONA, o bloco faz sua estreia no domingo, dia 23 de fevereiro, na Rua Sergipe 939 (esquina com Av. Cristóvão Colombo), às 9h, e já nasce como um dos principais representantes do segmento LGBTQIAPN+ na folia da capital mineira.
Com o tema “O Reino das Sapas”, inspirado no universo das princesas, o bloco celebra o amor entre mulheres, a potência da diversidade e a liberdade que o Carnaval proporciona. O cortejo nasce como um espaço de resistência, celebração e empoderamento focado na experiência do público e na valorização da música feita por mulheres.
Para isso o Bloco da AMANDONA reúne um time poderoso de mulheres na linha de frente: Marina Miglio (Lamparina), Cléo Ventura (Abalô-Caxi) e Débora Ventura e Fernanda Polse (Truck do Desejo), agregando ainda mais força e representatividade ao desfile.
Com um repertório que mescla músicas autorais de AMANDONA e clássicos de artistas que são referência para sua trajetória, o bloco propõe um resgate da representatividade sáfica e do protagonismo feminino na música e na cultura. “O apagamento das sapatonas é histórico no país. Queremos homenagear as mulheres que vieram antes de nós e dar visibilidade às que seguem construindo esse espaço hoje”, destaca AMANDONA. O repertório será exclusivamente feminino, assim como a equipe que trabalha na produção do bloco.
Outra novidade é o lançamento da música “Perigosa”, no dia 14 de fevereiro, nas plataformas digitais. A canção vai embalar o desfile do bloco. “Estamos lançando um pouco antes para que as pessoas possam se familiarizar com o som e cantar junto no cortejo”, revela a artista.
AMANDONA, que já é uma das vozes conhecidas do Carnaval de BH, como vocalista do bloco Abalô-Caxi, agora assume sua própria festa nas ruas, trazendo a irreverência e a energia de seu trabalho. No desfile, ela será a “Cindelésbica”, personagem inspirada na princesa Cinderela, mas com uma pegada empoderada e divertida. “Ao trazer as princesas a proposta do bloco não tem a ver com feminilidade, mas com que cada foliã seja sua própria ‘princesona’, sua própria rainha, podendo vestir sua coroa e ocupar o tapete vermelho do Carnaval com orgulho”, elucida a cantora.
“A maior parte do Carnaval de rua de BH já é LGBT-friendly, mas sinto que é uma missão minha trazer essas questões de forma leve e divertida, como já faço na minha carreira”, afirma ela, que em 2024 abriu o show de Ana Carolina no Palácio das Artes e segue consolidando seu espaço na música brasileira.
SERVIÇO
Data: Domingo, 23 de fevereiro de 2025
Horário: 9h
Local: Rua Sergipe 939 (esquina com Cristóvão Colombo). Trajeto: o Bloco segue até a Av. Brasil e vira à direita descendo a avenida até a Rua Pernambucano.
Mais informações: @blocodaamandona (Instagram)
Lagum anuncia a edição 2025 com o tema “A Ilha da Fantasia”
Vai ter Lagum na Avenida no Carnaval 2025 de Belo Horizonte! A banda mineira confirmou que o seu bloco de carnaval terá a segunda edição neste ano. Os músicos vão desfilar com seu trio elétrico na avenida no dia 02 de março, domingo. A concentração será às 7h, na Rua Sergipe, 939, próximo à Praça da Liberdade, e o bloco vai percorrer a Avenida Brasil, fazendo o mesmo trajeto da primeira edição.
“A Ilha da Fantasia” será o tema do Bloco neste ano. A escolha reverencia o símbolo da banda que é uma ilha, e que ao longo da história da Lagum já teve diferentes formatos e conceitos por trás. “O tema A Ilha da Fantasia, faz alusão a um local onde tudo é possível, que todos os sonhos e as vontades podem ser realizados”, conta Pedro Calais, vocalista do grupo. O músico também destaca que é um convite para que o público possa olhar as ruas da cidade de uma outra maneira. “A proposta é usar a cidade de uma forma livre. O carnaval subverte toda a lógica da cidade, transformando-a em um espaço criativo, sem todos os sinais de trânsito e a locomoção intensa de carros. É um convite para que os nossos fãs vejam as ruas de forma diferente, empolgante e livre”.
Em 2024, mais de 100 mil foliões acompanharam a banda em seu bloco, e a bateria contou com 50 artistas, número que será mantido para a segunda edição. “Foi uma energia incrível, com pessoas de todas as idades e muitas famílias acompanhando o nosso carnaval. Esperamos fazer novamente uma edição maravilhosa e ainda maior. Vamos chegar na avenida com mais força e com um repertório especial! Estamos ensaiando desde janeiro e o público pode esperar aquela energia carnavalesca vibrante, junto com os maiores sucessos da Lagum, vai ser uma combinação incrível que tenho certeza que todo mundo vai amar”, ressalta Pedro Calais.
Bloco Pisa na Fulô com o tema “Ser tão Belô”
Reconhecido por exaltar a tradição do forró no Carnaval, o bloco Pisa na Fulô completa 10 anos em 2025. As comemorações seguem o tema “Ser tão Belô”, que reforça a ligação da história do bloco com a do Carnaval de rua de Belo Horizonte. O cortejo deste ano, que acontece na terça-feira (4/3), tem expectativa de receber mais de 100 mil pessoas, com cerca de 250 integrantes conduzindo a festa.
Marina Faria, produtora do bloco, comenta sobre o conceito que guia as apresentações deste ano: “‘Ser tão Belô’ é viver a cidade, explorar seus cantos, cuidar dos espaços comuns e celebrar encontros. Também é exaltar a riqueza da cultura popular, a simpatia do nosso povo e a força de uma geração que revolucionou o Carnaval na capital mineira. Essa caminhada conjunta com a folia da cidade é a verdadeira essência da história do Pisa”.
Celebrando o marco dos 10 anos, o bloco lança um hino, composto pela cantora Drica Mitre, que será apresentado na abertura do cortejo. A obra destaca a capital mineira, o forró e a força feminina – elementos que definem sua identidade. A representatividade feminina é destaque, o bloco conta com ala de dança, produção e bateria majoritariamente composta por mulheres, além de uma regente e duas cantoras liderando a festa.
No cortejo de 2025, o Pisa na Fulô irá relembrar toda a sua trajetória, incluindo os cortejos, eventos e bailes realizados nos anos anteriores. O encontro também guarda uma participação especial surpresa, de um artista que dialoga fortemente com a proposta do bloco de celebrar tradições e riquezas populares.
Bloco Putz Grilla aquece o carnaval
A banda Putz Grilla vai por o bloco na rua, ou melhor, no Jângal, toda quinta até o carnaval. A primeira edição é dia 6 de Fevereiro, entre 18hs às 00hs. A festa promete muita malemolência no mais premiado PubGarden da cidade. A entrada é gratuita mediante retirada de cortesia, uma por CPF, no link, valida para check-in até as 19h30. Acesse o link abaixo www.blocodoputz.com.br. O Bloco do Putz é um evento Pré-Carnaval que ocorre desde 2023 idealizado pelo Produtor Cultural Gipson Mol.
O Putz Grilla é uma banda cover dos anos 80, situada em Belo Horizonte e totalmente atuante na cena do rock mineiro. É formado por André Alvarenga no vocal, Luciene França no teclados e vocal, Marcelo Velloso no baixo e vocal, Tiago Fonseca na guitarra e vocal e Thiago Peixoto na bateria e vocal. A banda comanda a folia de carnaval com o seu Bloco. Idealizado no ano de 2018, O Bloco Putz saiu em 2019 no coração da Savassi mostrando pra todo mundo que o nosso pop rock, pode sim ser carnaval. As baladinhas anos 80 e 90 foram repaginadas para ter o batuque e a alegria do samba. E ninguém melhor que o Putz Grilla para puxar essa folia.
Nos anos seguintes, tirando a pausa dos tempos de pandemia, fomos crescendo e o número de ritmistas e fãs que nos acompanham, foi só aumentando. Em 2024 nosso público flutuou entre 80 a 120 mil pessoas. Apoiamos a diversidade e a inclusão, assim como deve ser toda manifestação popular, como é o Carnaval.
Começando pelo nosso regente de bateria, Glauco Mendes, que atualmente vem tocando junto com os mineiros da banda Lagum, já passou por vários grupos de muito sucesso e segura a batuta da nossa bateria como ninguém. A estimativa para 2025 é uma bateria com aproximadamente 140 integrantes. Glauco faz uma parceria perfeita com o André vocalista do Putz na condução o bloco.
Melhores Festas de Carnaval no interior de Minas
50 anos do Balanço da Cobra
Em 2025, o Carnaval de Ouro Preto será marcado por uma celebração especial: os 50 anos do Balanço da Cobra, um dos blocos mais tradicionais e animados da cidade. Criado em 1975, o bloco se tornou um símbolo da folia local, com suas marchinhas irreverentes e sátiras sociais. Este ano, sua trajetória será o tema principal da festa, homenageando meio século de tradição, alegria e muita história, com um desfile que promete resgatar a essência e a energia do bloco que conquistou gerações de foliões.
A ideia para a criação do Balanço da Cobra surgiu em 1975, durante uma conversa descontraída no Bar do Adilson, no bairro Cabeças, em Ouro Preto, entre as professoras Maria Aparecida Zurlo (Cida) e Maria das Graças Rigueira Alvares, o músico Daniel D’Olivier e César e Sandra Mendonça. “Surgiram vários nomes, mas o ‘Balanço da Cobra’ foi aceito imediatamente. Fomos de mesa em mesa pedir dinheiro para começar o bloco e conseguimos 12 cruzeiros, com os quais compramos pano e providenciamos jornal para fazer o corpo da cobra”, conta Maria das Graças.
Desde então, o bloco cresceu e se tornou um dos maiores símbolos do Carnaval de Ouro Preto. Sua primeira cabeça de cobra foi criada pela empresária Lili Corrêa de Araújo, a segunda por Vandico, um dos maiores artistas plásticos da cidade, e a terceira cabeça foi desenhada pelo ilustrador Marcelo Xavier. Já a versão atual, foi feita pelo Galpão Sinhá Olímpia.
Ao longo dos anos, o Balanço da Cobra se consolidou como um bloco irreverente, conhecido por suas marchinhas e por trazer críticas sociais com muito humor. Todos os anos, uma camiseta especial é criada por um artista diferente, com a primeira sendo desenhada por José Alberto Nemer e, desde então, artistas como Scliar, Éolo Maia, Amílcar de Castro, Jorge dos Anjos, Roberto Sussuca e Ronaldo Fraga contribuíram com suas criações.
Em 2025, o Carnaval de Ouro Preto vai prestar uma homenagem a essa história de 50 anos, celebrando a importância do Balanço da Cobra na cultura local e na preservação das tradições carnavalescas da cidade. O bloco é um símbolo de resistência cultural e, com seu tema, promete manter viva a alegria, a união e a criatividade que sempre marcaram a sua trajetória.
“O Balanço da Cobra é uma verdadeira marca do Carnaval de Ouro Preto. A cada ano, o bloco se reinventa, mantendo viva a chama da tradição e da cultura local. Neste ano, ao celebrarmos os 50 anos desse símbolo, queremos reforçar o valor do carnaval como um espaço de expressão, união e alegria para todos os ouro-pretanos e visitantes”, afirma o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Flávio Malta.
Programação
A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo já está a todo vapor nos preparativos para o Carnaval de 2025. Em breve, serão divulgados todos os detalhes da programação, prometendo uma festa cheia de tradição, alegria e muitas surpresas. Fiquem atentos aos nossos canais oficiais para não perder nenhuma novidade!
Carnaval Surreal de Ouro Preto/MG
Em março de 2025, Ouro Preto/MG vai ferver com o Carnaval Surreal, que une os blocos Caixão, Cabrobró, Praia e Chapado. Nesta edição o Carnaval Surreal completa 20 anos de atuação, contribuindo para a pluralidade das atrações da cidade. Considerado o maior Carnaval do interior do Brasil, a festa de Ouro Preto promove 24 horas de diversão, recebendo foliões de todo o país e movimentando a economia local.
Com o Carnaval Surreal, é possível participar da experiência exclusiva de cada um dos blocos integrantes e, também, vivenciar mais de um deles: o Passaporte dá acesso aos quatro blocos. São duas áreas de acesso aos foliões: a pista e o camarote. Um diferencial do Carnaval Surreal, conhecido e apreciado por quem vem anualmente curtir a festa, são as bebidas liberadas nos dois ambientes.
O Bloco da Caixão abre a festa no dia 1º de março (sábado) com Felipe Amorim, MC Daniel, KVSH e DJ Topo além de mais duas atrações a serem divulgadas em janeiro/2024. No domingo, 02 de março, é a vez do Bloco Cabrobró, com Filipe Ret, MC Hariel, Akatu, WS da Igrejinha, DJ Arana, Pablo Fuscaldi e a banda ouro-pretana Vilodum. A segunda-feira, 03 de março, vem com o Bloco da Praia, que traz Jammil, MC IG, DJ GBR, Chapeleiro e Mc Rick. A festa termina na terça-feira, 04 de março, com o Bloco Chapado e Matuê, Mumuzinho, MC Tuto, Victor Lou e Ariel B com o Long Set de Funk.
O Carnaval Surreal promove uma festa fechada, em espaço preparado para receber as atrações e os foliões. Além do palco, com suas estruturas de camarins, backstage e sidestage, são montadas as áreas de apoio, portaria, posto médico, banheiros, camarote e praça de alimentação. A segurança não fica de fora: mais de 150 pessoas são contratadas exclusivamente para garantir ao folião a tranquilidade de curtir a festa durante os quatro dias de folia.
Carnaval Surreal
A união dos Blocos do Caixão, Cabrobró, da Praia e Chapado promove uma festa com duração de quatro dias, com atrações de nome nacional que atraem milhares de visitantes para Ouro Preto. Com pacotes fechados para pista e camarote, o Carnaval Surreal oferece formas diferentes de curtir a folia ouro-pretana, em que cada bloco mantém sua identidade original e angaria fãs entre os foliões.
Serviço:
Carnaval Surreal 2025
Bloco do Caixão – 01 de março (sábado)
Felipe Amorim – MC Daniel – KVSH – DJ Topo (mais duas atrações a serem divulgadas em janeiro/2024)
Compre on-line: https://www.oticket.com.br/event/4037
Pista (open bar) ou Camarote (open bar e open food)
Instagram: https://www.instagram.com/blocodocaixao/
Bloco Cabrobró – 02 de março (domingo)
Filipe Ret – MC Hariel – Akatu – WS da Igrejinha – DJ Arana – Vilodum – Pablo Fuscaldi
Compre on-line: https://www.blueticket.com.br/evento/36158
Pontos de venda oficiais: Du Bob Lounge e Quiosque do Iaiade (Ouro Preto/MG) Infinity (Itabirito/MG) • Tupar Store (Conselheiro Lafaiete/MG)
Área Vip ou Camarote Premium (ambos com open bar)
Instagram: https://www.instagram.com/blococabrobro/
Bloco da Praia – 03 de março (segunda-feira)
Jammil – MC IG – DJ GBR – Chapeleiro – Mc Rick
Compre on-line: www.centraldoseventos.com.br/blocodapraia25anos
Pontos de venda oficiais: Wolf e Armazém Daqui (Ouro Preto/MG) • Tiupar (Lafaiete) •
Açaí Trilha da Amazônia (Mariana) • Farmácia (Viçosa) • Deck (Ponte Nova)
Área Vip (open bar) ou Camarote (open bar e open food)
Instagram: https://www.instagram.com/oblocodapraia/
Bloco Chapado – 04 de março (terça-feira)
Matuê, Mumuzinho, MC Tuto, Victor Lou e Ariel B (Long Set de Funk)
Compre on-line: http://byma.com.br/blocochapado
Pista ou Camarote (ambos com open bar)
Instagram: https://www.instagram.com/blocochapado/
Carnaval Surreal de Ouro Preto
Passaporte para os quatro dias: http://www.oticket.com.br/event/4800
Instagram: https://www.instagram.com/carnavalsurrealoficial/
Carnaval Universitário de Diamantina
Este evento especial ocorre durante o dia no Campo Tijuco e se encerra ao anoitecer, permitindo que os foliões aproveitem a energia contagiante do Carnaval e continuem a festa gratuitamente na Praça do Mercado Velho.
Ricardo Luiz Santos, produtor de eventos e organizador do Carnaval Universitário, destaca a importância de unir este evento à tradição carnavalesca de Diamantina. “Estamos trazendo uma proposta que não só valoriza a cultura local, mas também atrai turistas e impulsiona a economia da região. Com o crescimento do Carnaval universitário, estamos gerando empregos e renda para muitos moradores”, afirma.
Os foliões que desejam participar dessa festa vibrante, com open bar a partir das 14h, podem adquirir ingressos para os dois dias de folia (sábado e domingo) nas páginas dos blocos @Introvirofolia e @blocosumpre.
“Bloquinho da Lagoa e Sua Charanga”
O 8º Bloquinho da Lagoa já tem data marcada! Acontece no domingo de Carnaval (02/03/25), das 9h às 14h, na Orla da Lagoa Central. Atrações Confirmadas: Charanga do Bloquinho, Quintal da Guegué, DJ e Intervenção artística com a Garota das Bolhas, além do Grupo Dorémirim. Haverá também uma completa praça de alimentação com espaço de acolhimento para idosos, mães lactantes e pessoas com necessidades especiais.
Este ano, a Charanga do Bloquinho homenageará Gilberto Gil, sob a regência do maestro Junin Ribeiro. Ensaios abertos já estão acontecendo nos bairros da cidade para preparar uma apresentação inesquecível!
Sobre o Bloquinho da Lagoa
Criado em 2016, o Bloquinho da Lagoa nasceu para trazer o espírito do Carnaval às famílias de Lagoa Santa. Com um ambiente acessível e seguro, o evento reúne milhares de foliões, promovendo cultura, música e diversão.
Sobre a Charanga do Bloquinho
Fundada em 2019, a Charanga do Bloquinho nasceu do desejo de levar mais ritmo à folia. Hoje, com cerca de 40 integrantes, o grupo traz no repertório desde marchinhas clássicas até homenagens a grandes nomes da música brasileira.
Em 2024, a Charanga celebrou a cirandeira Lia de Itamaracá e, agora, prepara-se para um Carnaval histórico com homenagem a Gilberto Gil!
SERVIÇO: Estreia do Documentário “Bloquinho da Lagoa e Sua Charanga”
Data: 15 de fevereiro
Local: Praça do Piquenique Literário – Lagoa Santa/MG
Horário: Cortejo – 17h | Show – 19h | Exibição – 20h
Evento Gratuito!
Informações: https://www.instagram.com/
Programação dos Bares no Carnaval de Belo Horizonte
Fevereiro no Montê

O Montê Bar segue como um dos destaques da cena noturna de Belo Horizonte, unindo boa música, gastronomia e drinks autorais em um ambiente animado e moderno. Durante todo o mês de fevereiro, a casa traz uma programação variada, com artistas e DJs que transitam por diferentes ritmos, do eletrônico ao pagode passando pelas brasilidades que todo mundo ama.
Além da programação regular, o Montê terá edições especiais durante o Carnaval, com atrações que prometem animar ainda mais o público em meio à folia da cidade. Todas as quintas-feiras, o Forró Raiz garante muito xote, baião e arrasta-pé. Já aos domingos, o Pagode Mais Amor recebe convidados especiais de blocos icônicos de BH, levando o clima da folia para o Montê.
Confira a programação completa de fevereiro:
Especial Pré-Carnaval
02/02 (sexta) – Pagode Mais Amor convida Lara (Juventude Bronzeada)
09/02 (sexta) – Pagode Mais Amor convida Heleno (Havayanas Usadas)
16/02 (sexta) – Ensaio do Bloco Filhas de Clara com Aline Calixto
23/02 (sexta) – Pagode Mais Amor convida Rubens Aredes (Então Brilha)
Programação de Djs
02/02 – Sexta-feira
DJ Alex C
03/02 – Sábado
DJ Thiago Lima | DJ Vitor Sobrinho
04/02 – Domingo
DJ Lauro Malloy | Banda Eddy Alves
08/02 – Quinta-feira
DJ Vinícius Amaral | DJ Leo Rocha
09/02 – Sexta-feira
DJ Bitt | DJ Bezzi
10/02 – Sábado
DJ Deriz | DJ João Elias
11/02 – Domingo
DJ Marjorie | DJ Elam
14/02 – Quarta-feira
DJ Thiago Lima | DJ Lauro Malloy
15/02 – Quinta-feira
DJ Eddy | DJ Vinícius Amaral
16/02 – Sexta-feira
DJ Leo Rocha | DJ João Elias
17/02 – Sábado
DJ Bitt | DJ Bezzi
18/02 – Domingo
DJ Deriz | Banda Mais Amor
21/02 – Quarta-feira
DJ Lauro Malloy | DJ Vinícius Amaral
22/02 – Quinta-feira
DJ Alex C | DJ Thiago Lima
23/02 – Sexta-feira
DJ Marjorie | DJ Bitt
24/02 – Sábado
DJ João Elias | DJ Bezzi
25/02 – Domingo
DJ Deriz | DJ Lauro Malloy
SERVIÇO
Montê Bar
Endereço: Praça Rui Barbosa, 104 – Centro
Informações e reservas: instagram.com/monte.beaga/
CarnaJângal 2025: A Folia já começa no Jângal
O Jângal, um dos bares mais icônicos de Belo Horizonte, está pronto para dar início à sua animada programação de Carnaval com o CarnaJângal 2025. As festividades começam neste sábado com o Bloco da Cinara e Pátricia Lins, prometendo agitar a cidade e preparar os foliões para a temporada de Carnaval. Esquenta de Carnaval: o Jângal se transforma no ponto de encontro ideal para quem quer entrar no clima de Carnaval. Todos os sábados até o Carnaval, os foliões poderão desfrutar de esquentas animados, com muita música e diversão, criando a atmosfera perfeita para a maior festa do ano.
Programação de Carnaval:
Durante o Carnaval, o Jângal oferecerá uma programação repleta de atrações imperdíveis. Com uma seleção diversificada de artistas, incluindo DJ Luiz Araujo, Bloco do Rafa, DJ Humberto Bonaldi, Bloco do Ivan Nunes, Rayra Miranda, DJ Kriok, Bloco Jangalove, As Ordinárias, DJ Fê Lins, e Forrozada Jangalover, o CarnaJângal 2025 promete ser uma experiência inesquecível.Os eventos são projetados para atender a todos os gostos musicais, garantindo que cada noite seja única e memorável. Com um ambiente seguro e acolhedor, o Jângal se consolida como um dos principais destinos de entretenimento da cidade durante o Carnaval. Para mais informações e detalhes sobre a programação, acesse o Sympla ou entre em contato com o Jângal pelo telefone (31) 99801-5182.
CarnaKrug na praça JK
O CarnaKrug está de volta. A tradicional cervejaria mineira vai reunir os blocos mais queridos de BH na Praça JK, no coração do bairro Sion, com vista pra Serra do Curral. Será na sábado, dia 15 de fevereiro, das 14 as 22h, e os ingressos com entrada gratuita já estão disponíveis no Sympla. No palco, Chama o Síndico, com seu repertório que apresenta as melhores de Tim Maia e Jorge Ben, e Beiço do Wando e sua homenagem ao cantor romântico que marcou época com seu Iá Iá e Iô Iô. Tem ainda o Quintal do Índio, banda que traz suas brasilidades, passando por samba, bossa nova, MPB, mas com uma pegada de carnaval. Nos intervalos, Dj DH agita a festa.
As melhores cervejas da Krug estarão no tapping da festa, com chopes premiados que marcaram a história da cervejaria. A Krug mais uma vez aposta no carnaval de Belo Horizonte, que não para de crescer e atrai turistas de todo o Brasil. Será montada uma mega estrutura com bares, praça de alimentação e banheiros para os foliões curtirem a festa com conforto e segurança.
CarnaKrug
Sábado, 15 de Fevereiro, 14 as 22h – com entrada gratuita até a 15:30h
Praça JK no Sion
Informações: @carnakrugbh
Whatsapp: 31 98341-5692
Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/carna-krug-2025/2817736
Carnaval do Porcão
Está confirmada a edição 2025 do Carnaval do Porcão. A folia mais tradicional da cidade vai de acontecer dentro do Espaço Meet, anexo a churrascaria, entre os dias 28 de fevereiro e 3 de março, de sexta à segunda-feira, sempre a partir das 21 horas. O Carnaval do Porcão é perfeito para quem quer entrar noite adentro, curtindo os melhores sons da folia de Belo Horizonte, com conforto, segurança, gente bonita, sem hora para acabar. A proposta é reunir os grandes blocos de rua do carnaval belo-horizontino, mas no ambiente indoor, complementando a programação: de dia na rua, de noite no Porcão.
Na sexta, 28 de fevereiro, tem o pagode do grupo Deixa Falar e um dos maiores blocos do carnaval de Belo Horizonte: Funk You, com as melhores, claro, do estilo que está no nome do grupo.
Sábado, 1º de março, é dia de Então, Brilha! nas ruas da cidade e no Porcão. A banda é uma das que abrem a festa em Belo Horizonte e também vai estar no Porcão logo mais, à noite, junto com outra atração surpresa. Então Brilha! é uma das referências, um dos ícones da nossa folia, com canções autorais já fazendo bastante sucesso.
Domingo, dia 2, tem mais dois clássicos do nosso carnaval. Baianas Ozadas, tocando as melhores do carnaval com muito batuque e suingue. Tem ainda Quem é Essa aí, Papai?, com as melhores do axé. Ninguém vai ficar parado. E para fechar a programação, na segunda, dia 3, outras duas grandes estrelas: Beiço do Wando, com as melhores do saudoso cantor mineiro que fez sucesso com canções românticas nas décadas de 80 e 90. E também Quando Come, Se Lambuza, outro grande ícone.
Os ingressos já estão disponíveis no link, com cota de cortesias.
https://www.sympla.com.br/evento/carnaval-do-porcao-2025/2792224
Serviço: Carnaval do Porcão 2025
Espaço Meet Av. Raja Gabaglia, 2671 – São Bento
De sexta até segunda de carnaval – 28 de fevereiro a 3 de março – 21h
Informações: @carnavalporcao
Whatsapp: 31 98341-5692
Ingressos: www.carnavalporcao.com.br
Carnaval Praia Buritis
O Nosso Carnaval Praia Buritis anunciou sua programação para a folia 2025. Entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março, as melhores bandas da cidade vão subir ao palco da casa, que tem uma estrutura completa para receber o público com conforto e segurança. A proposta é buscar quem quer a alegria do carnaval em uma outra vibe com gente bonita, agito e diversão num ambiente especialmente criado pra isso. Os ingressos já estão disponíveis e há passaporte pra todos os dias ou convites para cada data. Tem os setores Pista VIP e camarote. Há ainda cota de ingressos gratuitos com limitação por horário, com entrada liberada até as 21:00 na sexta e até 15:00 nas demais datas. A festa vai começar 20h na sexta e nos demais dias às 15h e todos os dias terminam pela madrugada.
O Carnaval de Rua de Belo Horizonte já é um sucesso e as casas estão investindo também em programação para quem quer uma programação com diferenciais. E o nosso Carnaval Praia Buritis vai levar as grandes estrelas da rua para o palco do espaço. Já estão confirmadas Baianas Ozadas, Funk You, Baile do Maguá, Banda do Marcão, Cefet com Banana, Quem é Essa ai Papai?, Quando Come se Lambuza, Bateria Infernal, Rafa Santos, Yuri Vieira, Serginho Peixe, Dj Bruno Diaz, Dj Di Rodrigues, Dj Biffaum e Dj Stoll.
No dia 28, sexta-feira, tem o pagode de Serginho Peixe, depois as melhores do Cefet com Banana e Yuri Vieira. Sábado, tem Rafa Santos, Quem é Essa ai Papai?, Dj Stoll com as melhores do batidão pra esquentar pro Funk You. Domingo, 2 de março, Bateria Infernal vai fazer o Buritis tremer, Quem é Essa ai Papai? volta ao palco junto com Quando Come se Lambuza. Nos intervalos, Dj Biffaum. Segunda-feira tem Baianas Ozadas, Cefet com Banana e mais um pagode botando pra ferver. Nos intervalos, Dj Bruno Diaz. Terça-feira, 4 de março, é a vez do Baile do Maguá com brasilidades e Banda do Marcão com um pouco de tudo fazerem a festa. Tem ainda Banda Infernal e Dj Bruno Diaz nos intervalos.
Nosso Carnaval Praia Buritis
Praia Buritis Rua Moisés Kalil, 209 Buritis
De sexta-feira, 28 de fevereiro 20h às 03h e de sábado 01 de março até domingo 02 de março 14h as 03h e de segunda 03 de março até terça-feira 4 de março, de 14h as 00h
Ingressos a venda no: https://www.sympla.com.br/evento/nosso-carnaval-no-praia-buritis/2812215?d=.L3
Informações: (31) 99903-2512
https://www.instagram.com/praiaburitis/
Melhores Festas de Carnaval no Brasil
“Samba Terapia” – Bloco Carnavalesco O Remédio é o Samba
Pelo terceiro ano consecutivo o Remédio é o Samba leva alegria, diversão e palavra de esperança, no carnaval, para os internos da Fazenda Paraíso – o maior centro de recuperação de dependentes químicos do país.
O espaço localiza-se em Xerém e conta com alojamentos, oficinas, espaços para avicultura, piscicultura, pecuária, produção de hortaliças, gráfica para produção de material escolar, fábrica de ração, produção de blocos de concreto e cursos profissionalizantes.
Temos utilizado o Samba como mais um elemento no conjunto de ações socioeducativas e de saúde na busca pela recuperação dos internos. Fazer com que o carnaval esteja integrado ao esforço dessa superação é um desafio que temos desenvolvido com amor e empatia. A ação vai acontecer no próximo dia 22 de fevereiro, a partir das 10h, em Xerém, Duque de Caxias
Paolla Oliveira como Rainha do Baile do Copa 2025
O Copacabana Palace, A Belmond Hotel, acaba de anunciar a atriz Paolla Oliveira como Rainha de uma das noites mais esperadas do carnaval, o Baile do Copa 2025. Com uma trajetória marcada por sucesso na televisão, e protagonismo no carnaval, Paolla assume o posto para reinar na festa mais glamorosa do Brasil.
Ao longo dos anos, o Baile do Copa já teve grandes nomes no posto de Rainha, como Camila Queiroz, Ísis Valverde, Sabrina Sato, Marina Ruy Barbosa, Luiza Brunet, Luana Piovani, Guilhermina Guinle, Deborah Secco, Grazi Massafera e Silvia Braz. Em 2025, é a vez de Paolla Oliveira brilhar à frente da celebração, que acontece no sábado, 1º de março, no Copacabana Palace.
“Estou muito feliz pelo convite de me tornar a rainha do Baile do Copa depois de tantas mulheres maravilhosas. O recebi e o aceitei com alegria, samba no pé e um quê a mais já que, desta vez, a festa traz uma mensagem especial que é a preservação dos oceanos”, comenta Paolla.
A edição de 2025 terá como tema “Oceano: Infinito Azul”, uma homenagem à beleza e importância dos mares, reforçando o compromisso do Copacabana Palace com a sustentabilidade. Para marcar esse propósito, o hotel estabeleceu uma parceria com a ONG Parley for the Oceans, que já iniciou uma série de ações ambientais ao longo do ano.
O Baile do Copa 2025 promete uma experiência inesquecível, com um cenário deslumbrante inspirado no universo marinho, assinado pelo diretor criativo Gustavo Barchilon, além de um buffet exclusivo elaborado pelo chef italiano Nello Cassese e um open bar premium. O evento segue o dress code Black Tie ou fantasia de luxo e os ingressos já estão disponíveis para compra na plataforma Sympla.
Blue Note Rio prepara programação de Carnaval
O Blue Note Rio preparou uma programação carnavalesca para quem procura conforto e não abre mão de se divertir e cair na folia. Serão cinco dias de evento com oito shows, incluindo Baile do George (Israel), BatukBaile, Banda do Síndico, fazendo tributo a Tim Maia, muito samba com Moyseis Marques e muito mais.
A programação começa na sexta-feira, dia 28, com o BatukBaile apresentando um show envolvente e contagiante, com releituras únicas das melodias dos ritmos do baião, samba, maracatu, ijexá em fusão com o jazz, soul e funk estadunidenses, mantendo a essência africana como principal matriz. Às 22h George Israel assume o palco com o consagrado Baile do George – Edição Carnaval. Compositor, cantor e saxofonista, membro fundador do Kid Abelha, apresentará 40 anos de sua história musical. O show mescla suas composições em parceria com Cazuza, Paula Toller, Leoni e outros, como “Brasil, Nada Sei”, “Eu Tive um Sonho”, “Lágrimas e Chuva”, até influências e versões de outros artistas contemporâneos, como Tim Maia, Roberto Carlos, Lulu Santos e Barão Vermelho.
8/02 – SEXTA
20H: BATUKBAILE
22h: BAILE DO GEORGE- EDIÇÃO CARNAVAL
01/03 – SÁBADO
14h: BAILE AMSTEL
14h00 – 21h00 FEIJOADA + CHOPP AMSTEL FREE
15H00 – 17H45 RODA DE SAMBA DO GUINTHER
18H00 – 20H00 DJ SET
20H00 – 21H45 BLOCO EMPOLGA ÀS 9
21H45 – 00H00 DJ SET
02/03 – DOMINGO
19h: BANDA DO SÍNDICO -TRIBUTO A TIM MAIA
21h30: BANDA DO SÍNDICO -TRIBUTO A TIM MAIA
03/03 – SEGUNDA
19hs: NIGHT GROOVES – BRASILIDADES
21h30: BATUKMARLEY
04/03 – TERÇA
19hs: MOYSEIS MARQUES – BAILE DE QUINTAL
BLUE NOTE RIO
Endereço: Av. Atlântica, 1910 – Rio de Janeiro – RJ
Bloco Casa Comigo em São Paulo
Reserva de ingressos: www.casacomigo90.com.br
O Bloco Casa Comigo segue a todo vapor nos preparativos para o Carnaval 2025 e convida os foliões para mais um ensaio gratuito no dia 15 de fevereiro, a partir das 16h, no Espaço Lote, em Pinheiros. Com um repertório recheado de hits nostálgicos e a autêntica energia do Carnaval de rua paulistano, o evento contará com DJ Guina, a cantora Nadyne Camargo e, claro, o próprio Bloco Casa Comigo, prometendo muita festa e reviver os grandes sucessos dos anos 90 com muita malemolência e liberdade.
Este ensaio acontece em meio ao lançamento da nova versão de “Palpite”, sucesso dos anos 90 que ganhou uma roupagem especial para o Carnaval. A releitura, disponível nas plataformas digitais desde o dia 6 de fevereiro, mantém a essência da canção original de Vanessa Rangel, e traz uma letra mais inclusiva e levantando o estandarte do empoderamento, reafirmando os valores do bloco.
Com o tema “Carnaval 90”, o Casa Comigo tem resgatado a irreverência e a ousadia da década, misturando ritmos e estilos em um grande baile a céu aberto. O desfile oficial do bloco acontece no dia 22 de fevereiro, na Avenida Henrique Schaumann, e contará com atrações de peso, como Salgadinho, Tchakabum e Baile da DZ7.
O Bloco
Fundado em 2012 por um grupo de amigos que começou com cervejas na caçamba de um carro e muita vontade de fortalecer o Carnaval de rua paulistano, o Casa Comigo rapidamente cresceu. O primeiro desfile foi em 2013, no bairro Vila Beatriz, já com a presença dos famosos véus de noiva. Nos anos seguintes, o bloco foi ganhando força, tornando-se um dos grandes protagonistas do carnaval da cidade.
Desde sua fundação, as músicas autorais são ponto de destaque, ao longo dos anos, já gravaram com Pabllo Vittar, Demônios da Garoa, MC Binn e Mariana Aydar. A música do bloco, “Amores Livres”, ficou no top 5 do Spotify no Carnaval 2017. O bloco busca ser mais do que o desfile, o espaço para apresentações transforma a rua em um palco a céu aberto e em movimento. Todo o trabalho autoral e o momento de celebração são amarrados pelo tema do ano, algumas das temáticas já trabalhadas foram, Amores Livres, Carnaval Livre (2017), Hater, eu te amo (2018), São Paulo ama o Carnaval (2019), As Artes vão rolar (2020), Carnaval Vem de Dentro (2021), 10 anos do Bloco Casa Comigo (2023) e Funk Love Baile (2024).
São mais de 10 anos de Carnaval de rua, celebrando o casamento entre amor e folia e reunindo um público diverso de todo o Brasil, que já alcançou o marco de mais de 1 milhão de pessoas festejando no Casa Comigo. A cerveja Amstel é a patrocinadora oficial do Bloco Casa Comigo.
Serviço
Ensaio 03
Local: Lote, R. Padre João Gonçalves, 80 – Pinheiros
Data: 15/02/2025
Horário: a partir das 16h
Atrações: DJ Guina | Casa Comigo | Nadyne Camargo
Desfile
Local: Av. Henrique Schauman
Data: 22 de fevereiro
Horário:
11h – Concentração
12h às 16h – Desfile
Carnaval de Florianópolis terá Arena Folia
É hora de se preparar para a folia! Florianópolis promete um grande espetáculo para o Carnaval 2025 e terá, pela primeira vez, a Arena Folia no Centro da cidade com uma estrutura fixa pronta para receber milhares de foliões nos dias 1º, 2 e 3 de março.
A novidade já está movimentando a cidade, que segue como um dos principais destinos turísticos do país também no Carnaval. Para esta primeira edição, a organização da Arena Folia (Agência BYE) espera cerca de 2 mil foliões por dia, transformando o centro em um dos melhores lugares para pular o carnaval com diversão e segurança.
As festas serão open bar, oferecendo uma experiência completa para quem optar curtir os blocos, além de garantir o clássico abadá que dá o toque especial ao look carnavalesco. Pensando no conforto dos foliões, a estrutura da Arena Folia oferece uma praça de alimentação com diversas opções saborosas e descomplicadas, como manda o figurino para curtir o Carnaval sem preocupações. A música, claro, fica por conta dos melhores setlists e os sucessos do momento com bandas e artistas selecionados para animar os foliões em três dias de muita diversão.
Serviço:
O que: Arena Folia
Quando:
01/03/2025 (sábado): Bloco Seu Cookie Brilha
02/03/2025 (domingo): Bloco Quesh Ketchup?!
03/03/2025 (segunda): Bloco Dando em Cima
Onde: Praça Pereira Oliveira. Rua Mal. Guilherme – Centro, Florianópolis.
Ingresoss: www.pensanoevento.com.br
Retirada de abadás: em breve
Censura: 18 anos.
“Bloquinho Seu Bebelier” que mistura folia com solidariedade
Que o Carnaval é o maior espetáculo da Terra, todo mundo sabe! Mas o que vem surpreendendo é uma explosão de bloquinhos que se multiplicam pelas ruas, colorindo esquinas, contagiando avenidas e levando alegria para quem quiser se juntar à folia. São Paulo, com sua grandiosidade de concreto e ritmo acelerado, se rende ao frevo, às marchinhas e ao batuque contagiante. Só nesta gestão da Prefeitura, são 767 blocos novos blocos e 860 desfiles programados. Um registro histórico que transforma a cidade em um verdadeiro carnaval a céu aberto.
No meio de tanta festa, um bloco vem ganhando destaque: “Bloquinho Seu Bebelier”. O sonho nasceu na cabeça de Marcelo Senger, um empreendedor local apaixonado pela cultura e pela arte, daqueles que acreditam que a folia pode – e deve – ser para todos. Ao lado de Rubens Júnior, Geraldo e Marcelo Baldo, depois de muita batalha e persistência, conseguiram o credenciamento e agora a festa promete conquistar corações na Vila Mascote, na zona sul de São Paulo.
O Bloquinho Seu Bebelier chega com um propósito diferente: não se trata apenas de brincar de carnaval, mas de reunir famílias, conectar vizinhos e fortalecer o comércio local. A expectativa é reunir pouco mais de 500 foliões, trazendo um resgate das marchinhas tradicionais, tocadas no chão, sem carro de som, para que as crianças possam se fantasiar e pular Carnaval com segurança e liberdade.
“Nosso bloco mistura a folia das famílias com solidariedade, os abadás serão trocados por alimentos não perecíveis, destinados ao Instituto GABI, referência na captação e destinação de doações”. Comenta o organizador Marcelo Senger.
Mais do que um bloco, é um movimento comunitário. A organização quer criar uma sinergia entre os moradores da Vila Mascote e o comércio local, mostrando que o Carnaval pode ser uma plataforma de valorização da cultura e da economia regional, sem visar lucro, mas sim difundir o que há de melhor na região.
A batucada vai ecoar pelas ruas, o colorido das fantasias vai encher os olhos, e o espírito de comunidade vai fazer pulsar cada coração. O Bloquinho Seu Bebelier não é só um desfile. É um convite para viver a alegria do Carnaval de um jeito único, acolhedor e cheio de significado. Quem for, com certeza, vai querer voltar!
Venha aproveitar essa folia na Vila Mascote!
Data: 8 de março de 2025
A concentração: começa às 13h
Local: Na Avenida Damasceno Vieira, 751, em frente ao Brazucas Wines.
Um abadá – 1 Kg de alimento não perecível
Salete Campari puxa bloco São Paulo
O Bloco da Salete Campari é tradição no Carnaval de São Paulo, arrastando multidões há mais de uma década, se tornou um verdadeiro símbolo de diversidade, alegria e música boa. Neste ano, a festa promete agitar as ruas da cidade com três dias de desfiles: no dia 22 de fevereiro, na Rua Augusta; em 23 de fevereiro, na Rua Vieira de Carvalho; e no dia 4 de março, na Rua Augusta.
Salete Campari, uma das figuras mais icônicas do carnaval paulistano, está se preparando para essa verdadeira maratona carnavalesca. Além de comandar seu bloco, ela será destaque em quatro grandes escolas de samba de São Paulo: Leandro de Itaquera, Império de Casa Verde, Rosas de Ouro e Estrela do Terceiro Milênio. Para dar conta do ritmo intenso, Salete que não é adepta de treinos, tem se alimentado muito bem para ter energia para os dias de carnaval.
“O Carnaval é um ato de resistência e celebração. Meu bloco é um espaço de alegria, inclusão e liberdade. Me preparo o ano inteiro para oferecer uma festa inesquecível para todos os foliões!”, afirma Salete.
Salete Campari é muito mais do que um ícone da folia, a diva também é uma das personalidades mais importantes da história da Parada do Orgulho LGBTQIA+ de São Paulo, ajudou a construir e fortalecer o evento que hoje é um dos maiores do mundo. Sua trajetória no ativismo se mistura com a luta por direitos e visibilidade da comunidade LGBTQIA+, atuando em diversas frentes, da política à cultura.
Na TV, abriu portas para a representatividade, e no Carnaval, transforma a festa em um ato de resistência e inclusão. Todos os anos, batalha para garantir que os espaços de folia sejam mais diversos, seguros e respeitosos, reforçando a importância do Carnaval de rua como um símbolo de liberdade.
Serviço:
Bloco da Salete
Datas: 22/02, 23/02 e 04/03.
Instagram: @blocodasalete / @saletecampari
Bloco Bem Sertanejo no Carnaval de São Paulo

Pelo quinto ano, Michel Teló estará no Carnaval de São Paulo com seu Bloco Bem Sertanejo. Assim como ano passado o trio desfilará no Ibirapuera, no dia 02 de março, domingo.
Nas quase 3 horas de show em cima do trio, com sua banda completa, Michel canta grandes hits da música sertaneja e sucessos da sua carreira, sempre no formato de marchinhas de Carnaval. A concentração será 11h, na Praça Ibrahim Nobre, com apresentações de DJs, e o bloco terá início às 13h.
Michel Teló foi um dos pioneiros do gênero sertanejo a cantar em trios elétricos. Desde a época do Tradição, o cantor já cantava em micaretas sertanejas. “Eu gosto muito de cantar no Carnaval, adoro fazer trio elétrico, são experiências muito especiais pra mim. É uma vibe muito boa ver a multidão acompanhando o trio”, conta.
Pela terceira vez, o bloco terá a tradução em libras para um Carnaval mais inclusivo. Em parceria com a Turma do Jiló, a ação permitirá que as pessoas surdas aproveitem ainda mais a festa.
Este ano, além do já tradicional bloco em São Paulo, o cantor fará uma participação especial no Galo da Madrugada, em Olinda, no dia 01 de março.
Serviço
Bloco Bem Sertanejo
Data: Dia 02 de março| Domingo
Início do show: 13h
Concentração: 11h – Com DJ da Nativa FM | Praça Ibrahim Nobre, s/n – Vila Mariana
Dispersão: 18h
Esportes da Sorte apresenta Bloco Bem Sertanejo
Apoios: Nativa FM e Engov
Realização: Brothers e GoFun
Carlinhos Brown lança hit
Um dos principais nomes da história do Axé Music, movimento que completa 40 anos em 2025, o cantor, compositor e multi-instrumentista Carlinhos Brown lança na próxima sexta-feira, dia 10 de janeiro, um novo single que promete ser um dos grandes hits do Carnaval: “Nêga Meiguice”.
Dançante e alto-astral, a música exalta o amor e traz em seu refrão o nome de Obaluaê, o orixá da cura e da doença, que afasta as maldições que trazem as enfermidades para o corpo físico.
Para o artista, a faixa reforça a ideia de que a música pode sempre ser uma ferramenta para proporcionar melhora e bem estar. São quarenta anos de Axé e seguimos buscando em nossa máxima expressão melhorar as coisas através da música. Mas eu particularmente sonho com este amor, como cita a faixa, ”Amor meu incolor/ Meu transparente amor”. Eu sonho com este homem transparente onde as distinções não serão validadas a partir do imenso amor que sentimos um pelo outro. Viva nossa cultura, viva os 40 anos do Axé Music. Viva meu Mestre Pintado do Bongô, viva esse povo que sabe como ninguém brincar e discutir positivamente os melhores momentos para o outro. E, sem nenhuma ilusão, eu também me celebro por existir há quarenta com ritmos musicais e energias positivas, afirma Brown.
“Nêga Meiguice” será apresentada ao vivo pela primeira vez ao público no próximo domingo, dia 12, na terceira edição do show Axé 40 Brown. O evento, que sempre conta com convidados especiais, acontece no Candyall Guetho Square, espaço cultural criado pelo multi-artista em 1996, no bairro do Candeal, em Salvador, e que passou por recente reforma para modernização e melhora da experiência.
Três dicas do que fazer em Ouro Preto no Carnaval
Ouro Preto possui um dos carnavais mais tradicionais do Brasil e um dos maiores de Minas Gerais. A Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, está preparando, cuidadosamente, uma rica programação para que os foliões, turistas e ouro-pretanos possam se divertir na maior festa popular do calendário cultural da cidade.
Neste ano, o tema do Carnaval de Ouro Preto homenageia os 50 anos do bloco “O Balanço da Cobra”, um dos blocos mais tradicionais e animados da cidade. Criado em 1975, o bloco se tornou um símbolo da folia local, com suas marchinhas irreverentes e sátiras sociais. Este ano, sua trajetória será o tema principal da festa, homenageando meio século de tradição, alegria e muita história, com um desfile que promete resgatar a essência e a energia do bloco que conquistou gerações de foliões. A festa começa no próximo sábado, dia 01 de fevereiro, com o lançamento da camisa do bloco e as apresentações musicais do Dj Pátrida e do grupo Candonguêro, na Praça Tiradentes.
Ouro Preto é uma cidade que possui um patrimônio cultural diversificado, com atrações carnavalescas para todos os públicos. E, para que o folião se prepare para a festança, listamos três dicas sobre o que fazer no carnaval em Ouro Preto!
Dica 1: Bloquinhos de rua
Tradicionalmente, o Carnaval de Ouro Preto se divide entre o Carnaval de Rua e o Carnaval Universitário. Para aqueles que gostam de ver a banda passar e andar atrás dos bloquinhos de rua, a cidade oferece opções variadas. São blocos tradicionais, blocos novos e blocos que estão retornando às atividades após muitos anos, tem bloco para todo gosto! O povo ouro-pretano é bastante criativo e diverso, não economiza em fantasias, cantorias e batuques. Aqui vão alguns dos blocos mais tradicionais para você ficar de olho em 2024:
Bandalheira Folclórica Ouro-pretana: Descendo e subindo as ladeiras há 52 anos, a Bandalheira Folclórica Ouro-pretana é um dos blocos mais tradicionais e caricatos da cidade. O grupo faz a sua concentração na Rua Cônego Simões, também conhecida como Ponte Seca, no bairro Rosário. Vestidos de calça preta, camisa branca, um papel higiênico na cintura e um penico na cabeça, a Bandalheira desfila pelas ruas de Ouro Preto em passo rápido e contagiante, ao som de instrumentos desafinados. Só vendo pessoalmente para sentir a emoção!
Bloco Zé Pereira dos Lacaios: Agremiação carnavalesca mais antiga do Brasil, com 158 anos de história, o Zé Pereira Clube dos Lacaios é conhecido pela batucada simples, mas contagiante, além dos chamados catitões, bonecos de quase três metros de altura que representam personagens importantes da história cultural de Ouro Preto. O Zé Pereira também possui uma variação para crianças, o Zé Pereira Mirim é uma fofura! Os pequenos também se divertem e desfilam pelas ladeiras do Centro Histórico.
Bloco Charanga de Lata: Criado por funcionários aposentados da antiga fábrica de alumínio que tinha sede em Ouro Preto, o bloco Charanga de Lata também se destaca pela sua sonoridade característica produzida pelos instrumentos, confeccionados com latas pelos componentes do bloco, além do Gambá gigante e sorridente, que é o mascote do bloco.
Balanço da Cobra: Bloco caricato que desfila na segunda-feira de Carnaval. A ideia para a criação do Balanço da Cobra surgiu em 1975, durante uma conversa descontraída no Bar do Adilson, no bairro Cabeças, em Ouro Preto, entre as professoras Maria Aparecida Zurlo (Cida) e Maria das Graças Rigueira Alvares, o músico Daniel D’Olivier e César e Sandra Mendonça. Desde então, o bloco cresceu e se tornou um dos maiores símbolos do Carnaval de Ouro Preto. Ao longo dos anos, o Balanço da Cobra se consolidou como um bloco irreverente, conhecido por suas marchinhas e por trazer críticas sociais com muito humor. Em 2025, o Carnaval de Ouro Preto vai prestar uma homenagem a essa história de 50 anos, celebrando a importância do Balanço da Cobra na cultura local e na preservação das tradições carnavalescas da cidade.
Outros blocos também merecem destaque: Jesus é Bom a Beça, Bloco Liga pra Rádio, Bloco do Caixão, Bloco Diretoria, Sanatório Geral, Bloco Pirata, Gatas e Gatões, Bloco da Barra, Os Conspirados, Bloco do Mato e tantos outros que seguem fazendo a alegria das ruas de Ouro Preto.
Além dos blocos caricatos, a cidade também possui tradição nos desfiles das Escolas de Samba. A Praça Tiradentes se transforma em um grande sambódromo com a apresentação de oito agremiações da cidade, cada uma com sua história, seus adereços e muita torcida. Os desfiles acontecem no domingo e na segunda-feira de Carnaval.
Dica 2: Carnaval Universitário
Como uma cidade universitária, Ouro Preto também possui um carnaval organizado pelas entidades estudantis. O município possui muitas repúblicas, moradias estudantis, que organizam sua festança. Neste ano, o Carnaval Surreal irá trazer à cidade nomes da música nacional como Felipe Amorim, KVSH, Mc Daniel, Filipe Ret, MC Hariel, Akatu, Jamil e Uma Noites, Mc Rick, Matuê, Mumuzinho e muito mais. A Liga dos Blocos, o Carnaval Surreal, foi criada em 2005, pela união dos Blocos do Caixão, Cabrobró, da Praia e Chapado. Desde então, promove o carnaval no Espaço Folia, com atrações de renome nacional com pacotes fechados para pista e camarote. Além do Carnaval da Liga dos Blocos, as repúblicas federais como Partenon, Aquarius e Nau Sem Rumo também oferecem pacotes de festas para aqueles que não querem sair na rua.
Dica 3: Vilas e cachoeiras
Ouro Preto também possui opções para aqueles que querem fugir da folia e procuram um lugar mais tranquilo. O município é composto por 12 distritos e alguns subdistritos que possuem opções de pousadas, hotéis, restaurantes e são a cara do interior de Minas Gerais. O mais famoso deles, Lavras Novas, localizado a cerca de 19 km de Ouro Preto, é conhecido pela vila charmosa que possui. Tem ótimas opções de pousadas, cachoeiras, restaurantes, além do subdistrito da Chapada, que é um lugar com tranquilidade garantida. São Bartolomeu é um distrito muito conhecido como a terra dos doces artesanais, tradição que possui registro como Patrimônio Imaterial de Ouro Preto, desde 2008. Em nosso site você encontra com detalhes as informações sobre nossos distritos, opções de onde ficar, onde comer e os atrativos que cada um possui.
Não perca a oportunidade de vivenciar um carnaval histórico e se apaixonar por essas ladeiras. Ouro Preto te espera!
Ouro Preto vai ter o maior desfile de blocos da história
O Carnaval de Ouro Preto 2025 promete ser o maior da história! Pela primeira vez, a festa contará com 61 blocos de rua confirmados, superando todas as edições anteriores e consolidando-se como uma das mais grandiosas de Minas Gerais. Nunca antes o município teve uma programação tão extensa, abrangendo tanto a sede quanto os distritos, e prometendo uma celebração de proporções inéditas.
Na sede, 30 blocos de rua irão invadir as ruas de pedra e ladeiras históricas, com grandes tradicionais como o Balanço da Cobra, Bloco do Caixão e Charanga de Lata, além de blocos recentes que vêm conquistando cada vez mais público, como o Bloco da Lama e o Bloco Vira Saia. A cidade, com sua beleza única, será o cenário perfeito para essa festa histórica.
Os distritos também terão sua contribuição, com 31 blocos confirmados. Antônio Pereira, Glaura, Amarantina e outros locais terão blocos como Altas Horas, Barcanas e o Bloco Cordão da Tradição, garantindo que o espírito carnavalesco se espalhe por todas as regiões de Ouro Preto.
Flávio Malta, Secretário de Cultura e Turismo, comemorou o feito: “O Carnaval de Ouro Preto 2025 será recorde, com o maior número de blocos de rua já registrado. Este é um marco para nossa cidade, que reflete a paixão do nosso povo pela cultura e pela festa. Estamos prontos para fazer história e oferecer aos foliões uma experiência única.”
Com toda a infraestrutura planejada para receber foliões de todos os cantos, Ouro Preto está mais do que preparada para viver o maior Carnaval de sua história. Confira a programação completa nos canais oficiais da Secretaria de Cultura e Turismo de Ouro Preto.