Prefeita de Fabriciano assina decreto para agilizar ações contra Dengue, Chikungunya e Zika Vírus

0
565

A prefeita de Coronel Fabriciano-MG Rosângela Mendes assinou nesta quinta-feira (12) um Decreto de Emergência, por causa do alto índice de infestação do Aedes aegypti no município.

Em entrevista coletiva, a prefeita afirmou que a cidade foi notificada pelo Ministério da Saúde sobre o risco de Dengue, Chikungunya e também do Zika Vírus. Ainda segundo Rosângela Mendes, com a assinatura do decreto, o município fará uma campanha intensa nos próximos 60 dias. “Nós já iniciamos essa semana um treinamento com todos os nossos agentes. Formamos um grupo de 15 agentes que vão fazer mutirões”, afirmou.

A prefeita informou que neste sábado (16) está marcado o primeiro mutirão, a partir das 8h da manhã nos bairros Santa Cruz e Sílvio Pereira II. Ela explicou como será a essa ação. “Nós vamos entrar nas casas, informar as pessoas, fazer a limpeza, recolher o material onde o mosquito possa proliferar e notificar se for preciso”, disse.

A prefeita ressalta que essa ação precisa ser feita e contar com a colaboração da população. “O que nós temos que fazer é acabar com os focos e é isso que faremos neste sábado”, completou.

Contratações
Segundo Rosângela Mendes, com a assinatura do decreto, é possível contratar pessoal sem licitação. “O decreto nos permite contratação de pessoas, de carros, de equipamentos, medicamentos, entre outros. Precisamos visitar 43.200 residências em 60 dias. É importante que se tenha um grupo bom de pessoas para que a gente tenha condições de fazer esse trabalho”, finalizou.

SRS
O Superintendente Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, Wagner Barbalho e o Superintendente Estadual de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador, Rodrigo Said, realizam nesta sexta-feira (15), às 09h, no auditório da Faculdade de Direito de Ipatinga – FADIPA, a instalação do Plano Regional de Contingência e Enfrentamento à Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, e o alinhamento de medidas de urgência e aplicação dos recursos financeiros destinados aos municípios para o combate ao vetor Aedes Aegypti.

A reunião é uma convocação em caráter emergencial aos 35 municípios da Região Metropolitana do Vale do Aço, onde deverão estar presentes todos os prefeitos e secretários de Saúde da região.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here