Fabriciano inicia as comemorações dos 67 anos de emancipação política

0
1290

Nesta quarta-feira (20), a cidade mineira de Coronel Fabriciano completa 67 anos de emancipação política, dia também de São Sebastião, padroeiro do município.

A data será lembrada com a Manhã Cívica, no Terminal Rodoviário, a partir das 8h. Na Solenidade havera abertura (Hino Nacional e pronunciamentos), corte do bolo de aniversário, apresentação cultural dos alunos da Educação Integral da rede municipal de ensino (grupo musical e balé), participação da Banda Nossa Senhora Auxiliadora.

Outra importante ação neste dia de festa serão os estandes com orientações sobre prevenção ao mosquito Aedes aegypti e distribuição das gotinhas do complexo homeopático.

Morador da cidade há 40 anos, Jorge Márcio da Silva, de 66 anos, disse que faz de tudo para acompanhar a programação do aniversário de Fabriciano. Segundo o aposentado, ele adotou o município de coração e não deixa de celebrar com alegria as festividades de aniversário.

‘Nasci em São Paulo, mas estou em Fabriciano desde 1975. Dois dos meus três filhos nasceram aqui e apreendi a amar [o município]. O aniversário da cidade é algo que tem que ser comemorado por todos que moram nela, é um momento de demonstrar a satisfação de fazer parte do município”, disse.

O chefe do Legislativo ainda destacou a importância daqueles que contribuíram para a construção de Coronel Fabriciano. “Lembro, uma vez mais, que um município é construído pelos seus cidadãos.

Assim sendo, também faço menção honrosa aos pioneiros que aqui chegaram e começaram a construir essa cidade, bem como suas respectivas famílias. Tenho muito orgulho de dizer que meu avô materno foi um deles. Ele aqui chegou em 1947 e fez uma olaria de tijolos. Tijolos que construíram as primeiras casas de Fabriciano,que saíram do pau a pique. Inclusive, cito prédios que estão aí de pé, como: a Igrejinha Matriz São Sebastião, o Colégio Angélica e o Salão Paroquial, ou seja, edificações construídas com tijolos fabricados pelo meu avô, meus tios e também minha mãe. Essa olaria funcionava onde atualmente está instalado o Hipermercado Bretas, no Melo Viana”, concluiu Querubim.

A entrega das Unidades Habitacionais faz parte do programa de Urbanização, Regularização e Integração de Assentamentos Precários (Uriap), em parceria com Governo Federal por meio de recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS 2007). Durante a solenidade, realizada no Residencial Morada do Vale, foram entregue as chaves aos moradores Hermando Rosa Freitas, Francisco de Assis e Ideir Alves de Oliveira.

“É com muita alegria que realizamos a entrega dessas casas, que vão levar dignidade a essas famílias. As moradias fazem parte de um conjunto de unidades habitacionais destinadas a 35 famílias que já foram retiradas de áreas de risco. Além delas, outras 31 serão contempladas com lares bem estruturados e seguros. Vale lembrar que, em 2013, beneficiamos outras 34 famílias com a entrega de casas também no Morada do Vale”, comemora a prefeita Rosângela Mendes.

Jornalista Geraldo Félix

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here