Semana Santa de Santa Bárbara traz pelo 43º ano o espetáculo “Os Passos da Agonia”

0
931
No próximo domingo de ramos, dia 09, terá início uma das mais tradicionais e conhecidas Semana Santa de Minas Gerais. A cidade de Santa Bárbara será palco, mais uma vez, do Âncora Companhia de Teatro que há 43 anos é exemplo vivo da vocação do povo da cidade para o fazer teatral.
O espetáculo “Os Passos da Agonia”, Patrimônio Imaterial Municipal, é apresentado por partes, durante três dias, cada dia um capítulo diferente. A peça tem a direção do diretor renomado Ênio Reis. O texto é de autor desconhecido, fornecido por Raymundo Natalino Pires, com co-autoria de Fernando Limoeiro, Jorge Carneiro e Ênio Reis. São mais de cento e vinte pessoas entre convidados, atores amadores, direção e técnicos profissionais. São pessoas de todas as idades e classes sociais que, juntas, fazem a maior encenação de semana santa da região e atrai cerca de quinze mil espectadores.
Todo o teatro é realizado durante a Semana Santa e se espalha pela cidade. Além das cenas de palco, os atores se juntam aos fiéis para apresentarem cenas curtas nas missas, Procissão de Ramos e Via Sacra. É uma forma que o Âncora tem para desenvolver de forma conjunta a programação da Semana Santa na localidade, incluindo os rituais litúrgicos e paralitúrgicos (encenação e procissões).
A apresentação deste ano traz como novidade a participação de grupos artísticos e sociais que se aventuram pela primeira vez como atores. É o caso do grupo de street dance “Os Descarados” e os capoeiristas da Capoeira Tribal, ambos de Santa Bárbara. Entram em cena ainda os grupos de Catequese e de Crisma e o Grupo Florart com moradores do distrito de Florália. A encenação é uma realização do Âncora Companhia de Teatro em parceria com a Prefeitura Municipal de Santa Bárbara – MG e apoio da Ênio Reis Produções Artísticas e Culturais.
Confira a programação da Semana Santa em Santa Bárbara:
 
Dia: 09/04 – Domingo de Ramos
Horário: 9h
Participação na Procissão de Ramos, cena “Entrada Triunfal em Jerusalém” na Matriz da cidade
Dia: 13/04 – quinta-feira santa
Horário: 20h30
Apresentação de “Os Passos da Agonia 1ª. Parte”
Centro Histórico em frente a Matriz
Dia: 14/04, sexta-feira santa
Horário: 8h – participação na Via Sacra da Sexta Feira da Paixão na Matriz Horário: 9h – participação na Via Sacra da Sexta Feira da Paixão na Reitoria São Vicente
Horário: 19h – apresentação de “Os Passos da Agonia – 2a. Parte” – Centro Histórico em frente a Matriz
Dia 15/04 – sábado de aleluia
Horário: 21h
Apresentação de “Os Passos da Agonia – 3a. Parte” Centro Histórico em frente a Matriz

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here