Roteiros no Brasil recheados de aventuras e cachoeiras

0
1039

Fazer uma boa trilha e no final ter a grande recompensa de um bom banho de cachoeira é o privilégio de muitos roteiros que já conhecemos. Selecionamos aqui seis roteiros de deixar qualquer um babando. Faça as malas e programe-se logo para os próximos feriados que estão por vir.

Aiuruoca – MG
Paraíso ecológico quase intocado

Aiuruoca tem origem indígena e significa “casa de papagaio”. Dona de uma paisagem exuberante, de cachoeiras, bosques de araucárias e mata atlântica é notável por sua irradiação energética que proporciona agradável bem estar. É neste local de natureza extraordinária e energia pulsante que você irá descobrir o que há de mais belo neste grandioso país.

Considerada uma das cidades sagradas do Brasil, devido ao seu alto grau de vibração energética, Aiuruoca é uma cidade mágica…. e convida-nos a compartilhar de seu universo encantador, de belezas naturais e simplicidade diária num trabalho de integração e harmonização. A região de Aiuruoca é regada de rios fartos, e está a exatos 980 metros acima do nível do mar. A profusão de montanhas, bosques e cachoeiras que podem ser desfrutadas em Aiuruoca empolga até aos mais preguiçosos nas caminhadas.

Gonçalves – MG
Paraíso na Serra da Mantiqueira

Desfruta toda a atmosfera das montanhas, conservando suas características naturais e culturais. Dona de uma exuberante paisagem natural, com florestas de araucárias, belíssimas cachoeiras, penhascos de proporções gigantescas e inúmeros cursos d’água, essa cidade vai te conquistar e propiciar muita interação com a natureza, fazendo trilhas ou mesmo deliciando-se com um bom banho de cachoeira.

Possui atividades esportivas para todos os tipos de aventureiros, sejam eles iniciantes ou não. Além de suas cachoeiras e rios, em suas montanhas é possível praticar muito trekking em Gonçalves sempre com a recompensante vista das terras altas da Mantiqueira.

Serra do Cipó – MG
Muitas trilhas e vias de escalada

Serra do Cipó é atualmente um dos principais pontos turísticos de Minas Gerais. Com um Parque Nacional, relevo especialmente acidentado, beleza cênica ímpar, inúmeras cachoeiras e uma das floras mais diversificadas do mundo, a região contabiliza um acervo invejável para o lazer, a prática de atividades ao ar livre e a pesquisa científica.

O Parque Nacional da Serra do Cipó possui mais de 60 cachoeiras, cada uma mais linda que a outra. Durante todo o percurso você verá sempre lindas paisagens, com fauna e flora exuberantes e ficará fascinado com tamanha beleza.

Visconde de Mauá – RJ
Gnomos existem!

As terras que pertenceram a Irineu Evangelista de Souza, o Visconde de Mauá, são hoje área de proteção ambiental, reforçando que as atrações do local são mesmo as naturais. São inúmeras cachoeiras, piscinas naturais, rios, formações rochosas, picos, mirantes, tudo acessível via trilhas leves e que dispensam guias turísticos. Estamos falando da carioca, Visconde de Mauá.

A prática de Esportes radicais em Visconde de Mauá é o que não falta. Desde trekking, camping, rapel, rafting, off-road, e muito mais. As trilhas são fáceis e a maioria dispensa acompanhamento de guias turísticos.

São Thomé das Letras – MG
Grutas, ovnis e belas cachoeiras

Uma cidadezinha no alto de uma montanha “nevada”, no sul do Estado de Minas Gerais, guarda muitos segredos. São Thomé é pródiga em histórias e belezas naturais que despertam a atenção das mais diferentes pessoas, de místicos a céticos, de ufólogos a trekkings. São Tomé das Letras é considerada um local sagrado. É gratificante conversar com os moradores com suas histórias extraordinárias. Conheça uma das sete cidades sagradas do mundo.

Não faltam referências sugestivas à magia que ronda a cidade. Nomes de lojas, pousadas, restaurantes, cachoeiras e grutas remetem a uma outra realidade. Shangri-lá, como o nome sugere, é uma aprazível e bucólica corredeira, com a respectiva cachoeira, localizada a 17 Km. Com suas águas avermelhadas e cristalinas, o lugar é considerado energético pelos místicos, endossado pelas inscrições rupestres e pela sua paz ali reinantes.

Petar – SP
Visite cavernas e galerias subterrâneas

Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (ou PETAR) é considerado uma das Unidades de Conservação mais importantes do mundo. Abriga a maior porção de Mata Atlântica preservada do Brasil e mais de 300 cavernas. É considerado hoje um patrimônio da humanidade, reconhecido pela UNESCO.

O Petar é um parque natural, que está dividido em três núcleos: Santana, Ouro Grosso e Caboclos. Está caracterizado pelas suas cavernas e galerias subterrâneas. Tem mais de trezentas covas pré-históricas no seu magnífico parque ecológico. Existem cavernas que medem até 6 quilômetros de comprimento, como a Caverna Santana, cujas galerias formam um complicado labirinto. Também existem muitas cavernas no PETAR que não podem ser visitadas, pelo risco que apresentam ao turista.

É obrigatório o uso de capacete e de lanterna. A experiência é uma viagem por um mundo silencioso, escuro e certamente inesquecível. É um lugar ideal para caminhadas e trekking, exploração de cavernas, espeleologia, bóia – cross, camping e outras atividades ao ar livre.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here