10 lugares para não deixar de conferir na Semana Santa em Ouro Preto

0
1793

Cidade de histórias, alegrias, restaurantes, cachoeiras, festas, bares e patrimônios culturais, Ouro Preto é uma das melhores opções para passar o feriado da semana santa. Isso porque, o município oferece atrações para todos os gostos e idades.

Famosa por abrigar um dos melhores conjuntos do barroco nacional, com obras marcantes de Aleijadinho, Ouro Preto apresenta uma programação diferenciada para a semana santa, com atos solenes nas igrejas e rituais como o da cobertura da cidade feita com tapetes coloridos no pó de serragem, além das belezas naturais da cidade que atraem turistas mundialmente.

Pensando nisso, separamos alguns lugares para não deixar de conferir na semana santa e de quebra ainda explorar as delícias de Ouro Preto. Vamos conferir?

Basílica Menor de Nossa Senhora do Pilar

Considerada uma das igrejas mais ricas de Minas Gerais, a Basílica Menor de Nossa Senhora do Pilar, foi inaugurada em 1733. A pintura do interior da igreja é toda folheada a ouro e também são disponibilizadas visitas que permitem conferir de perto objetos litúrgicos, pinturas religiosas sobre quaresma, semana santa, sacristia, entre outros temas.

Igreja de São Francisco de Assis

Projetada por Aleijadinho, a Igreja São Francisco de Assis foi inaugurada em 1771 e é um dos locais favoritos do roteiro religioso da cidade histórica de Ouro Preto.

Igreja São Francisco de Paula

A igreja é uma das obras que mais chamam atenção na cidade, pois se encontra isolada no alto de um morro. Construída entre 1804 e 1898, o projeto da obra foi assinado por Francisco Machado da Cruz, sendo esta a última igreja erguida no período colonial.

Parque Municipal das Andorinhas

Fundado em Dezembro de 1968, o parque abriga diversas cachoeiras incríveis, além de piscinas naturais, mirantes, espaço para prática de esportes, entre outras atividades. O parque protege as nascentes mais altas do Rio das Velhas, um afluente importante do Rio São Francisco, que contribui para preservar a biodiversidade da fauna e flora local.

Parque Estadual do Itacolomi

O Parque Estadual do Itacolomi é uma reserva da Mata Atlântica que faz parte da história de Ouro Preto. O conhecido Pico do Itacolomi está localizado na reserva e possui 1.772 metros de altitude, sendo considerado um dos principais pontos de referência para os antigos viajantes da Estrada Real.

Cachoeira do Castelinho

Localizada no povoado da Chapada, em Lavras Novas (Distrito de Ouro Preto), a Cachoeira do Castelinho é uma das mais belas obras da natureza na região, porém são 6 km de caminhada para chegar até o local. A dica é reunir os amigos para conhecerem a cachoeira juntos!

Hospedagem em Ouro Preto

Pelo custo-benefício, excelente localização (próximo ao centro histórico), ótimos quartos e atendimento personalizado, a melhor opção de hospedagem em Ouro Preto é a Pousada Solar da Inconfidência. Um dos diferenciais da casa é oferecer descontos de até 20% para estudantesaniversariantes do mês e motoqueiros. Isso mesmo, motoqueiros! Não é incrível?

Além disso, o café da manhã é incluso na diária, o local possui estacionamento próprio, decoração rústica ao estilo da arquitetura de Ouro Preto e disponibilização de roteiros especiais aos hóspedes, promovida pela Gerente de Marketing da pousada, Michelle Ribeiro. Os roteiros de visitas nas minas Chico Rei e Passagem são os mais procurados na pousada.

Onde comer em Ouro Preto?

 

Restaurante Tiradentes

Quer uma opção boa e barata pra almoçar na terrinha? Então você precisa conhecer o Restaurante Tiradentes! Qualidade, sabor e preço justo, indicado pra quem gosta de comida mineira simples, aquela que lembra o tempero da vovó sabe? Melhor opção da cidade, sem dúvidas. Experimentem!

Endereço: R. Amália Bernhaus, 25 – Centro, Ouro Preto – MG

Lanchonete Garapinha

Um dos lugares mais famosos na cidade pelo atendimento gentil e fraterno. Variedade de produtos, pães, bolos e salgados de extrema qualidade, sem falar dos queijos e delícias típicas de Ouro Preto, como os doces de leite e abóbora. Melhor preço de cachaça artesanal e fica a dica: não saia de lá sem experimentar a garapa com pastel frito! Divinos!

Endereço: Praça Reinaldo O. Alves de Brito, 77 – Centro, Ouro Preto – MG

Chocolates Ouro Preto

Aproveitando o clima de páscoa, caso queira deixar o seu dia ou o dia de alguém mais doce em Ouro Preto, não deixe de passar na Chocolates Ouro Preto. O carinho na preparação dos doces pode ser sentido tanto no sabor, quanto nas embalagens.

Cafés, trufas, chocolate quente, chocolate gelado… fica difícil escolher! Para balancear no doce, o local também oferece boas opções de lanches rápidos e mais saudáveis como sanduíches naturais, sucos, entre outros.

Endereço: Rua Getúlio Vargas 66, Rosário-Ouro Preto – Praça Tiradentes 112, Ouro Preto – MG.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here