Estreia episódio especial de podcast voltado para Cultura Negra e Afro-brasileira: Vivente Andante

0
108

Projeto foi premiado pelo Edital Cultura Presente nas Redes, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro

Afinal, a cultura afro-brasileira é marginalizada? O professor João Raphael, a radialista e podcaster Stephanie Andreas e Thay Cristine, pesquisadora, conversaram com o jornalista Alvaro Tallarico sobre a emergência da cultura e o fortalecimento da cultura antirracista. Os assuntos foram muitos como a territorialização da cultura, a lei 10.639, o afrofuturismo, a reavaliação do papel do negro no Brasil e a influência da ancestralidade.

O portal Vivente Andante foi premiado pelo #CulturaPresenteNasRedes, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SECEC). Graças aos assuntos que aborda dentro do caminho de jornalismo cultural que escolheu.

Dessa forma, um dos resultados dessa vitória é esse podcast especial focado na cultura negra e afro-brasileira cujo lançamento acontece no dia 15 de setembro de 2020, às 11 horas da manhã, nas plataformas digitais do Vivente Andante. Ou seja, no site www.viventeandante.com, no canal do YouTube (www.youtube.com/viventeandante), Spotify (https://open.spotify.com/show/1cUbnU9wT91TKt2NLjJBGp) e afins.

 

Sobre os participantes

Thayara C. S. de Lima é formada em História, mestre e doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Integra o GEPEAR – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Antirracista\UFRJ e apresenta o “Não Serei Interrompida”, um podcast que discute relações raciais no Brasil, a partir de narrativas femininas e negras. Atua em cursos de formação continuada de professores, principalmente na promoção de educação antirracista e desenvolve pesquisas sobre movimento negro, educação e cultura de luta antirracista.

Stephanie Andreas é graduada em História (UFRJ), mestranda em Comunicação (ECO/ UFRJ) onde desenvolve pesquisas sobre o Rádio no Brasil. Fundadora da “Nwa Podcasts e Audiovisual”, produtora em que atua como podcaster e apresentadora, além de prestar consultorias para produção de podcasts e conteúdos audiovisuais voltados para a população negra e periférica. Atua também como produtora cultural no Centro Cultural Phábrika (@ccphbk), localizado na Fazenda Botafogo, e como militante de diversos movimentos sociais, com foco nos movimentos Negro, Feminista e de Políticas Culturais. Atualmente está como representante do Folclore no Conselho Municipal de Cultura do Rio de Janeiro (2018/2020).

João Raphael Ramos dos Santos é cientista social e mestre em Educação pela UFRJ. É também escritor de fantasia e afrofuturismo, cineasta, professor de Ensino Médio na rede privada e criador da Adinkra Produções, produtora voltada para conteúdos afro-diaspóricos. Além disso, é apaixonado pela docência, pela produção de conteúdo, inovação e pesquisa antirracista.

 

Sobre o Vivente Andante

Alvaro Tallarico estudou na Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch (ETEAB), onde cursou ensino-médio técnico em Publicidade e Propaganda. Posteriormente, formou-se em Jornalismo pela FACHA. Em 2019, entrou na pós-graduação em Jornalismo Cultural da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e, com a ajuda de alguns de seus colegas, o Vivente Andante virou um portal cultural.

Assim, um grupo de jornalistas e colaboradores de diversas áreas, como Letras, Cinema e Dança, encontrou uma nova plataforma para divulgar a cultura em todas as suas formas, sem preconceitos, sem amarras, disseminando uma cultura antirracista.

 

Podcast

O podcast especial Vivente Andante #CulturaPresenteNasRedes conta com apresentação e roteiro de Alvaro Tallarico, com a edição de som de Fachal Júnior. Os convidados especiais foram o professor João Raphael, a radialista e podcaster Stephanie Andreas e Thay Cristine, pesquisadora.

Siga @viventeandante no Instagram e no Twitter

No Facebook: facebook.com/viventeandante

Visite e leia o melhor do jornalismo cultural em: www.viventeandante.com

 

Serviço:

LOCAL: Site www.viventeandante.com / Canal do YouTube: youtube.com/viventeandante \ Spotify: Vivente Andante

DIA E HORÁRIO: 15 de setembro, às 11 horas

DURAÇÃO: 60 minutos

 

Para mais informações sobre a SECEC:

http://cultura.rj.gov.br/cultura-presente-nas-redes/

https://www.facebook.com/sececrj

https://www.instagram.com/sececrj/

https://www.youtube.com/sececrj

 

#EditalCulturaPresenteNasRedes #CulturaPresenteNasRedes #CulturaPresente #SececRj #GovRj #QuarentenaCultural @sececrj  

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here