19.8 C
Belo Horizonte
qui, 25 abril 24

Uberaba (MG) é reconhecida como Geoparque Mundial da Unesco

Cidade mineira se torna a sexta brasileira a ostentar o título e terá benefícios para a promoção do turismo sustentável

O Brasil tem mais uma cidade reconhecida como Geoparque Mundial! A mineiríssima Uberaba, no Triângulo Mineiro, recebeu o título da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O reconhecimento é concedido levando em conta a relevância internacional com base em um conceito de proteção, educação e desenvolvimento sustentável.

O município mineiro é o sexto brasileiro a contar com esse reconhecimento internacional. Além dele, ostentam esse título: Araripe (entre CE, PE e PI), Seridó (RN), Caminhos dos Cânions do Sul (SC e RS), Caçapa do Sul (RS) e Quarta Colônia (RS). No mundo, são 213 geoparques em 48 países.

Para concorrer ao Título, Uberaba enviou uma proposta batizada de “Terra de Gigantes”, contendo três pilares: “Local onde Chico Xavier se revelou ao espiritismo mundial”; “Capital Mundial do Zebu” e “Terra dos Dinossauros no Brasil”, este último, devido aos trabalhos paleontológicos no bairro rural de Peirópolis.

O título trará ao Município e ao estado de Minas Gerais benefícios como a promoção do turismo sustentável, bem como o desenvolvimento da economia e do empreendedorismo local. “A chancela internacional da Unesco permite que esses geoparques se destaquem como territórios de desenvolvimento sustentável, além de se tornarem produtos turísticos de destaque internacional. Com isso, o Brasil aumenta sua competitividade e visibilidade nesse tipo de turismo”, comentou a Coordenadora-Geral de Produtos e Experiências Turísticas do MTur, Fabiana Oliveira.

CONCEITO – Geoparques são áreas geográficas unificadas de relevância geológica internacional e que são administrados com base em um conceito de proteção, educação e desenvolvimento sustentável.

O título não está ligado apenas à questão geológica, mas busca ampliar a exploração e o desenvolvimento das regiões em aspectos naturais, culturais e imateriais. A certificação demonstra a presença de espaços com diversidade de opções de turismo, que servem como alternativa para o desenvolvimento dos municípios.

O título concedido pela Unesco tem duração de concessão de quatro anos. Após esse período cada Geoparque é reavaliado, podendo ter a nomeação revista.

Capacitações gerenciais, construção do city branding e ações para o desenvolvimento turístico da região estão entre as iniciativas previstas para 2024

A conquista da chancela de Geoparque Global da Unesco requer um longo processo, que envolve a participação de pesquisadores, autoridades e comunidades locais e regionais. Em Uberaba, desde 2018 o Sebrae Minas tem se unido a parceiros locais – Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Prefeitura de Uberaba e Associação Geoparque Uberaba – em um esforço contínuo para consolidar o reconhecimento do patrimônio geológico, cultural e histórico do território.

A prefeita Elisa Araújo destaca a parceria com o Sebrae Minas para a melhoria do atrativo turístico na região. “Essa chancela representa um grande passo para o desenvolvimento da nossa cultura, história, preservação do meio ambiente, contribuindo para novas oportunidades de emprego e renda para nosso povo. Vamos atrair investidores com o objetivo de fomentar os destinos turísticos de nossa cidade. E o convênio com o Sebrae Minas será fundamental para nossa preparação para o receptivo turístico. Podemos ter condições de ser projetado para eixos de potencialidades que vão colocar Uberaba no ramo do desenvolvimento”.

O planejamento estratégico das ações foi elaborado por uma consultoria especializada, que norteou o andamento dos trabalhos e a criação dos grupos temáticos: geologia e geoconservação, gestão, geoturismo, patrimônio cultural, patrimônio natural, comunicação, educação ambiental e desenvolvimento econômico sustentável.

Por meio desse trabalho também foi proposto um modelo de governança para a criação da Associação Geoparque Uberaba, que reúne 34 associados entre empresários, representantes de instituições públicas e privadas, lideranças e sociedade civil. Com a formação da governança, foram realizadas duas missões técnicas aos geoparques de Seridó, no Rio Grande do Norte (2022), e de Arouca, em Portugal (2023), propiciando a troca de experiências, principalmente relacionadas às boas práticas na gestão do geoparque.

Foram oferecidas, ainda, capacitações em gestão e design para os artesãos, além de orientações sobre precificação, comercialização e Procedimento Operacional Padrão (OPO) para meios de hospedagens locais. Além disso, foi criado um selo de identidade dos geoprodutos feitos no território, como: cachaça, doces e souvenires.

Em 2022, o Sebrae Minas participou da elaboração do dossiê do projeto ‘Geoparque Uberaba: Terra de Gigantes’. Em 2023, uma comitiva de avaliadores da Unesco visitou o município e conferiu a documentação do dossiê. O projeto foi apresentado na Conferência Internacional sobre Geoparques Mundiais da Unesco, em Marrakech, no Marrocos. Na ocasião, Uberaba teve sua candidatura a “Aspirante Geoparque” aceita por unanimidade pelo Conselho da Rede Global de Geoparques.

Com a divulgação da chancela, Uberaba passa a se juntar aos geoparques brasileiros de Araripe (CE), Seridó (RN), Caminhos dos Cânions do Sul (RS e SC), Quarta Colônia e Caçapava (RS), elevando o país a um patamar de destaque internacional no que diz respeito à conservação e valorização de seu patrimônio geológico e cultural.

 

 

Posts Relacionados

Lukas Agustinho lança o single “Louve”

Eliezer de Tarsis, Lukas Agustinho e Samuel Messias se...

Ambientes Instagramáveis: A tendência que está bombando

Fotógrafa explica mais sobre esse conceito que está chamando...

Raquel Mello convida WIllian Nascimento para dueto inédito

“A caminhada com Jesus exige comprometimento e ânimo”, ressalta...

A Chave do Tempo e os Segredos da Magia

Ramon Bertasi é professor de Física e natural da...

Arícia Ferigato, lança “Pequenas Voltas”

Sou Arícia Ferigato, harpista, improvisadora e compositora, nascida em...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui