Temporada 2019 do ‘Palco Giratório’ chega a Minas

0
26

Festival cultural começa nesta sexta-feira (14/06) e estará presente em todas as unidades do Sesc na capital

 
#SescMinas #PalcoGiratório

 

O Sesc, integrado ao Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac, abre as portas para a 22ª edição doPalco Giratório, maior projeto de circulação, intercâmbio e difusão das artes cênicas do país. A abertura do festival será hoje (14/6), às 21h, com o espetáculo paulista de dança Subterrâneo, no Grande Teatro do Sesc Palladium, apresentado pela Gumboot Dance Brasil. Os ingressos variam entre R$ 6 (Cliente Sesc) a R$15. Classificação livre.

 

Em Belo Horizonte e Região Metropolitana, as atividades seguem até 2 de julho com manifestações artísticas pagas e gratuitas de teatro, circo e dança em diversas possibilidades, como espetáculos de palco e rua, oficinas, intercâmbio, mediação cultural e rodas de conversas envolvendo 28 grupos, 48 apresentações e cerca de 180 horas de ações formativas.

 

Palco Giratório é uma iniciativa do Departamento Nacional do Sesc em uma curadoria compartilhada com 34 profissionais da instituição, em que 20 trabalhos de artes cênicas e/ou intervenção urbana são selecionados representando todas as regiões do país. Somam-se a esses, oito grupos locais, sendo eles: Companhia Sesc de Dança, Grupo Matraca, Teatro Público, Grupo Galpão, Cia. Fusion, Diversidança, Casarão das Artes e Ana Régis. Acesse toda a programação e espetáculos em: palcogiratorio.sescmg.com.br/inicial

 

Os desafios trazidos pelo ano de 2019 nos convocam a repensar estratégias nos modos de atuação e fruição do circo, da dança, do teatro e de suas interfaces, para promover a existência e a sustentabilidade das artes cênicas. Tais estratégias estão associadas ao fortalecimento de ações em rede, pautadas na colaboração e no compartilhamento, para que possamos, juntos, continuar. Encarar a rede como uma maneira de re-existir e de ressignificar modos de operar é uma atitude fundamental para a manutenção de ações culturais nos dias de hoje.

 

Juntamente com as apresentações e as atividades de mediação cultural, destacam-se nesta edição as ações expandidas. São propostas que sugerem um tempo de relação mais dilatado com as cidades e seus públicos, envolvendo a realização de residências, mapeamentos e oficinas estendidas. São elas que configuram o Circuito Especial 2019: Performance Preta no Brasil (MA), Audiodescrição Lab (PE/SC) e Femi-Clown Cabaré-Show (DF).

 

Nesse cenário, o Palco Giratório se mostra como um importante instrumento da cultura nacional. “A formação de público por meio da circulação dos gêneros mais variados, em todos os estados brasileiros, a valorização do artista, a reflexão e o diálogo entre produtores e espectadores são alguns dos pilares que sustentam o apoio a um projeto tão fundamental como esse”, afirma a gerente de Cultura do Sesc em Minas, Janaína Helena Cunha Melo.

 

ALCANCE

Em 2019, o alcance ao Palco Giratório aumenta. Além de ocupar o centro cultural, praças e parques da capital, o Festival acontecerá em todas as unidades do Sesc em Belo Horizonte (Sesc Cenário, Sesc Floresta, Sesc Carlos Prates, Sesc Venda Nova e Sesc Santa Quitéria) e também em Contagem e Santa Luzia, na Região Metropolitana, “em um movimento de democratização e acesso à cultura, presentes na missão do Sesc em Minas”, reforça a gerente.

 

No interior do estado, o Palco segue com presença confirmada em cinco cidades. As unidades de Januária, Juiz de Fora, Ouro Preto, Poços de Caldas e Uberlândia também recebem a iniciativa, bem como ruas e espaços parceiros dos municípios.

 

SERVIÇO

22º Palco Giratório

Período: 14/06 a 02/07/2019

Programação: palcogiratorio.sescmg.com.br/inicial

 

Informações sobre o evento (público): (31) 3270-8100

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here