SUAVE COISA NENHUMA EM CURTA TEMPORADA NO TEATRO ESPANCA!

0
197

O espetáculo teatral retorna nos dias 18,19 e 20 de outubro em BH

O espetáculo Suave Coisa Nenhuma, da Suave Companhia, dirigido por Samira Ávila e com dramaturgia de Marina Viana, gira entorno do rompimento da relação entre dois artistas, um homem e uma mulher, que dividindo palco e vida, se deparam com a decadência diária dessa dualidade insustentável. A relação íntima do casal é evidenciada como forma de refletir as construções sociais impregnadas nos corpos destas personagens, e como a permanência desta estrutura permeia nossa sociedade. Em consonância com o enredo, o trabalho aborda o tema “relacionamento abusivo” e as diversas formas, aparentemente sutis, de abusos diários velados pela intimidade, pelo afeto do amor romântico e sustentado por atitudes machistas de opressão que perpassam as questões de gênero. Trata-se de um espetáculo de linguagem híbrida entre dança e teatro, que busca em sua estética abordar a temática através do diálogo com um público de diversas gerações.

Inspiração

 Suave Coisa Nenhuma, surgiu a partir de uma cena curta apresentada no Galpão Cine Horto, em outubro de 2016, ganhando o prêmio de segunda melhor cena no Festival de Teatro do Rio e recebendo diversas indicações de premiação. Desde então, viajaram com a cena para festivais em diversas cidades do Brasil, ganhando o prêmio de segunda Melhor Cena no Festival de Teatro do Rio e diversas indicações a premiação. “Suave coisa nenhuma” surge como continuidade do processo iniciado no ano de 2016 e do desejo de aprofundar a pesquisa de linguagem hibrida entre a Dança e Teatro. A peça teve sua temporada de estreia em setembro de 2017, no SESC Palladium-BH, e devido à grande procura do público retornou em Dezembro deste mesmo ano para mais uma temporada no SESC. Participou, também em 2018, do Festival Verão Arte Contemporânea-VAC, no CCBB-BH, tendo todos os ingressos esgotados.

Resumo da pesquisa:

Dados do Ministério da Saúde colocam o Brasil no 5º lugar do ranking de países que mais cometem crimes dessa natureza. Mesmo com os avanços trazidos pela Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), segundo dados do IBGE mais recente, a cada ano, mais 45 mil mulheres sofrem agressão dentro de casa, fazendo-se urgente as discussões sobre esse tema tão delicado. Vale ressaltar que o projeto não tem a pretensão de sanar nenhum problema, tão pouco se vê como um tratamento terapêutico, mas se propõe a encorajar mulheres a expor suas realidades, a conscientizar jovens sobre esta questão, que também é de ordem política. ”Suave Coisa Nenhuma” se propõe a abordar essas diversas formas de ABUSO os quais sofrem milhares de mulheres, abusos esses aparentemente sutis, velados e distorcidos pela ideia do amor romântico, o qual suporta qualquer coisa. Além disso, pretende trabalhar com franqueza sobre o tema abordado, com responsabilidade e principalmente afeto com as questões levantadas por esse espetáculo. No que se refere à forma como se dá essa abordagem, no caso deste projeto, com a realização de um espetáculo, Suave Coisa Nenhuma mescla as relações pessoais às profissionais, numa atmosfera metalinguística, trazendo contrapontos e convergências entre o que é realidade e o que é ficção.

Assista: www.youtube.com/watch?v=06ztMEZ-KIQ&feature=youtu.be

 

Espetáculo teatral “SUAVE COISA NENHUMA” da Suave Companhia em curta temporada no Teatro Espanca!

LOCAL: Teatro Espanca! Rua Aarão Réis 542, Centro.

DATAS: 18, 19 e 20 de Outubro

HORÁRIO: 21 horas (Sexta e Sábado) e 19 horas (Domingo)

INGRESSOS: R$ 20,00

Classificação indicativa: 10 anos | Duração: 55 minutos

*Serão recolhidos na entrada do Teatro, livros que serão doados para o Centro de Referência da Juventude – CRJ.

*São poucos lugares, garanta já o seu. Ingressos https://www.sympla.com.br/suave-coisa-nenhuma-curta-temporada-teatro-espanca__658732

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here