Sindicato do Blues comemora dois anos com shows e exposição nesta sexta-feira

0
188

As bandas Regali Blues Band e The Lee Gang e a exposição “Crossroads”, do artista plástico Marcos Kaoy, compõem a programação de aniversário do projeto

Em dezembro, o Sindicato do Blues completa dois anos e o aniversário do projeto será celebrado em uma noite especial no Centro Cultural Casa do Jornalista. Na próxima sexta-feira (1º), a partir de 22h, a programação tem início com a The Lee Gang, banda mineira formada por Ana Cristina Miranda (vocal, kazoo, washboard, colher e drumbox), Lisandro Ruas (violão, banjo e vocal), Tercio Patrocinio (baixo, gaita e vocal) e Felipe Werneck (mandolin, ukulele, gaita, washboard, drumbox e vocal).

O grupo se reuniu em 2013, após os integrantes passarem três anos de pesquisas nos Estados Unidos, onde o grupo aprendeu as histórias e estilo de tocar violão dos artistas que fazem parte do repertório da banda, como Blind Blake, Robert Johnson, Prince Albert Hunt e Charlie Poole.

“Tocaremos blues da época do Robert Johnson e de outros que não são tão famosos quanto ele. Uso um violão de metal chamado Resonator, que dá um timbre bem do blues antigo. Fazemos um show acústico, mas bem pra cima, utilizando os instrumentos da época. O instrumento mais moderno que usamos é o baixo elétrico”, afirma Lisandro.

Quem fecha a noite é o trio Regali Blues Band, que volta ao palco do Sindicato do Blues fazendo releituras dos grandes clássicos. Na noite desta sexta-feira, o grande homenageado será o guitarrista Albert King. A banda também celebra a estreia do baixista Gabriel Muniz, que subirá ao palco com Rafael Regali (guitarra e voz) e Babys Regali (bateria).

“Vamos fazer muitos tributos aos clássicos, mas com uma roupagem nossa e de muita improvisação. Esperamos fazer essa jam de improvisação com uma roupagem abrasileirada, pra cima. É essa a energia da Regali Blues Band”, diz o guitarrista Rafael Regali. O show ainda contará com a participação especial de Luiza Alvarenga, professora de blues dance e integrante do coletivo Manigesto 1.

MOSTRA “CROSSROADS”

A edição de aniversário do Sindicato do Blues também recebe a coleção “Crosssroads”, do artista plástico e músico Marcos Kaoy. As obras que compõem a exposição foram inspiradas no livro “Blues: Da lama à fama”, de Roberto Muggiati. Em 2012, Kaoy apresentou a “Crossroads” no Sesc Rio, em Nova Friburgo, durante o Festival Internacional de Jazz e Blues.

Este ano, ele participou de vários eventos de blues em Belo Horizonte e chega ao Sindicato do Blues com quadros novos e uma releitura da mostra. “Todo o meu trabalho tem envolvimento com o blues, seja tocando, seja com meus quadros ou outros projetos. A proposta da mostra é a mesma de quando ela surgiu, mas agora com quadros novos. São quadros com cores fortes, uma temática escura, retratando um momento do blues e a vida de muitas pessoas”, comenta.

 

SERVIÇO
Especial 2 anos: Regali Blues Band e The Lee Gang + Exposição “Crossroads”
Quando: 1° de dezembro (sexta-feira), 22h
Onde: Casa do Jornalista – Avenida Álvares Cabral, 400 – Centro (em frente ao Conexão Aeroporto)
Entrada: R$12 (até 22h30) e R$ 15
Aceitamos dinheiro, cartões de débito e crédito Visa e Mastercard

Informações: 3212-6122 // 98852-2912 ou sindicatodoblues@gmail.com

Exposição Marcos Kaoy – Foto Márcia Gazolla

O SINDICATO DO BLUES

Idealizado e produzido pelo jornalista Bruno Mateus, o projeto pretende divulgar a efervescente produção blueseira de Belo Horizonte realizando shows mensais e encontros entre bandas na Casa do Jornalista. A estreia do Sindicato do Blues aconteceu em dezembro de 2015, com show da banda Audergang e convidados. Já passaram pelo palco do projeto nomes como Affonsinho e Radioblues, Shello & LoBo Blues Band, O Elemento Blues, The Deal Blues Band, Alexandre Araújo, Doctor Ray! Band, Bulldose, The Lee Gang, Guto Grandi&Sérgio Geleia, Gustavo Fofão&Patrick Blancos, Machaka Blues, Regali Blues Band, BlackTrack Blues, Auder Jr & Blues Friends, Black Blues, Nomad’s Blues e Pocket Band.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here