Como utilizar bem as redes sociais para expandir os seus negócios?

0
188

Se você tem o seu próprio negócio, deve ter também um bom planejamento no qual todas as suas metas são pensadas e focadas no seu cliente. Entender bem quem é o seu cliente é fundamental para quem decide investir nas redes sociais para atrair mais clientes e expandir seu mercado de atuação.

Ao desenvolver o que chamamos de buyer persona ou avatar, o empresário tem a chance de pesquisar e analisa as preferencias e hábitos dos seus potenciais futuros clientes. Entre os hábitos analisados deve estar principalmente a forma como eles interagem no mundo virtual. Um perfil mais conservador prioriza informações que podem ser uteis aos seus objetivos profissionais e pessoais.

Se seu produto ou serviço é dedicado ao perfil mais ousado, saiba que ele se liga em interação. Sendo assim músicas, vídeos e jogos são os elementos que mais os atraem. Sabendo dessas predileções é possível saber onde o seu público se encontra, e então construir sua estratégia de comunicação de forma adequada.

Cada perfil tem sua forma de se comunicar com o mundo, e as empresas que entendem essa linguagem tão própria de cada perfil, se destacam. E então é possível escolher as mídias digitais adequadas a cada público. Se engana quem pensa que esse perfil se baseia em idade, ele está mais associado ao comportamento e a forma com que o cliente assimila a informação.

Pensando nas redes sociais por exemplo, há aquelas focadas no relacionamento profissional. E nas quais apenas reportagens e artigos com conteúdo profissionais e empresariais são distribuídos. Outras redes sociais apostam em imagens e há ainda as focadas em vídeos. Algumas acabam topando qualquer tipo de conteúdo.

Muitas empresas apostam em duas ou três para identificar aquela que seu cliente mais utiliza. Não basta, porém, apenas postar, é preciso acompanhar de perto para saber se o conteúdo está convertendo adequadamente. Identificar quais mensagens caíram no gosto do cliente e geraram a participação dos mais engajados.

Seus clientes ou potenciais clientes não esperam ter acesso apenas a propagandas nas redes sociais. Eles buscam informações sobre o uso do produto e/ou serviço, como as pessoas estão utilizando o que compraram de você, quem são essas pessoas para que eles troquem opiniões e se apoiem mutuamente.

Não tem mágica, é preciso tempo e dedicação para que as redes sociais gerem negócios para sua empresa. E por favor, não confunda quantidade de fãs com engajamento, já vi muitos sites com fãs sem que haja interação. O sucesso de uma estratégia de marketing nas redes sociais está ligado à quantidade de clientes que projetaram seus produtos a outros potenciais clientes.

Diante disso tudo que coloquei acima, te convido a começar hoje mesmo a expandir seus negócios, usando as redes sociais. Gere relacionamentos, criando um perfil para sua empresa nas redes sociais, convide os funcionários e amigos, compartilhe conhecimento, ofereça ajuda através de conteúdos inspiradores e diferenciados, enfim comunique-se.

Os resultados virão com certeza se você estiver disposto a servir ao seu cliente e continuar oferecendo produto e/ou serviço de qualidade com preço competitivo. As técnicas e estratégias você aprenderá ao longo dos dias estudando e analisando os resultados. O importante é lembrar que apenas você entende como ninguém o seu CLIENTE e por isso é quem deve estar à frente desse trabalho. Mesmo que contrate algum especialista, acompanhe de perto todos os resultados.

RENATA LOPES (COACH EMPRESARIAL E ANALISTA COMPORTAMENTAL) Master Coach certificada pelo Instituto Brasileiro de Coaching – IBC e por renomadas instituições internacionais: EuropeanCoaching Association – ECA (Alemanha/Suiça); Behavioral Coacnhing Institute – BCI (EUA); International Association of Coaching – IAC; Global Coaching Community – GCC (Alemanha) e Metaforum Internacional. Membro da InternationalCoach Federation, Analista Comportamental pelo IBC e GCC, Graduada em Processamento de Dados e Pós-Graduada em Gestão Empresarial pela Faculdade Simonsen, Formada em Teologia pelo IBQ, Rio de Janeiro, Pós-graduada em Gestão de Pessoas com Coaching pelo IBC/FADEC.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here