Psicóloga lança livro sobre borboletas

0
623

Obra reúne fotografias de borboletas de Cachoeira do Brumado, distrito de Mariana próximo à área afetada pelo rompimento da Barragem do Fundão; livro traz ainda orientações sobre como atrair os belos insetos para jardins.

Uma coletânea de belas fotografias de borboletas, com informações acerca de 90 espécies e dicas sobre como cuidar de um jardim para que ele possa atrair os insetos que se tornaram símbolos de renovação e qualidade ambiental. Assim pode ser definido o livro “Borboletas do meu quintal”, da psicóloga Maria do Carmo Caixeta, que será lançado neste sábado (6/4/19), às 19 horas, na Livraria Leitura do Pátio Savassi, em Belo Horizonte.

Editada pela Frente e Verso, a obra é resultado de uma experiência pessoal da autora, em Cachoeira do Brumado, distrito de Mariana – área próxima à afetada pelo rompimento da Barragem do Fundão. Após se aposentar, Maria do Carmo se dedicou a uma paixão da infância – as borboletas – e conseguiu fazer um inventário informal das borboletas do vilarejo.

Embora não seja um livro técnico, ele contou com a supervisão de biólogos que são referência na área, Eurides Furtado e Olaf Mielke, que auxiliaram na identificação das espécies de borboletas. Os registros fotográficos foram feitos por Maria do Carmo entre 2008 e 2016.

“A expectativa é que o livro agrade não apenas os amantes de borboletas, como eu, mas também aqueles que apreciam fotografia ou desejam construir jardins ou simplesmente aprender um pouco sobre esses pequenos animais, seus hábitos, ciclo de vida e forma de reprodução”, afirma a autora.

Financiamento coletivo – Para viabilizar a impressão do livro, Maria do Carmo lançou uma campanha de financiamento coletivo na internet. Pelo sitewww.catarse.me/borboleta#about, dezenas de pessoas fizeram a pré-compra da obra. Além do livro, ainda estão disponíveis outras formas de apoio, como a aquisição de ecobags com estampas de borboletas fotografadas pela autora ou a contratação de palestras para crianças e até mesmo de uma consultoria para quem deseja atrair borboletas para o seu jardim.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here