Projeto Encontro Marcado com Fernando Sabino chega a São Gonçalo do Rio Abaixo

0
95

Para marcar o ano em que o escritor Fernando Sabino completaria 95 anos e perpetuar o legado da obra do autor, o projeto Encontro Marcado está percorrendo cidades do interior de Minas Gerais com uma série de atrações culturais. Depois de passar por Peçanha e Cantagalo, o projeto chega ao município de São Gonçalo do Rio Abaixo nesta segunda-feira (01).

A iniciativa promove exposições que dão visibilidade para as obras criadas por alunos de escolas públicas e privadas da região, desenvolvidas em oficinas e atividades inspiradas na obra do consagrado artista mineiro. Com programação até 11 de outubro, São Gonçalo será palco de diversas atrações culturais, como apresentações escolares, shows, bate-papos e sessões de cinema.

As apresentações serão realizadas no Centro Cultural de São Gonçalo do Rio Abaixo (Rua Henriqueta Rubim, 57, Centro). Depois, o Projeto Encontro Marcado passa ainda por Antônio Dias (20 de outubro a 5 de novembro), Bela Vista (8 a 22 de novembro) e Catas Altas (25 de novembro a 15 de dezembro).

Bernardo Sabino, diretor do projeto e filho de Fernando Sabino, revela que é gratificante compartilhar a obra do pai para despertar o interessa das crianças pela cultura. “O Encontro Marcado é uma importante oportunidade para os jovens desenvolverem a veia artística e um incentivo às práticas culturais. Isso faz parte do legado de meu pai e dá sentido a tudo o que ele deixou para nós”, reforça.

Os alunos das escolas que participam do projeto terão acesso a livros, contos, crônicas, artigos, filmes e documentários de autoria de Fernando Sabino para se inspirarem e conhecerem mais sobre a obra do escritor.

Sobre o projeto

O Projeto foi criado em 2005 com o objetivo de desenvolver eventos culturais em torno da memória do autor. Como desenvolvimento natural, a área de atuação do projeto foi ampliada, incorporando uma agenda de atividades pedagógicas e projetos de sustentabilidade em escolas da rede pública em São Paulo, Rio de Janeiro e principalmente em Minas Gerais. O projeto é patrocinado pela CENIBRA e realizado por meio de Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Durante cinco meses, as escolas desenvolvem pesquisas e trabalhos em workshops artísticos coordenados por professores. Logo depois desta fase, a mostra sobre a vida e a obra de Fernando Sabino é montada para expor os trabalhos e as atividades artísticas produzidas pelos alunos em sala de aula. Em 10 anos, o projeto já esteve presente em cerca de 60 municípios, envolvendo mais de 700 mil alunos.

 

Programação completa:

01/10

8h – abertura da exposição

 

02/10

8h – apresentação das Escolas Municipais de Pacas e São José

13h – bate-papo com Bernardo Sabino + exibição de filme

 

03/10

8h – bate-papo com Bernardo Sabino + exibição de filme

13h – bate-papo com a escritora Miriam Blonski

19h30 – bate-papo com Bernardo Sabino + exibição de filme

 

04/10

8h – Mundo Encantado de Sabino – Grupo Todo Cultura

13h – contação de história com a equipe da Casa do Aprender

20h – show: Vil Metal Acústico, com participação especial de Bernardo Sabino

 

05/10

13h – “O Menino Sabino”  – Cia Conta Cantos

13h – oficina de criação colaborativa (Local: Casa do Aprender)

20h – show: Rítmos Urbanos convida Gláucio Barbosa

 

06/10

9h – pintura artística colaborativa da Casa do Aprender (Local: Casa do Aprender)

 

08/10

13h – apresentação da Escola Municipal Vargem Alegre

 

09/10

8h – apresentação da Escola Municipal Manoel Gonçalves Moreira

 

10/10

13h – apresentação da Escola Municipal de Tempo Integral Maria de Lourdes

20h – show: Coral de Abeviti & Família Rodrigues

 

11/10

9h às 14h – exposição de trabalhos das escolas participantes do projeto

 

Projeto Encontro Marcado com Fernando Sabino

Data: 1 a 11 de outubro

Horário: Segunda a quarta feira, de 8 às 20 horas

Local: Centro Cultural de São Gonçalo do Rio Abaixo

Programação gratuita

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here