Ponte Nova recebe exposições do projeto Encontro Marcado com Fernando Sabino

0
37

A arte do escritor Fernando Sabino, que completaria 95 anos em 2018, continua viva por Minas Gerais, terra natal do artista. As exposições do projeto Encontro Marcado com Fernando Sabino chegam à Ponte Nova, na Zona da Mata, neste fim de semana, com uma programação cultural completa, com apresentação de dança, teatro, declamações de poemas e música. O evento será realizado na Escola Municipal Doutor José Mariano, de 8h30 às 16h30.

As exposições destacam trabalhos artísticos realizados por alunos de 23 escolas municipais e privadas da região em oficinas e atividades culturais, inspiradas e adaptadas da obra do renomado escritor mineiro. Durante cinco meses, as escolas desenvolvem pesquisas e trabalhos emworkshops artísticos coordenados por professores.

Logo depois desta fase, a mostra sobre a vida e a obra de Fernando Sabino é montada para expor os trabalhos e as atividades artísticas produzidas pelos alunos em sala de aula. Em 10 anos, o projeto já esteve presente em cerca de 60 municípios, envolvendo mais de 700 mil alunos.

A metodologia proporciona o envolvimento dos participantes, pedagogos, alunos e familiares, além de mobilizar a comunidade. Bernardo Sabino, filho de Fernando Sabino e coordenador do projeto, também destaca que o Encontro Marcado é um exemplo de como a Lei de Incentivo à Cultura pode ser bem utilizada.

“Disseminamos a mensagem de incentivo à leitura, promovemos a interação em grupo e identificamos vocações, reforçando a autoestima das crianças. Os alunos tem acesso a livros, crônicas, contos, filmes de ficção, curtas, longas-metragens e documentários dirigidos por Sabino e, assim, concretizamos um trabalho educativo que extrapola a sala de aula e leva cultura para todo o interior do estado”, destaca Bernardo Sabino.

A mostra Encontro Marcado com Fernando Sabino será realizada em Ponte Nova por meio da Lei Estadual de Incentivo, com patrocínio da Cemig. A mostra já passou pelas cidades de mineiras de Peçanha, Cantagalo, São Gonçalo do Rio Abaixo, Antônio Dias e também está sendo realizada em Bela Vista de Minas até 22 de novembro. Depois, é a vez de Catas Altas receber o projeto, entre 25 de novembro a 15 de dezembro, e outras quatro cidades, que serão definidas posteriormente.

Sobre o projeto

O Projeto foi criado em 2005 com o objetivo de desenvolver eventos culturais em torno da memória do autor. Como desenvolvimento natural, a área de atuação do projeto foi ampliada, incorporando uma agenda de atividades pedagógicas e projetos de sustentabilidade em escolas da rede pública em São Paulo, Rio de Janeiro e principalmente em Minas Gerais. O projeto é patrocinado pela CENIBRA e realizado por meio de Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Confira a programação completa

– A partir de 9h: Início das apresentações das escolas

Apresentação de dança Orquestra dos Bichos Escola Municipal Santo Antônio

Apresentação O Melhor Amigo Escola Municipal Dr. Luiz Augusto

Declamação – Escola Municipal Padre Rafael Faraci

Rap da crônica O homem nu – Alunos do 7º G

Dramatização com fantoches da crônica – O homem nu – alunos do 8ºG

Dramatização da crônica – O melhor amigo – alunos do 7º Ano A

Apresentação 4º ano José Mariano – música Era uma Vez

Apresentação da Charanga Pop

– 14h: Peça de Teatro com a Cia Canta Contos – espetáculo O Menino Sabino.

– 15h: Apresentação do Musical de Encerramento VilMetal Acústico, com João Vianna, Clayton Homem, Arildo Nani e participação de Bernardo Sabino

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here