Evento irá reunir grandes nomes para discutir: “A Política na Atualidade: um Olhar sobre o Cenário Brasileiro”

0
199

O evento (A Política na Atualidade: um olhar sobre o cenário brasileiro) pretende abarcar, com a fala de nossos convidados e com um espaço para o debate entre os presentes, o atual cenário político brasileiro em todas as suas faces. Trata-se de um momento que, mais do que outros, exige a atenção dos brasileiros no que diz respeito às quebras institucionais democráticas visualizadas no panorama governamental, os escândalos de corrupção que assolam os representantes políticos, o déficit de legitimidade resultante de uma soma de diversos fatores que, assim, terminam por minar a fé nas esferas do Estado, as perspectivas para o nosso futuro – sobretudo para os jovens.

Encontramo-nos, portanto, diante de um contexto que, em muito, desfaz nossas esperanças. A décima economia mais desigual no mundo; transformações legislativas que ceifam direitos outrora com tanta luta conquistados, como a PEC 241 e as mudanças na CLT; os cortes nas bolsas do PROUNI e FIES; o arrocho nos gastos com saúde e educação; as negativas totais de política de tributação progressiva; enfim, a dificuldade de, por meio do conhecimento, enfrentar as barreiras da concentração de renda e efetivar reais mudanças sociais.

Nesse sentido é que o presente seminário se curva. Enfrentar o temido. Subverter a lógica de uma sociedade que, muitas vezes, envolve a população na promessa de um futuro melhor que não bem. Mostrar as várias faces políticas que compõem o nosso tecido governamental e, mais uma vez, tentar entender como podemos adotar uma atitude combativa e organizada ante tais circunstâncias.

A educação, o conhecimento e, principalmente a sua transmissão de forma democrática sempre foi o núcleo duro do nosso projeto. Constitui a ferramenta que, em conjunto com muito trabalho e dedicação, nos move a cada dia.

Em um país no qual os professores não são valorizados como deveriam, encontramos refúgio no nosso pré-vestibular para mostrar aos nossos alunos que existem pessoas que neles acreditam, independentemente das dificuldades de cada um, do contexto socioeconômico no qual se encontram – concebemos o Ensino Superior como algo que é para todos, a despeito do que nos foi dito e mostrado até os dias de hoje. Por isso esse evento. Para angariar fundos e investir em materiais e suporte para os alunos e professores.

Por isso também o seminário – uma oportunidade de dividir informações, conhecimento produzido por representantes políticos, institucionais e professores detentores de uma produção acadêmica e trabalhos ímpares. Detentores também de uma experiência que por si só já nos faz querer debruçar toda atenção.

PALESTRANTES CONFIRMADOS (até o momento):

  • Prof. Dr. Onofre Batista – Advogado-Geral do Estado de Minas Gerais
  • Prof. Dr. Leonardo Avritzer – Cientista Político e Docente da UFMG
  • Gabriel Azevedo – Vereador do Município de Belo Horizonte
  • Prof. Patrus Ananias – Dep. Federal Eleito pelo Estado de Minas Gerais
  • Prof. Dr. Bruno Pinheiro Wanderley Reis – Cientista Político e Docente da UFMG
  • José Eduardo Cardozo – advogado da ex-presidente Dilma no Processo de Impeachment e ex-ministro de Estado da Justiça
  • Humberto Laudares – Co-fundador do Movimento de Renovação Política Agora!
  • Dr. Rubens Casara – juiz de direito do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro
  • Prof. Thomas Bustamante – Jurista e Docente da Faculdade de Direito da UFMG
  • Prof. Renato Janine Ribeiro – Ex-ministro da Educação do Governo Dilma e Docente da USP
  • Professora Patrícia Henriques – Advogada e Docente da Faculdade de Direito Milton Campos

SERVIÇO:

Local: Faculdade de Direito da UFMG

Horário: 8h às 21h Data: 03 de março de 2018

Organização: Projeto Sou Crânio

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here