PALESTRA NA ACADEMIA MINEIRA DE LETRAS, NO DIA 28/6,  ENFATIZA RELAÇÃO ESSENCIAL ENTRE DIREITO E LITERATURA

0
73

O PROFESSOR E MAGISTRADO FERNANDO ARMANDO RIBEIRO DEFENDE QUE A POESIA E A PROSA DIMINUEM A ABSTRAÇÃO E AJUDAM A SUPERAR CONTRADIÇÕES

A Academia Mineira de Letras realiza no dia 28 de junho, às 19h30, a palestra Direito e literatura: uma relação necessária, com o professor e magistrado Fernando Armando Ribeiro.

O evento faz parte do programa Universidade Livre – Plano Anual de Manutenção AML, realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais de 4,7 mil médicos cooperados e colaboradores. A AML integra o Circuito Liberdade.

A palestra busca demonstrar por que a literatura é indispensável ao direito. “Ela pode efetivamente contribuir para a superação de problemas e contradições legadas ao direito moderno, seja pelo positivismo jurídico ou pela predominância de uma racionalidade instrumental”, defende Fernando Armando Ribeiro.

Segundo o palestrante, a literatura pode diminuir o impacto do forte abstracionismo e conceitualismo que permeia o Direito. Fernando Armando Ribeiro procura também apresentar como, ao ampliar e enriquecer nossa linguagem, as letras contribuem para o fortalecimento das capacidades interpretativas, com considerável ganho para a aplicação do direito. “A literatura desenvolve a capacidade de identificação e compreensão mais densa e profunda da complexidade e da diversidade do humano e contribui para a materialização de nossas relações com o mundo, propiciando uma melhor aceitação do pluralismo”, aponta.

Sobre o palestrante:

Fernando Armando Ribeiro é doutor em Filosofia do Direito pela UFMG (2002), pós-doutor pela Universidade da Califórnia, em Berkeley (EUA), com bolsa de estudos da Fulbright (2009). É professor dos cursos de bacharelado, mestrado e doutorado da Faculdade Mineira de Direito da PUC-Minas. É juiz civil do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais, membro da Academia Mineira de Letras Jurídicas (cadeira nº 34), membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG). Foi professor da Faculdade de Direito da UFMG (2000-2002), da Universidade Federal de Ouro Preto (2006-2008) e da Faculdade Milton Campos (1999-2008). É autor de um livro de poesia e coautor de outros três livros do gênero. Também é coautor de 13 livros jurídicos, bem como de diversos artigos publicados em revistas especializadas. Tem atuado como palestrante em seminários e congressos regionais e nacionais.

SERVIÇO:

  • Palestra Direito e literatura: uma relação necessária, com Fernando Armando Ribeiro
  • Data: quinta-feira, 28 de junho
  • Horário: 19h30
  • Local: Academia Mineira de Letras (rua da Bahia, 1.466, Lourdes – BH/MG)
  • Entrada gratuita. academiamineiradeletras.org.br

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, há 15 anos, contribui com o desenvolvimento social em localidades de atuação da Unimed-BH. Para isso, desenvolve cinco grandes programas: Comunidade, Meio ambiente, Voluntariado, Adoção de espaços públicos e Cultura. Saiba mais emwww.institutounimedbh.com.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here